Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Categorias:

Como fica o cachorro após a castração: Entenda mais sobre isso!

Se você possui um cão macho ou planeja ter um em breve, provavelmente já pensou se deveria castrá-lo. Afinal, e se você decidir que quer criá-lo algum dia? Mas, por mais fofo que seu cão seja, a menos que você tenha feito uma extensa pesquisa sobre práticas de reprodução responsáveis.

Índice

Se você possui um cão macho ou planeja ter um em breve, provavelmente já pensou se deveria castrá-lo. Afinal, e se você decidir que quer criá-lo algum dia? Mas, por mais fofo que seu cão seja, a menos que você tenha feito uma extensa pesquisa sobre práticas de reprodução responsáveis.

Existem várias boas razões para isso: saúde, comportamento e a população de cães.

Esse texto tem o objetivo de esclarecer algumas informações sobre o que é a castração em cães,assim como o pet fica após, confira agora: 

O que é castrar um cachorro?

A castração, também conhecida como castração, é um procedimento cirúrgico realizado por um veterinário para remover os testículos. A castração é quase sempre um procedimento menos invasivo do que a esterilização (o equivalente de “fixação” para cadelas). Ao contrário das estruturas ovarianas e uterinas, que estão localizadas no abdômen, os testículos em cães machos estão localizados fora. 

Depois de colocar seu cão sob anestesia geral, os veterinários fazem uma única incisão na pele do escroto para remover os testículos. No entanto, às vezes um ou ambos os testículos não descem e permanecem localizados no abdômen. Nesses casos, será necessária uma cirurgia exploratória abdominal, pois os testículos que permanecem no abdômen podem se tornar cancerosos.

Quais são os efeitos colaterais da castração do seu cão?

Para muitos proprietários, os efeitos colaterais comportamentais da castração são motivo suficiente para realizar o procedimento. 

Cães machos não castrados tendem a vagar em busca de fêmeas, aumentando o risco de lesões e brigas. Eles também são tipicamente mais agressivos do que os machos castrados e podem não se dar bem com outros cães machos, e é por isso que muitas instalações de creches para cães não aceitam cães adultos intactos.

Machos intactos marcam seu território mais do que machos castrados – tanto dentro de casa quanto fora. 

Embora não haja garantia de que a castração transformará seu filhote em um “cavalheiro perfeito”, se realizada no momento apropriado, a castração pode reduzir o risco de problemas comportamentais. 

Como saber se um cachorro está castrado?

Na maioria dos casos, é fácil saber se um cão já foi castrado: basta verificar os testículos, que são fáceis de detectar. Cães com testículos retidos ou com apenas um testículo podem representar um desafio.

Kit de recuperação para cães castrados

Prepare-se com antecedência para a castração do seu cão, criando um kit de recuperação doméstica para castração.

Você vai precisar do seguinte:

  • Coleira
  • Colar elizabetano (se não for fornecido pelo veterinário)
  • Roupa pós cirúrgica
  • Brinquedos e petiscos 

Forneça roupas de cama limpas e secas, água fresca e alguns brinquedos seguros para mastigar que você pode deixar sozinho com ele para mantê-lo entretido. Ao levá-lo para fora de casa, certifique-se de mantê-lo na coleira para conter qualquer corrida, brincadeira ou salto que possa danificar o local da cirurgia. Isso é especialmente importante se a cirurgia abdominal for necessária.

Mas Afinal, O que esperar depois de castrar seu cão

Após a castração, assumindo que tudo correu conforme o planejado, seu cão será liberado aos seus cuidados. A maioria das suturas usadas são absorvíveis, o que significa que você não precisará retornar ao hospital para remover os pontos.

A maioria dos cães se recupera de forma relativamente rápida da castração. Um pouco de tontura não é incomum; ansiedade e agitação pós-anestésica são normais. 

Os cães jovens podem querer voltar a brincar no mesmo dia. No entanto, os cães devem ser mantidos calmos por 10 a 14 dias após a cirurgia, ou por quanto tempo seu veterinário recomendar. 

Isso significa restringir as brincadeiras e exercícios a caminhadas curtas com trela para fins de eliminação e manter seu filhote dentro de casa em um ambiente limpo e seco.

Se possível, considere deixar seu cão na caixa quando você não estiver por perto para mantê-lo calmo. Finalmente, mantenha uma coleira elizabetana (colar eletrônico) em seu cão para evitar que ele não machuque a ferida, o que pode causar danos ao local da incisão e abrir a área para infecção.

A maioria dos cães não defecarão por 1 a 3 dias após a cirurgia. Isso é totalmente normal e não é motivo para alarme.

Você pode notar uma pequena quantidade de líquido sangrento se acumulando no saco escrotal restante. Embora isso geralmente desapareça por conta própria dentro de duas semanas, em casos raros em que grandes quantidades de fluidos se acumulam, uma segunda cirurgia pode ser necessária. Se você está preocupado com isso, ligue para o seu veterinário de confiança.

Diarréia e vômitos , embora incomuns, podem ser outros comportamentos pós-operatórios que justificariam uma chamada ao veterinário.

Equívocos sobre o procedimento de castração

Existem muitos equívocos sobre castrar seu cão e os efeitos que isso terá. Os dois equívocos mais comuns são os cães ganharão muito peso e a personalidade do seu cão mudará. Nenhum destes é verdade.

Muitos donos notarão que seu cão requer menos calorias após ser castrado. No entanto, isso não é necessariamente devido à castração, mas sim porque a cirurgia de castração é normalmente realizada na época em que o metabolismo dos cães diminui naturalmente do filhote para o adulto. Portanto, é importante observar o peso do seu cão, ajustar o tamanho das porções, se necessário, e garantir que ele continue a fazer a quantidade certa de exercício para seu tamanho e estágio de vida .

Além disso, castrar seu cão terá impactos mínimos em seu comportamento e personalidade. Isso não os tornará menos animados ou brincalhões. O único efeito potencial em seu comportamento é de fato positivo – a castração pode ajudar a interromper comportamentos indesejados, como agressão e marcação de urina em casa.

Resumo da castração do seu cão

A castração é uma parte importante da posse responsável do cão. Se você tiver alguma preocupação adicional, converse com seu veterinário para obter mais informações especificamente relacionadas ao seu cão.

Em caso de suspeita de alterações em seu pet consulte sempre o seu médico veterinário de confiança. 

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
26 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato