AVC em Cães – É parecido com AVC em Humanos?

AVC em Cães – É parecido com AVC em Humanos?

AVC em cães: conheça as diferentes vertentes, diagnóstico, manifestação e tratamento adequado através de diferentes técnicas de fisioterapia veterinária

Seu cão teve um AVC? Contate um de nossos especialistas encontrando a unidade Fisio Care mais próxima de você e veja como é possível traçar um programa de reabilitação adequado

Antigamente dita como rara em animais, o AVC em cães ou acidente vascular encefálico (AVE) ocorre devido ao escape de sangue ou rompimento de um vaso (AVE hemorrágico) ou pela obstrução desse vaso causando falta de oxigenação para o cérebro (AVE isquêmico). O AVC em cães isquêmico pode ocorrer de forma transitória (quando dura menos de 24 horas), muito relacionado à hipertensão arterial sistêmica.

O avanço da tecnologia e o uso avançado de exames de imagem, desde ressonâncias magnéticas até tomografias computadorizadas, deram a possibilidade de constatar que o AVC em cães tem uma prevalências não tão rara como se afirmava em outros momentos da medicina animal.

A importância do diagnóstico precoce!

A rapidez de diagnóstico, como sempre, é de suma importância para a programação assertiva de um tratamento e a constatação de outras patologias que podem estar se manifestando através desses acidentes vasculares. Em alguns casos, o AVE ocorre como uma primeira manifestação de doenças como o hiperadrenocorticismo ou até patologias renais crônicas.

Como é a manifestação do acidente vascular encefálico canino?

A manifestação depende da região acometida em questão, variando desde cegueira, crises epilépticas (convulsão) e tremores de cabeça, até tendência de queda, cabeça inclinada e movimentos involuntários e rítmicos dos olhos.

O começo é sempre de forma abrupta, sem muitas indicações prévias de que pode ocorrer. Por isso, o diagnóstico deve sempre incluir análises de alterações como hiperlipidemia (altos níveis de gordura no sangue), alterações de coagulação, hipertensão arterial sistêmica, viscosidade do sangue e alterações nas plaquetas. Além disso, as análises devem excluir possibilidades de tumores, infecções, doenças imunomediadas, intoxicações, doenças metabólicas, degenerativas e distúrbios nutricionais.

Qual é o tratamento adequado para a reabilitação de cães com AVE?

O tratamento inicial para AVE em cães começa com a identificação veloz da sua causa base e quais as medidas eficazes para impedir o acontecimento de novos acidentes. Apesar de não existir ainda um método certo para reparar os danos infligidos por AVEs caninos, ele não é tão debilitante aos caẽs quanto pode ser para os humanos.

A reabilitação adequada faz com que a maioria dos cães consiga recuperar-se em um período médio. Claro, o tempo e condições de recuperação está diretamente ligada à gravidade e dano resultante do problema.

O comportamento do cão, apesar de todas medidas adotadas corretamente, pode ser diferente do que o anterior ao acidente vascular. O importante, nesses casos, é que os tutores tenham paciência e, principalmente, consciência das limitações do pet que ainda pode ter uma vida saudável e qualificada.

A fisioterapia veterinária como meio eficaz de recuperação

A fisioterapia veterinária tem importância significativa como tratamento auxiliar em casos de AVC canino. As rápidas inserções de atividades fisioterápicas, desde hidroterapia com esteiras aquáticas até acupuntura veterinária e quiropraxia, ajudam de forma efetiva no retorno de mobilidade, fortalecimento muscular e bem estar dos pacientes em recuperação.

A Fisio Care Pet investe pesado na qualificação de profissionais e em equipamentos de ponta que fornecem o ambiente perfeito para uma reabilitação gradual e saudável. São mais de 15 unidades espalhadas pelo Brasil oferecendo programas personalizados de tratamento para diversos casos, acidentes e patologias.

Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e veja como é possível traçar um programa de reabilitação adequado para o seu amigo. O AVC em cães não é o fim de uma vida saudável e feliz!

Páginas Sugeridas