Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Periodontite em Animais
Categorias:

Periodontite em Animais

A doença periodontal, ou periodontite, é a doença bucal mais comum em cães e gatos. Essa inflamação pode ser dolorosa, por isso confira neste texto algumas informações sobre a doença e como tratá-la.

Índice

A periodontite

Se o seu animal não tem uma boa higiene bucal, podem surgir alguns problemas. Entre elas, a periodontite, ou doença periodontal, que é uma inflamação do tecido de sustentação da boca, como a gengiva

É causada por um acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes. Desse modo, você consegue observar no seu animal, olhando os dentes dele e percebendo se há uma camada amarelada por cima dos dentes dele.

Geralmente, é comum em animais a partir de cinco anos. Além disso, quanto mais velho o animal for, maior é a possibilidade dele desenvolver a doença, e mais grave será.

Apesar de poder acontecer em qualquer raça, estudos apontam ser mais comum em cães braquicefálicos, ou seja, de “focinho curto”. Entre eles, estão o bulldog francês e o pug.

Sintomas da doença

A doença causa inflamação e infecção que pode causando dor. Assim, pode acontecer eventual perda do dente e até fraturas de mandíbula ou maxila. 

  • Mau hálito;
  • Dor;
  • Gengivite: acúmulo de placa bacteriana nos dentes;
  • Produção excessiva de saliva;
  • Dificuldade de engolir e de abrir a boca;
  • Sangramento na gengiva.

Além disso, é uma infecção, ou seja, pode se espalhar por outras partes do corpo. Pode, também, acarretar outros distúrbios que comprometem órgãos como o coração ou o fígado. 

Podemos ficar surpresos ao saber que essa doença afeta outros sistemas. Apesar disso, pode acometer as articulações, e é aí que entram os cuidados da fisioterapia veterinária.

Tratamento da periodontite

A doença é um acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Por isso, o tratamento é eliminar essa placa. Desse modo, bloqueia a progressão da periodontite.

Essa eliminação deve ser feita por um médico veterinário, que fará uma raspagem habilidosa e cuidadosa da placa. Após isso, ele orientará um tratamento adequado para controle diário da saúde bucal do animal, para evitar que a doença volte. 

Apesar disso, em casos mais graves, pode ser necessário que algum dente seja extraído, ou a raiz tratada. Além disso, pode ser indicada a cirurgia odontológica. 

Atendimento na Fisio Care Pet

Desde nossa fundação em 2010, já realizamos mais de 40.000 atendimentos em todas as nossas unidades, que estão espalhadas pela América Latina. Tratamos o seu pet de maneira personalizada, com muito conhecimento e carinho

Todas as nossas clínicas têm esteiras de hidroterapia e profissionais extremamente capacitados que farão o melhor para que seu pet tenha uma boa qualidade de vida. 

Agende hoje mesmo um atendimento na Fisio Care Pet!

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
As inscrições para o 4º Congresso…
4 de outubro de 2024
Você sabia que os animais têm…
4 de outubro de 2024
O diagnóstico da pancreatite pode ser…
3 de outubro de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato