Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Tudo Sobre: Espondilose Vertebral em Animais
Categorias: ,

Tudo Sobre: Espondilose Vertebral em Animais

A espondilose (ou bico de papagaio) merece atenção, pois pode afetar e muito a qualidade de vida dos pets. Neste texto você aprenderá características da espondilose, como os sintomas e os tratamentos mais adequados.

Índice

A espondilose vertebral em animais 

Mais conhecida como bico de papagaio, a espondilose é uma condição degenerativa associada à idade que afeta a coluna vertebral. Assim, ela normalmente se desenvolve quando o animal já está idoso, e piora ao longo de sua evolução. 

A doença acontece por conta de problemas na coluna vertebral, que leva ao deslocamento de uma das vértebras. De modo geral, acontece junto de outro problema, como o desgaste pelo envelhecimento.

A espondilose ocorre geralmente a partir dos 10 anos de idade, em gatos e em cachorros. Alguns estudiosos acreditam que a doença seja genética, mas essa teoria não foi confirmada.

Todos os cães podem ser acometidos, mas acontece mais frequentemente em raças que têm a coluna maior do que as pernas, como os dachshunds.

Sintomas da espondilose vertebral

Na maioria dos casos, o animal é assintomático, ou seja, não apresenta sintomas. A espondilose é associada a outras doenças, por isso o sintoma que o pet apresenta normalmente é o dessa outra doença.

Porém, algumas vezes você pode perceber no seu pet sintomas como:

  • Movimentos rígidos;
  • Dor na coluna;
  • Alteração de comportamento (mais comum em gatos);
  • Dificuldade de locomoção.

Os sintomas são muito gerais, portanto o diagnóstico é feito através de exames de imagem, como a radiografia digital e a tomografia computadorizada.

Tratamento da espondilose vertebral

O tratamento varia de acordo com os sintomas do animal e qual a condição de saúde dele. Alguns animais respondem bem a anti-inflamatórios ou analgésicos. 

Como o bico de papagaio normalmente aparece por conta de outra doença, busque tratamento para ela. Para a consequência específica da espondilose, a Fisioterapia Veterinária pode ser extremamente benéfica.   

Os exercícios de fisioterapia trazem fortalecimento muscular, além de tratar a dor e a dificuldade de locomoção. Desse modo, melhoram a qualidade de vida do animal, aliviando os sintomas.

A acupuntura veterinária é um dos métodos mais eficazes, podendo atuar tanto no controle da dor, quanto na reabilitação das funções perdidas após a evolução da doença.

Fisioterapia na Fisio Care Pet

Desde nossa fundação em 2010, já realizamos mais de 40.000 atendimentos em todas as nossas unidades, que estão espalhadas pela América Latina. Tratamos seu animal de maneira personalizada, com muito conhecimento e carinho

Todas as nossas clínicas têm esteiras aquáticas e profissionais extremamente capacitados que farão o melhor para que seu pet tenha uma boa qualidade de vida. 

Não espere, agende hoje um atendimento na Fisio Care Pet!

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
Os gatos têm uma personalidade única,…
28 de setembro de 2024
Os cães da raça Maltês podem…
27 de setembro de 2024
O câncer de mama também pode…
26 de setembro de 2024
A alimentação desempenha um papel fundamental…
26 de setembro de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato