Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Coleira para cachorro que puxa
Categorias:

Coleira para cachorro que puxa

Índice

Puxar a coleira é um problema comum em cães, mas é uma solução relativamente fácil quando você entende por que seu cão está fazendo isso. 

As causas mais comuns do comportamento de puxar a guia são:

Usar a coleira errada. Infelizmente, o tipo errado de coleira pode incentivar comportamentos desobedientes, como puxar, girar ou mastigar. As coleiras retráteis são especialmente culpadas por isso – uma vez que dependem de ter uma tensão constante de baixo nível, seu cão aprende a esperar sentir tensão na guia, tornando-o menos propenso a seguir a pressão da guia e tornando o treinamento ainda mais difícil. A maioria das coleiras padrão funcionará bem para puxadores, mas as melhores coleiras também manterão seus braços confortáveis.

Não aprender a usar a coleira. Ensinar seu cão a andar com coleira solta é uma das primeiras habilidades que você deve dominar com seu cão. Com um pouco de paciência, seu filhote deve estar andando como um campeão em pouco tempo.

Agressão da coleira. Sem coleira, eles podem ser cães normais despreocupados, mas na coleira, exibem comportamentos agressivos em relação a outros cães ou pessoas, como latir e atacar.

Frustração. Os humanos andam muito mais devagar que os cães, com os cães se movendo naturalmente em uma marcha mais rápida. Seu cão não está tentando mandar em você – os cães simplesmente andam mais rápido!

Ambiente chato. Andar em um ritmo sem cheirar nada ou interagir com o ambiente é chato. Em um ambiente chato, seu cão pode puxar mais para achar as poucas coisas que cheiram interessantes. Considere mudar para áreas com mais grama e menos asfalto e dê ao seu cão a chance de parar e cheirar as coisas, além disso, cheirar é um ótimo exercício mental para o seu filhote!

Excitação. Assim como um ambiente chato pode resultar em puxões, um ambiente super emocionante também pode ser um desafio para o seu cão! Se o seu cão se excita facilmente, um ambiente estimulante pode tornar mais difícil para o seu cão prestar atenção em você e ficar por perto.

O que torna uma coleira boa para puxar cães?

Superar o puxão da coleira leva tempo, paciência e a coleira certa. Com tantas opções chamadas “anti-puxão” no mercado, é importante garantir que sua escolha final seja realmente a melhor para você e para as necessidades de passeio do seu cão.

A melhor coleira para cães que puxam, tem que ter os seguintes atributos:

Força: Você precisa de uma coleira para cães resistente feita de um material durável, como nylon tecido grosso.

Design Confortável: Deve ter uma alça, que ceda um pouco para que você e seu cão possam desfrutar de um passo natural. 

Durável: Clipe resistente para mantê-los contidos. O metal à prova de intempéries é o melhor, pois o plástico é propenso a quebrar ou rachar com o tempo, especialmente com cães que puxam.

E embora esses aspectos não sejam obrigatórios, alguns proprietários também preferem:

Amortecedores: Geralmente feitos de um material elástico, esses recursos proporcionam uma caminhada mais confortável para você e seu cão. Dito isto, eles podem ser muito rígidos para raças pequenas e toys.

Pontos de conexão duplos: Se conectam em dois pontos diferentes, como o peito e as costas do seu cão. Isso geralmente é um recurso incluído para fornecer maior controle.

Comprimento extra: Coleiras extra longas podem ajudar a dar mais liberdade ao seu cão (enquanto ainda o mantém seguro), o que, por sua vez, pode ajudar a eliminar sua tendência de puxar a guia.

Pense nos passeios diários com seu cão e em quais recursos podem tornar a jornada mais agradável. Eles podem não ser obrigatórios para todos, mas se melhorarem a qualidade de suas caminhadas, vale a pena dar uma olhada.

Opte por coleiras de clipe frontal. Este estilo incentiva seu cão a andar ao seu lado, eliminando o incômodo de puxar. 

Uma coleira para evitar com cães que puxam: 

Uma coleira que não funcionará para cães que puxam, é a coleira retrátil.

Sabemos que deixar seu cão passear à vontade é conveniente, mas geralmente não recomendamos trelas retráteis para nenhum pai de filhote (embora haja algumas exceções), especialmente para os puxadores de coleiras.

Como mencionamos anteriormente, a pressão constante de baixo nível aplicada com a coleira retrátil significa que ela incentiva ativamente seu cão a ignorar a pressão da coleira, também são propensas a quebrar. 

Dicas adicionais

Às vezes, seu filhote precisa de um adestrador para aprender a acompanhar, especialmente após uma mudança. 

Forneça mais exercícios. Cães que são pouco exercitados podem ficar frustrados. Faça um leve exercício antes das caminhadas.

Oferecer mais enriquecimento ambiental. Seu cão pode estar puxando a coleira por tédio ou instinto. Permitir que seu cão cheire itens seguros para cães ao longo do caminho podem tornar seu passeio mais divertido e evitar comportamentos impertinentes, como puxar a coleira.

Opte por coleiras de clipe frontal. Este estilo incentiva seu cão a andar ao seu lado, eliminando o puxando ao seu lado.

Evite os gatilhos do seu cão. Se você sabe que seu filhote é reativo, é melhor evitar lugares que possam causar transtornos até que ele seja submetido ao adestramento. Isso não é apenas mais seguro para todos os envolvidos, mas é muito menos estressante para o seu cão.

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
Cuidar dos pontos após a cirurgia…
20 de novembro de 2024
O nistagmo em cães é um…
19 de novembro de 2024
A Fisio Care Pet é uma…
18 de novembro de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato