Fraturas e Luxações Vertebrais

Fraturas e Luxações Vertebrais

Fraturas e luxações vertebrais: entenda a importância da recuperação pós-cirúrgica. Saiba como a fisioterapia é importante na reabilitação eficaz do seu amigo

Você pode marcar uma consulta com um de nossos especialistas agora mesmo. Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você

As fraturas e luxações vertebrais são, na maioria dos casos, causadas por destruições traumáticas ou patologias que afetam a estrutura óssea e os tecidos de suporte da coluna vertebral.

A grande maioria das fraturas e luxações vertebrais têm indicação cirúrgica imediata e fisioterapia, que deve começar 1 semana após a cirurgia.

Diagnóstico

O diagnóstico para fraturas e luxações vertebrais se baseia na anamnese, ou seja, uma análise completa do histórico médico do pet, que ajudará no diagnóstico mais assertivo e, consequentemente, no planejamento mais eficaz para sua recuperação.

Os sinais clínicos agudos, resultados de exames neurológicos e imagens da coluna vertebral e medula espinal também são importantes itens de avaliação dentro do diagnóstico.

Importância da recuperação pós-cirúrgica

As fraturas e luxações vertebrais em cães são vistas com certa frequência em clínicas, e os casos mais corriqueiros são os de atropelamentos com lesões na região lombar.

A cirurgia é indicada na maioria dos casos, mas são as ações pós-cirúrgicas que devem ser acompanhadas mais de perto pelos tutores.

A fisioterapia veterinária pós-cirúrgica irá iniciar o tratamento utilizando-se de alguns aparelhos (agentes físicos) para controle de dor e desinflamação local, ganho de massa e tônus muscular e, principalmente, a aceleração da regeneração e recuperação neurológica.

Após a estabilização completa da cirurgia e os primeiros passos de reabilitação, começam-se então os exercícios de movimentação, sendo o uso da esteira aquática (hidroterapia) fundamental para a completa recuperação do pet, principalmente pelo fato da técnica diminuir a carga de peso na coluna em até 70% devido ao fator flutuante do animal dentro d’água.

Mesmo cães que tiveram a completa ruptura da medula, seja por atropelamento ou patologia, as chances de voltar a andar, através do desenvolvimento do andar medular, são grandes quando acompanhadas de perto nessa fase pós-cirúrgica.

Conte com clínicas especializadas

A Rede Fisio Care Pet investe forte na capacitação de profissionais e em equipamentos de ponta que ofereçam aos pets e tutores o ambiente perfeito para uma recuperação saudável, gradual e adequada a cada caso concreto.

Você pode tirar mais dúvidas quanto às fraturas e luxações vertebrais com um de nossos especialistas. Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo.

Páginas Sugeridas