Ozonioterapia – Custo Baixo e Alto Resultado

Ozonioterapia: conheça o tratamento, sua aplicação, benefícios, contra indicações e profissionais qualificados para o procedimento correto no seu cão

Você pode comprovar os efeitos da ozonioterapia! Encontre a unidade Fisio Care mais próxima da sua região e venha nos conhecer

Ozonioterapia pode ser classificada como um tratamento terapêutico através da utilização do gás ozônio. Após sua aplicação, o gás reage com os tecidos corporais formando substâncias que estimulam todo o sistema antioxidante, promovendo grande liberação de oxigênio às células.

As principais formas de aplicação da ozonioterapia podem ser feitas através de aplicação local (realizada em pontos de acupuntura ou não), por via intramuscular, subcutânea ou intra-articular, insuflação retal e auto-hemoterapia maior ou menor (quando se ozoniza e reaplica o sangue do próprio paciente).

Existem ainda formas menos comuns, como a aplicação intra-discal, peridural, bolsa de ozônio, insuflação vesico-uretral e de fístulas, ozonizar óleos a água para uso tópico, limpeza de tecido e uso oral. Dependendo do caso a ser tratado costumam ser bem menos frequentes em comparação às formas de aplicação tradicionais.

Quais são os benefícios da ozonioterapia para os pacientes?

Os efeitos irão depender da concentração da mistura de ozônio/oxigênio utilizada no tratamento. Além de estimular os sistemas antioxidantes endógenos, o ozônio possui ainda vários outros efeitos interessantes.

Dentre os efeitos benéficos, podemos destacar que a ozonioterapia animal é um potente vasodilatador que melhora a curva de dissociação da hemoglobina com o oxigênio, melhorando consideravelmente a oxigenação tecidual, estimulando a liberação de mediadores da imunidade como as citocinas e interferons, como também produz efeitos diretos sobre diversos agentes infecciosos como fungos, bactérias e vírus.

Além disso, por aumentar a saturação do oxigênio circulante, a ozonioterapia veterinária também possui um importante efeito anti-inflamatório, muito eficaz como coadjuvante no tratamento de dores crônicas.

Quais são os casos indicados para o tratamento via ozonioterapia?

Podemos destacar patologias:

1 – Infecciosas: viral, bacteriana e fúngica;
2 – Ortopédicas: traumática, infecciosa e degenerativa, displasia;
3 – Vasculares: venosa, arteriosa, micro circulação e linfática;
4 – Imunológicas: neoplásica e autoimune;
5 – Neurológicas: infecciosa, vascular, hérnia de disco e degenerativa.

Dentre as patologias mais comuns tratáveis pela ozonioterapia podemos classificar: artrite, artrose, artrite séptica, dores osteomioarticulares, tendinites, osteomielite, discoespondilite, insuficiência venosa arterial, colites, úlceras e infecções cutâneas.

Contra indicações do uso da ozonioterapia como tratamento

As contra indicações são poucas, mas existem:

• Quando há deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD eritrocitária), também conhecida como Favismo;
  • Quando o paciente possui hipertireoidismo descompensado;
  • Quando o paciente possui hipoglicemia;
  • É proibida a inalação durante o tratamento.

Conte sempre com profissionais qualificados para aplicar o tratamento!

A técnica de ozonioterapia é um procedimento de baixo risco, aplicado como um método complementar, restaurativo ou aditivo. Isso é, sempre em associação aos tratamentos médicos habituais.

É uma terapia veterinária natural, com poucas contra indicações e efeitos secundários. É um procedimento extremamente promissor na reabilitação animal pelo seu baixo custo de investimento e manutenção, facilidade de aplicação e resultados clínicos.

Na Rede Fisio Care Pet você pode comprovar os efeitos da ozonioterapia e tirar mais dúvidas sobre as patologias tratáveis. Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo.

Páginas Sugeridas