Discopatia em Cães – O Correto Tratamento

Discopatia em Cães – O Correto Tratamento

Discopatia em cães: conheça o problema, seus sintomas e formas de diagnóstico. Saiba como a fisioterapia é importante na recuperação saudável do seu amigo

Você pode conversar com um de nossos especialistas! Basta encontrar a unidade Fisio Care mais próxima de você e marcar uma consulta em poucos cliques

A discopatia em cães é uma doença do disco invertebral causada, principalmente, por traumas e lesões na medula espinhal que podem também alterar o sistema nervoso do pet, diminuindo sensibilidade de movimentos, causando incontinência urinária e dor.

Relativamente comum no mundo animal, a discopatia em cães costuma atingir com mais incidência raças como Basset e Daschund, sendo uma doença muito dolorosa para os pets, podendo chegar até a paralisia de membros. Por isso, é importante conhecermos seus sintomas, formas de diagnóstico e tratamento.

Sinais específicos de que o pet está sofrendo com discopatia

É importante ressaltar que os sinais de discopatia em cães podem aparecer em minutos ou de maneira gradual, levando dias ou até semanas para constatarmos o problema como um todo. É importante que cães com discopatia sejam encaminhados a um profissional veterinário assim que qualquer um dos sinais descritos abaixo sejam notados.

Os sinais mais específicos de que um cão está sofrendo com discopatia são notados em sua dor intensa e dificuldade de locomoção que pode chegar até paralisia completa dos membros, incontinência urinária e fecal, redução de postura e sensibilidade, relutância para andar e nítida rigidez do pescoço.

Como é feito o diagnóstico da doença?

O diagnóstico da discopatia é feito por uma combinação de exames de imagem e clínicos, desde radiografias da coluna, coleta de amostras do líquido da medula espinhal, até exames de contraste como a mielografia, mielotomografia ou ressonância magnética, para mais exatidão no diagnóstico.

No caso dos felinos, a discopatia são casos extremamente raros. Por isso, quando notar que existem sintomas claros em felinos é preciso que o diagnóstico seja profissional e completo, já que as principais lesões na medula de felinos estão relacionadas a infecções ou tumores e, quando mal diagnosticadas, podem prejudicar o tratamento precoce e o curso da doença.

Mas como ocorre a discopatia em cães?

A medula espinhal é uma estrutura extremamente delicada dos pets, sendo protegida por vértebras ósseas, sendo que em cada par de vértebras existem discos intervertebrais (proteção de contorno fibroso e interior gelatinoso) que evitam o constante atrito entre elas, promovendo a estabilidade e flexibilidade adequadas para que o pet movimente a espinha sem problemas.

O problema ocorre quando esses discos deixam de agir corretamente, surgindo a discopatia, também conhecida como hérnia de disco. Surgem, na grande maioria dos casos, em função do envelhecimento do pet, por traumas, degenerações genéticas ou lesões relacionadas a medula espinhal.

Tratamento eficiente para a reabilitação de pets com discopatia

Apesar de a cirurgia ser mais indicada em casos intensos e complicados que envolvam paralisia e compressão medular. Tratamentos clínicos e tradicionais como a fisioterapia veterinária realizados após o aparecimento dos sinais, livres de cirúrgia ou como tratamento pós-operatório, estão trazendo resultados expressivos na recuperação desses animais.

O uso de técnicas como a eletroterapia, laserterapia, ozonioterapia e acupuntura ajudam na analgesia e controle da inflamação através de massagens, técnicas de manipulação, eletroestimulação, uso de raio laser e muitos outros.

A hidroterapia também é fator preponderante para uma recuperação gradual e saudável, pois utiliza-se de esteiras aquáticas que retiram a pressão dos membros doloridos e do peso do animal por estar flutuante, diminuindo a força necessária para realizar os exercícios que trarão a reabilitação de sua massa muscular, flexibilidade e confiança.

Conte com a Fisio Care Pet para ajudar seu amigo nessa recuperação

A Rede Fisio Care Pet conta com mais de 15 unidades espalhadas pelo Brasil, investindo pesado em equipamentos de ponta e capacitação profissional, traçando para cada caso concreto um programa ideal de reabilitação gradual e saudável.

Quer saber mais sobre a discopatia em cães, diagnóstico e formas de tratamento? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo.

Páginas Sugeridas