Cachorro com Dificuldade de Levantar – Possíveis Causas

Cachorro com Dificuldade de Levantar – Possíveis Causas

Cachorro com dificuldade de levantar: conheça algumas possíveis causas. Como a fisioterapia é importante na reabilitação dos pets com dificuldade locomotora

Você pode consultar um de nossos especialistas! Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e agende agora mesmo uma consulta

Neste artigo a Fisio Care Pet irá enumerar algumas causas recorrentes que podem deixar um cachorro com dificuldade de levantar, lembrando sempre que as causas podem ter origens diversas, desde doenças neurológicas, problemas ortopédicos até lesões, obesidade canina e problemas endócrinos.

Por isso, se você tem um cachorro com dificuldade de levantar é importante que ele seja acompanhado por profissionais adequados para análise completa e assertiva da complicação que aflige seu pet, podendo assim realizar os exames corretos para a indicação de um tratamento eficaz.

Causas comuns que podem deixar um cachorro com dificuldade de levantar

1 – Discopatia: altera o sistema nervoso e diminui os movimentos dos pets, causando dor e até incontinência urinária. Costuma, na maioria dos casos, ser causada por traumas e lesões na medula espinhal. Os sintomas típicos são o de caminhar cauteloso, pescoço rígido e orelhas para trás podendo até mesmo paralisar membros, dependendo de sua intensidade.

2 – Displasia Coxofemoral: é uma doença hereditária causada pela má formação da articulação coxofemoral, responsável por unir o fêmur à pelve. Costuma acometer cães de grande porte como Golden Retriever, Pastor Alemão, Labrador, Buldogue Inglês e outros (pode atingir gatos de raças pequenas também).

A displasia coxofemoral provoca dor na região do quadril, artrose, manqueira, atrofia muscular e, dependendo do grau de severidade, pode fazer com que o pet sinta muita dificuldade de se locomover.

3 – Artrose: é uma doença degenerativa das articulações. Atinge, na grande parte dos casos, cães idosos, mas também cresce o número de casos de pacientes pelo excesso de peso.

A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que cobre o interior das articulações e ossos gerando perda de elasticidade da articulação, causando dor e impedindo que a mobilidade do pet seja normal.

4 – Mielopatia Degenerativa: doença de cunho genético, apresenta sintomas de progressiva diminuição na capacidade de locomoção dos membros pélvicos, podendo levar até a paralisia.

A mielopatia degenerativa acomete, em grande parte dos casos, os membros torácicos podendo progredir para lesões no nervo frênico levando a perda da capacidade de contração dos músculos respiratórios e até a óbito.

A fisioterapia veterinária como ferramenta eficaz de recuperação de pets com dificuldade de locomoção

A fisioterapia veterinária vem alcançando cada vez mais resultados notórios na vida dos pets em reabilitação através de tratamentos não intrusivos, ganhando importância e destaque no combate de diferentes enfermidades.

Os diferentes métodos de tratamento, desde hidroterapia, ozonioterapia até acupuntura veterinária, combatem de forma efetiva enfermidades ortopédicas como artroses, displasia coxofemoral, luxação patelar, rupturas de ligamento e outros. Como também patologias neurológicas como fraturas, hérnias de disco, traumas e outros.

Além disso, os programas de emagrecimento saudável também, cada vez mais, são estruturados através das técnicas de fisioterapia veterinária que possibilitam a preservação das articulações e músculos dos pets, reabilitando sua saúde e fortalecendo sua estrutura muscular de forma gradual e planejada.

A recuperação rápida pré e pós-operatória através da fisioterapia animal, ajudam animais em sua reabilitação depois de traumas fortes, proporcionando mais conforto, conservação de musculatura, diminuição de dores, evitando novas intervenções cirúrgicas, aumentando a expectativa e qualidade de vida.

Conte sempre com profissionais capacitados na recuperação de seus pets

A Fisio Care Pet investe forte em capacitação profissional e equipamentos de ponta que possam oferecer as melhores chances para que seu pet se reabilite de forma gradual e saudável.

Na Fisio Care você encontrará profissionais prontos para estruturar um programa adequado de reabilitação para o seu pet, respeitando suas limitações e estruturando um tratamento que dê ao pet a possibilidade de resgatar sua qualidade de vida.

Você tem um cachorro com dificuldade de levantar? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo em poucos cliques.

Páginas Sugeridas