Neurologista Veterinário – Mantendo a Qualidade de Vida

Neurologista veterinário: conheça a área de atuação deste profissional, as doenças mais comuns e as formas de tratamento através da fisioterapia veterinária

Precisa de um neurologista veterinário agora mesmo? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e entre em contato

Neurologista veterinário é o profissional que estuda, analisa, diagnostica e planeja o tratamento das diferentes doenças que acometem o sistema nervoso dos pets. Dentre elas, temos desde alterações neuromusculares (nervo, músculo ou sinapse) e as doenças que acometem o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo, tronco encefálico e medula espinhal).

Ao realizar avaliações corretas e planejar os tratamentos mais adequados, o neurologista veterinário possui a capacitação técnica para aumentar as chances de recuperação de seus pacientes e garantir um programa de reabilitação que aumente a expectativa e qualidade de vida dos pets.

Nossos amigos costumam manter uma vida saudável e ativa, porém, mesmo detentores de habilidades aprimoradas, não estão livres da propensão a acidentes, lesões e problemas congênitos que possam impactar o funcionamento do sistema nervoso, desde hérnias de disco, epilepsia, até meningite e derrames.

Como identificar que meu pet está tendo manifestações de doenças neurológicas?

As doenças neurológicas podem se manifestar de diferentes maneiras. Dentre as mais comuns temos: andar sem rumo, compulsivo e em círculos, alterações de comportamento, desvio de cabeça, tendência a quedas ou rolamentos, crises epilépticas (convulsões), movimentos involuntários dos olhos (nistagmo), cegueira, tremores, atrofia de músculos da cabeça, desequilíbrios, fraqueza muscular e até mesmo paralisia (de um ou mais membros).

Na neurologia veterinária as manifestações clínicas remetem apenas ao local do sistema nervoso lesionado e, para cada manifestação, é possível encontrar diversas causas e possibilidades. Por isso, a consulta a um neurologista veterinário profissional é de extrema importância para o rápido diagnóstico e o direcionamento correto de tratamento.

Doenças comuns na neurologia veterinária

As doenças neurológicas mais comuns são:

1 – Tumores;
2 – Epilepsia / Convulsões;
3 – Hérnia de Disco;
4 – Encefalites;
5 – Derrames;
6 – Meningite;
7 – Síndrome de Wobbler;
8 – Disfunção Cognitiva / Alzheimer Canino;
9 – Meningoencefalite Necrotizante;
10 – Fraturas e Luxações Vertebrais;
11 – Cauda Equina;
12 – Cinomose;
13 – Discoespondilite.

A fisioterapia veterinária como programa de reabilitação

A unificação da fisioterapia e da neurologia veterinária vêm oferecendo cada vez mais possibilidades e vertentes de tratamento para as diversas patologias que afetam o sistema nervoso central dos animais.

Os diferentes métodos que incluem desde hidroterapia com esteira aquática, até acupuntura veterinária, quiropraxia e laserterapia, ajudam na recuperação de patologias, fortalecendo músculos, diminuindo dores e incômodos, recondicionando pacientes pós-cirurgia, melhorando sua autoestima e fornecendo o ambiente assertivo para um desenvolvimento gradual e saudável de suas funções naturais.

Conte sempre com profissionais capacitados para tratar de seu amigo

Na Rede Fisio Care Pet você encontrará um ambiente perfeito com profissionais em constante aprimoramento e equipamentos de ponta que oferecem o ambiente ideal para uma reabilitação séria, gradual e saudável.

São mais de 15 unidades espalhadas pelo Brasil, contando sempre com neurologistas profissionais preparados para análise, diagnóstico e tratamento para diversas doenças neurológicas.

Quer conversar com um neurologista veterinário agora mesmo? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta em poucos cliques. Venha ver como é possível garantir uma vida saudável para o seu pet com um programa de reabilitação profissional.

24 de abril de 2024