Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Categorias:

Remédio para Cachorro Mancando – Qual O Melhor Tratamento?

Índice

Brincar, correr e saltar são atividades importantes para a saúde dos cães. Quando eles mancam, isso pode ser um claro indicador de que algo está errado e que devemos buscar por alguma solução. Neste artigo a rede Fisio Care Pet separou algumas das causas mais comuns, se existe remédio para cachorro mancando e qual o melhor tratamento para recuperar a saúde do seu amigo.

Por que o cachorro pode mancar?

As causas de um cachorro com claudicação canina, ou mancar, pode se originar por várias razões. A maioria dos casos envolve um estiramento ou torção depois de sessões de exercícios, por pequenos incômodos em decorrência de algum espinho na pata ou até por alguma pequena fratura.

É importante que os tutores fiquem alerta aos sinais, a duração e ao nível de dor do pet. De maneira geral, podemos dizer que o mancar faz parte central dos sintomas de afecções como:

1 – Machucados e feridas:

Cortes nas patas podem ser causados por algum objeto pontiagudo, ou até por derrapar na calçada. Unhas compridas também podem machucar os coxins ou, ainda, causar dor e má postura levando a claudicação. Parasitas como carrapatos também podem gerar infecções (cistos interdigitais) nas patas, levando a dor e incômodo ao andar.

2 – Traumas, luxações e fraturas:

Esses casos costumam fazer o pet apresentar dor aparente durante os movimentos. Dentre os exemplos mais clássicos estão: esforço excessivo, quedas, atropelamentos, ruptura de ligamento, fraturas ósseas e outros. Nesses casos é fundamental ir diretamente ao veterinário.

3 – Problemas degenerativos:

Os mais comuns, principalmente em cães idosos, é a possibilidade do aparecimento de patologias degenerativas como artrites/artroses. Trata-se de uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem que cobre o interior das articulações e dos ossos, gerando perda de elasticidade da articulação e impedindo a movimentação natural.

É um problema que costuma aparecer em conjunção com a dor, mas que pode, principalmente em casos progressivos e em estágio inicial, causar incômodos e dores suportáveis pelos pets.

O diagnóstico precoce é fundamental para o emprego do tratamento mais eficiente, sendo que diversas técnicas como hidroterapia, cinesioterapia e outros são ótimos exercícios para fortalecimento, aumento de flexibilidade e manutenção da qualidade de vida do animal.

4 – Doenças comuns:

  • Displasia coxofemoral: em estágio inicial também pode se apresentar sem aparente dor. Atinge, na maioria dos casos, cães de grande porte do Golden, Labrador, Rottweiler e Pastor Alemão;
  • Hérnia de disco: atinge principalmente cães de pequeno porte como Shih-tzu, Lhasa Apso e Dachshund, podendo ser exemplo de doença com claudicação, por compressão da raiz nervosa, e posterior dificuldade para se mover, acometendo um ou mais membros;
  • Luxação patelar: é uma das patologias que mais atingem o andar do cão, fazendo com que ele manque para permitir o alongamento do músculo e para a patela retornar ao seu local de origem. Pode ser dividida em níveis de severidade. Suas principais vítimas são cães de pequeno porte como Chihuahua, Lulu da Pomerânia e Yorkshire.

Outros problemas podem também afetar a mobilidade do pet e, por vezes, se apresentar sem aparente dor. Tumores ósseos, displasia de cotovelo, fratura de dígitos, síndrome da cauda equina e outros são condições que têm o andar manco entre seus sintomas aparentes. Por isso, nunca deixe de levar o seu cão ao veterinário.

Remédio para cachorro mancando

A inflamação é uma resposta do organismo de cachorros e outros animais para machucados ou infecções e para seu combate o uso de anti-inflamatórios para cães mancando pode ser necessário. Ele tem a ação de impedir ou reduzir os sintomas, que normalmente são incômodos e dolorosos.

Mas atenção, o anti-inflamatório para cachorro deve ser prescrito por médicos veterinários após uma avaliação prévia. Evite administrar estes medicamentos por conta própria.

Os anti-inflamatórios caninos são tipos de medicamentos utilizados para aliviar a inflamação e dor, sendo também bastante úteis em alguns casos para diminuição da febre. Podem ser divididos em dois tipos, os esteróides e os não esteróides:

1 – Os esteróides são os anti-inflamatórios feitos à base de cortisona que podem refletir negativamente na saúde dos pets, uma vez que suprimem a resposta do sistema imunitário do cão. Possuem um mecanismo de ação mais agressivo pois, como dito, atuam diretamente sobre os sistemas de defesa.

2 – Os não esteróides são menos prejudiciais e agem cortando o percurso químico do processo inflamatório, diminuindo a inflamação e dor. Possuem menos efeitos secundários.

Quando são indicados e quais os efeitos dos anti-inflamatórios para cachorros?

Os anti-inflamatórios são recomendados em muitos casos de inflamação, dor, febre, cirurgias e doenças como a artrose canina.

É importante compreendermos que os efeitos secundários dos anti-inflamatórios podem envolver diferentes situações, dependendo da sua origem. As prostaglandinas, por exemplo, substâncias essenciais para que o cachorro tenha a mucosa do estômago protegida, costumam não sintetizar de forma suficiente quando os pets tomam o medicamento de estômago vazio, fazendo com que a mucosa gástrica fique irritada e desprotegida, podendo desenvolver problemas como úlceras.

Nos casos de anti-inflamatórios à base de cortisona, é muito difícil prever os efeitos que o uso da medicação pode trazer. Porém, na maioria dos casos com efeitos, os sintomas mais comuns passam pelo aparecimento de edemas, retenção de fluidos, aumento de peso, diminuição da imunidades e o aparecimento de doenças provocadas pela falta dela.

Qual o melhor tratamento para cachorro mancando?

A maioria dos casos em que há sintomas de dor e inflamação nos pets, representados pelo andar manco, passam por patologias ou lesões ortopédicas, neurológicas ou de excesso de peso que podem caminhar para quadros piores se não tratados de maneira eficiente.

Para tais problemas, que passam por afecções como a artrose, displasia coxofemoral, hérnia de disco, traumas, fraturas, luxações e lesões em geral, as técnicas de reabilitação animal são tão fundamentais quanto o uso dos medicamentos, não só pela sua capacidade de recuperação mais rápida como também pela diminuição da necessidade de novas intervenções cirúrgicas ou na aplicação de mais medicamentos.

Os principais métodos de reabilitação passam pela:

1 – Fisioterapia veterinária: sua eficácia se estende no tratamento de diversas inflamações decorrentes de lesões e patologias diversas nos músculos, tendões, articulações e outros.

Mas por que a fisioterapia? Porque além de tratar as causas, a fisioterapia também oferece técnicas excelentes para aliviar os sintomas da inflamação e do ciclos de dor, bem como na redução de sua concentração e intensidade, ajudando na recuperação mais ágil e gradual.

Claro, não é por isso que podemos afirmar que ela substitui o tratamento com anti-inflamatório, mas os medicamentos agem de uma maneira diferente, estimulando a atuando de um modo que a fisioterapia não consegue. Porém, são tratamentos que, quando unificados, costumam ser extremamente eficazes.

A verdade é que a união da ação dos medicamentos e o programa de reabilitação via fisioterapia veterinária costumam oferecer resultados duradouros, reduzindo as chances do reaparecimento da doença ou lesão.

2 – Uso de agentes físicos: seja nas técnicas de laserterapia, acupuntura, eletroterapia, magnetoterapia, laserterapia e, atualmente, a ozonioterapia veterinária.

São programas que visam a restauração da saúde do pet através de técnicas como a inserção de agulhas, massagens, manipulação, eletroestimulação, aplicação de calor, ultra-som, injeção de substâncias e uso de raio laser. A liberação de endorfina e cortisol garante o relaxamento muscular, melhorando o funcionamento muscular e orgânico do pet como um todo.

3 – Hidroterapia veterinária: utilização de esteiras aquáticas como terapia. Trata-se de um método reconhecido mundialmente na reabilitação muscular, osteoarticular, neurológica e cardiorrespiratória.

As propriedades físicas da água como a flutuabilidade e pressão hidrostática são perfeitos para o fortalecimento dos músculos, aumento gradual na amplitude de movimentos, alívio de espasmos musculares, melhora ativa da circulação sanguínea, na condição física e também psicológica (coração, pulmões e confiança para realizar movimentos complexos), além de ser campeã na diminuição de tempo de recuperação nos programas de reabilitação animal.

Conte com a Rede Fisio Care Pet para avaliar seu amigo e traçar um programa de reabilitação completo para sua recuperação!

A Rede Fisio Care Pet atua com vasta experiência na reabilitação de diversas patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e nos programas de emagrecimento canino.

São diversas unidades com investimento na capacitação de seus profissionais e na aquisição de equipamentos que ofereçam aos pets um ambiente perfeito para uma recuperação saudável e gradual.

Quer saber mais sobre o melhor tratamento e remédio para cachorro mancando? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo.

 

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
28 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato