Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
A Síndrome de Fanconi em Animais
Categorias:

A Síndrome de Fanconi em Animais

A síndrome de Fanconi afeta o sistema renal dos humanos e dos animais. Neste texto, entenda tudo sobre a doença, desde os sintomas até os métodos de tratamento. Confira!

Índice

O que é a síndrome de Fanconi?

A síndrome de Fanconi tem esse nome em homenagem ao pediatra Guido Fanconi, que em 1936 reuniu os estudos sobre a síndrome. Inicialmente, observou a doença em humanos. Porém, também foi categorizada em animais.

É uma doença rara, que pode ser hereditária ou adquirida ao longo da vida. Ela é caracterizada pela diminuição da função dos rins, eles param de absorver elementos importantes como a glicose, vitaminas e o sódio. Esse processo, realizado pelos túbulos renais, é importante para a formação da urina.

Assim, a falta desses elementos na urina pode alterar significativamente o metabolismo do animal, por gerar um desequilíbrio muito intenso. A síndrome não tem cura, e pode ser fatal. 

Porém, o tratamento paliativo pode devolver a qualidade de vida do paciente. Dessa maneira, entenda os sintomas para que o diagnóstico possa acontecer o mais rápido possível.

Nos acompanhe nas redes sociais para se manter atualizada das novas postagens!

Sintomas da síndrome em animais

Os sintomas da síndrome de Fanconi podem variar de acordo com a gravidade da doença e da dimensão da disfunção. Porém, algumas manifestações são comuns, por isso fique atento se o seu animal apresenta algum desses sinais:

  • Urina em excesso;
  • Bebe mais água do que o normal, que é um sinal de desidratação;
  • Emagrecimento;
  • Falta de apetite;
  • Fraqueza e dor nas juntas.

Tratamento da síndrome de Fanconi

Não é possível reverter os danos causados pela síndrome no organismo, e a doença também não tem cura. Assim, a doença continuará com seu pet pelo resto da vida.

Entretanto, o tratamento da doença é o que chamamos de cuidados paliativos. Por esse motivo, os cuidados envolvem manter a saúde estável, dando apoio para que o organismo consiga recuperar o equilíbrio aos poucos.

Dessa forma, sempre mantenha seu pet ativo, fazendo exercícios e oferecendo uma boa alimentação. Contudo, pode ser necessário, de acordo com o veterinário, suplementar algumas vitaminas e minerais que estejam em falta no animal.

Seu pet voltará, assim, a ser saudável e poderá viver normalmente.

Atendimento Fisio Care Pet

Desde nossa fundação em 2010, já realizamos mais de 40.000 atendimentos em todas as nossas unidades, que estão espalhadas pela América Latina. Tratamos o seu pet de maneira personalizada, com muito conhecimento e carinho

Todas as nossas clínicas têm esteiras aquáticas e profissionais extremamente capacitados que farão o melhor para que seu pet tenha uma boa qualidade de vida. 

Agende hoje mesmo seu horário na Fisio Care Pet!

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
O projeto de franquias da Fisio…
17 de outubro de 2024
A síndrome de Fanconi afeta o…
17 de outubro de 2024
No 4º Congresso Internacional de Fisiatria…
16 de outubro de 2024
Você sabe qual a diferença entre…
16 de outubro de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato