Pesquisar
Close this search box.

Embolia Fibrocartilaginosa

A 1ª rede de centros de reabilitação animal do Brasil

Embolia fibrocartilaginosa: conheça a doença, sua incidência, sintomas, formas de diagnóstico e o tratamento mais eficaz para a reabilitação plena e saudável

Você pode conversar com um de nossos especialistas. Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo

A embolia fibrocartilaginosa é uma doença rara que afeta a região da medula espinhal que não recebe suprimento sanguíneo adequado pela presença de um trombo dos vasos sanguíneos.

Incidência

A embolia fibrocartilaginosa acomete, normalmente, cães jovens entre 3 e 6 anos de idades, de raças médias a grandes. O Schnauzer Miniatura e os Pastores de Shetland são as raças que mais apresentam casos da doença.
O motivo dessa predisposição não é conhecida, mas existem pistas de que pode estar relacionada ao distúrbio do metabolismo de triglicérides.

Sintomas

Os sinais clínicos dependem do local em que o êmbolo se encontra na medula, geralmente aparecem de forma aguda e não progressiva, com perda de movimento de um ou dois membros do mesmo antímero (mesmo lado do corpo), caracterizando uma hemiparesia (paralisia dos membros anteriores e posteriores do mesmo lado), não necessariamente acompanhada de dor, podendo ocorrer no início, mas sumindo após algumas horas. Alguns animais podem apresentar sequela de marcha (andar mais rígido).

Diagnóstico

Um histórico clínico completo do pet pode eliminar a possibilidade de algumas causas de paralisias súbitas. Além disso, o veterinário também irá descartar outras causas antes de estabelecer um diagnóstico. Tumores espinhais, doença do disco intervertebral e fraturas estão nessa lista.
Os exames de sangue, urina, raio-x de coluna, tomografia computadorizada e análise do líquido espinhal são também exames importantes para afastar outras possibilidades de paralisia. A ausência de dor pode ser um indicativo substancial da existência de uma embolia na medula espinhal.
Em geral, a ressonância magnética é a melhor ferramenta de diagnóstico da embolia fibrocartilaginosa, sempre com avaliação da coluna espinhal e adjacências.

Tratamento

Não há ainda tratamento cirúrgico ou medicamentoso comprovadamente eficaz para a solução do problema. Na maioria dos casos, um programa de reabilitação através de diferentes técnicas de fisioterapia veterinária é o mais indicado, ajudando diretamente na preservação da musculatura e aceleração de recuperação.
A hidroterapia veterinária, por exemplo, auxilia no processo de preservação e fortalecimento da massa muscular com melhora de condição motora e recuperação gradual e saudável em mais de 90% dos pacientes, já que se utiliza de esteira aquática para evitar os reflexos dos movimentos em solo duro.

Conte com profissionais capacitados para programa a reabilitação do seu amigo com embolia fibrocartilaginosa

A Rede Fisio Care Pet investe forte em capacitação profissional e equipamentos de ponta que oferecem um ambiente perfeito para a reabilitação adequada de pets, sempre respeitando cada caso concreto, traçando o programa ideal para cada paciente, buscando uma recuperação gradual e saudável.
Quer saber mais sobre a embolia fibrocartilaginosa? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta com um de nossos especialistas agora mesmo.

[contact-form-7 id=”8810″]

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato