Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Pancreatite em Cães e Gatos
Categorias:

Pancreatite em Cães e Gatos

O diagnóstico da pancreatite pode ser um pouco assustador, já que causa sintomas perigosos para a saúde do seu cachorro ou do seu gato. Entenda o que é a doença, como ela afeta os animais e como tratá-la.

Índice

A pancreatite em cães e gatos

A pancreatite é uma inflamação no pâncreas causada por alterações nas células do órgão. Desse modo, essas alterações podem acontecer por causa de intoxicação por produtos químicos ou obesidade.

A doença pode ser aguda ou crônica, apesar da última ser mais comum em gatos. Assim, quando crônica, ela é persistente e pode afetar outros tecidos ou órgãos próximos, como o estômago, o intestino e o fígado. 

Apesar do pâncreas não ser um órgão vital, ele realiza funções essenciais. Entre elas, a produção de enzimas, fundamental na digestão. Por isso, a pancreatite é considerada uma doença grave

Sintomas da pancreatite em gatos

Os sintomas em gatos são um pouco diferentes dos sintomas em cães. Por isso, separamos em duas categorias diferentes. Assim, confira os sintomas mais comuns que seu gato pode manifestar na pancreatite:

  • Letargia; 
  • Desidratação
  • Hipotermia; 
  • Perda de peso causada pela falta de apetite;
  • Diarreia;  
  • Febre. 

Dor abdominal e vômitos são os sintomas mais persistentes, e cerca de 50% dos casos os apresentam. Dessa maneira, ao perceber algum desses sintomas, leve seu gato ao veterinário.

Sintomas da pancreatite em cachorros

Os sintomas da pancreatite variam de acordo com a gravidade de cada caso, mas as manifestações mais comuns em cães são:

  • Dor abdominal intensa;
  • Vômitos;
  • Febre;
  • Perda de apetite;
  • Apatia;
  • Menor consumo de água;
  • Fezes com sangue (em casos mais graves).

A doença pode chegar a ser fatal, por isso devemos nos atentar aos sintomas e conseguir um diagnóstico o mais rápido possível. Quanto mais cedo identificar, mais sucesso terá o tratamento.

Tratamento da pancreatite

A internação é a forma de tratamento mais comum em animais com pancreatite. Os sintomas, quando de difícil controle, são resolvidos com o soro. Assim, a hidratação e diminuição da dor são os principais objetivos do tratamento.

Dessa forma, o veterinário pode receitar anti-inflamatórios e analgésicos. 

Além disso, é essencial entender o papel da alimentação para cura da pancreatite em animais, já que a doença pode afetar o apetite e recepção de alimentos. Rações ricas em fibras e a orientação de um nutricionista serão a virada de chave para recuperação.

Atendimento na Fisio Care Pet

Desde nossa fundação em 2010, já realizamos mais de 40.000 atendimentos em todas as nossas unidades, que estão espalhadas pela América Latina. Tratamos o seu pet de maneira personalizada, com muito conhecimento e carinho

Todas as nossas clínicas têm esteiras aquáticas e profissionais extremamente capacitados que farão o melhor para que seu pet tenha uma boa qualidade de vida. 

Agende hoje mesmo seu horário na Fisio Care Pet!

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
As inscrições para o 4º Congresso…
4 de outubro de 2024
Você sabia que os animais têm…
4 de outubro de 2024
O diagnóstico da pancreatite pode ser…
3 de outubro de 2024
Quando seu cachorro uiva, pode ser…
3 de outubro de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato