Dia do Médico Veterinário – Pilares de Ética!

Dia do Médico Veterinário – Pilares de Ética!

Dia 09 de Setembro, dia do Médico Veterinário: por que comemoramos esse dia? Conheça um pouco mais da importância dessa profissão na manutenção da saúde, ética e bem-estar de todos

Encontre os profissionais mais qualificados em uma das clínicas de reabilitação da Fisio Care Pet. Marque uma consulta na unidade Fisio Care mais próxima de você!

O dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de Setembro pois foi exatamente nessa data, no ano de 1933, que o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto Lei nº 23.133 que regularizava a profissão e o ensino da medicina veterinária no país, iniciando o grande avanço dos profissionais da área.

A medicina veterinária é milenar e pode ser compreendida como a arte de visualizar a vida pelos olhos da natureza animal, evoluindo uma visão preventiva, buscando diagnósticos cada vez mais precisos, soluções e tratamentos de doenças dos animais domésticos como também, por consequência, na preservação da saúde de nós humanos.

Uma profissão não tão nova assim!

A verdade é que os médicos veterinários, apesar da nomenclatura ser um pouco mais moderna, dedicaram-se a produzir alimentos de qualidade, tratar animais e prevenir doenças zoonóticas desde os tempos antigos.

Há registros que a prática veterinária foi se estabelecendo como uma técnica importante desde 2000 a.C, ainda na Babilônia e Egito, através de conceitos e práticas para preservação das espécies que auxiliavam a evolução humana.
Segundo outros registros históricos, mais precisamente no Código de Hammurabi (hoje se encontra no Museu do Louvre em Paris), remontam que já em 4000 a.C existiam normas sobre atribuições e remuneração dos chamados médicos de animais.

De qualquer forma, o marco do estabelecimento da Medicina Veterinária moderna e organizada como vemos atualmente, segundo critérios científicos, é atribuída ao hipólogo francês Claude Bougerlat com a criação da Escola de Medicina Veterinária de Lyon, em 1761, no reinado de Luís XV.

Há época, o imperador Pedro II visitou a escola em meados de 1875 e, com boa impressão, decidiu criar maneiras para o desenvolvimento de instituições semelhantes no Brasil. Porém, as duas primeiras escolas que ganharam destaque só apareceram no governo republicano com a escola de Veterinária do Exército, em 1914, e a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, em 1913, ambas no Rio de Janeiro.

A importância e crescimento do médico veterinário no mercado

Uma coisa é certa, cada vez mais o profissional de Medicina Veterinária está presente em diferentes tipos de mercado, desde bastidores de aeroportos, exército, supermercados, frigoríficos, cargos públicos de comando, administração de grandes empresas até em gôndolas de produtos de beleza e nutrição de pet shops e clínicas veterinárias.

Atuando com afinco nas clínicas e na cirurgia de animais acometidos por doenças e lesões, os Médicos Veterinários também são responsáveis diretos pelo desenvolvimento de produtos alimentícios, medicamentos, tecnologias de produção de ovos, carnes, leite e outros, e atores principais na defesa sanitária animal, fiscalização, prevenção e controle de doenças como gripe aviária, febre aftosa, leishmaniose, leptospirose, raiva e muitas outras.

É importante dizer nesse dia especial que os profissionais da medicina veterinária são pilares primordiais na construção de um país forte e saudável, do bem-estar animal e humano, atuando diretamente no bom senso da profissão, ética e respeito pelo próximo e pela natureza que nos circunda. Parabéns e feliz dia do médico veterinário a todos os profissionais apaixonados pela sua profissão!

Páginas Sugeridas

Deixe uma resposta