Artrose

Artrose

Artrose: conheça mais dessa doença degenerativa que ataca nossos pets. Saiba as formas de tratamento e a importância da fisioterapia veterinária na recuperação

Você pode conversar com um de nossos especialistas. Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e entre em contato agora mesmo

A artrose é uma doença degenerativa das articulações que se caracteriza por causar dor crônica nos pets. Ela atinge, em grande parte dos casos, cães idosos, mas ganha cada vez mais pacientes através da obesidade canina.

A artrose canina ocorre quando há um desgaste da cartilagem que cobre o interior das articulações e dos ossos, gerando perda de elasticidade que, por sua vez, causa dor e impede a mobilidade normal do animal.

Diagnóstico

O diagnóstico da artrose se dá através do histórico de saúde do animal (de dor ao movimentar-se), exame das articulações e radiografias. Porém, o diagnóstico nem sempre é assertivo, uma vez que é complicado medir a dor do pet, principalmente porque os pets tendem a deslocar o peso de uma articulação doente para uma saudável, evitando a pressão sobre a primeira.

A artrose canina deve ser tratada imediatamente e o diagnóstico precoce é determinante para manter a qualidade de vida do animal.

Sinais

Existem ainda alguns sinais que ajudam na identificação de um cão com artrose, como:

1 – Costumam ter dificuldade em se levantar ou sentar, fazendo isso sempre lentamente, posicionando-se de forma pouco usual;
2 – Movem-se de forma lenta, mostrando resistência para passear;
3 – Inapetência;
4 – Em alguns casos apresenta agressividade, nervosismo, estresse ou insônia, não admitindo ser tocado nas áreas afetadas pela doença.

Tratamento

O tratamento costuma ser difícil. O primeiro passo é adequar um regime alimentar equilibrado a fim de eliminar o excesso de peso do pet, quando há. Também é imprescindível o exercício cotidiano, que pode ser auxiliado pelas técnicas de fisioterapia veterinária, como a hidroterapia, que se utiliza de esteira aquática para retirar o impacto dos movimentos feitos em solo duro.

Tratamento medicamentoso

Os medicamentos base utilizados contra a artrose são a aspirina e outros derivados do ácido salicílico. Porém, estes medicamentos muitas vezes não são tolerados pelos carnívoros, que podem até ter vômitos e hemorragias do estômago.

Existem ainda outros produtos analgésicos e anti-inflamatórios que são os corticoides e os anti-inflamatórios não esteroides (AINS), que possuem também as mesmas consequências na mucosa gástrica e sobrecarregam a função renal (negropatia senil). Em todo caso, os corticoides tem a vantagem de se poder utilizar em injeções intra-articulares, mas a sua ação tem duração limitada, o que obriga a renovar sua administração repetidamente.

Medicamentos a base de enxofre também podem evitar um agravamento muito rápido da situação em casos extremos.

Tratamento cirúrgico

Em alguns casos a intervenção cirúrgica é possível para tirar os esteófitos da articulação, ou para introduzir uma substância visco-elástica que a lubrifique, ou ainda para fazer uma prótese total que irá substituir a área que já não funciona.

Tratamento fisioterápico

De maneira geral, o tratamento menos invasivo e com ótimos resultados no controle da dor, fortalecimento muscular, articular e de qualidade de vida e bem estar tem sido a fisioterapia veterinária.

O uso de agentes físicos (laser, eletro, magneto, fototerapia) em conjunto com a hidroterapia (uso de esteiras aquáticas), promovem os exercícios controlados de baixo impacto perfeitos para as articulações comprometidas, ajudando em todas as esferas de recuperação.

Clínica especializada

A Rede Fisio Care Pet é especializada em programas de reabilitação animal, investindo pesado em qualificação profissional e em equipamentos que ofereçam aos tutores e pets o ambiente perfeito para uma recuperação saudável, gradual e adequada para cada caso concreto.

Quer saber mais sobre os programas de reabilitação para cães com artrose? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta em poucos cliques.

Páginas Sugeridas