Se você recentemente se tornou o sortudo dono de um Golden Retriever, você vai se divertir muito. Esta raça de cão é tão leal e amorosa quanto possível. Portanto, para garantir que seu novo e fiel companheiro tenha uma vida longa e saudável, existem alguns problemas médicos comuns que os Goldens enfrentam e que você deve estar ciente.
A displasia de quadril é um dos problemas médicos mais comuns que os Golden Retrievers enfrentam. Os estudos para o número de Golden Retrievers afetados aponta uma prevalência de até 73%. É uma doença caracterizada por frouxidão excessiva na articulação de quadril ou superficialidade excessiva da articulação do encaixe do quadril.
Mas, o que exatamente é a displasia e por que ela afeta os Golden Retrievers?
Nesta postagem do blog, abordaremos sobre o problema, seus sinais e as opções de tratamento a sua disposição. Com o máximo de detalhes possível para ajudá-lo a entender melhor.
Então, vamos conhecer mais sobre essa alteração!
Em caso de dúvidas entre em contato através do botão abaixo:
O que é exatamente a displasia e por que ela afeta os Golden Retrivers?
A displasia de quadril é uma condição complexa em que as articulações do quadril de um cachorro em crescimento se desenvolvem de forma anormal.
Ocorre a frouxidão da articulação do quadril, ou seja, a articulação está muito frouxa; levando as duas partes articulares da articulação da pelve – a cabeça femoral e o acetábulo (que formam a esfera e soquete da articulação) – movendo-se anormalmente uma em relação à outra; a cabeça do fêmur subluxando (deslocando parcialmente) do acetábulo.
Isso leva a tensões anormais na articulação e leva à inflamação e degeneração dos tecidos articulares.Essas alterações produzem dor e incapacidade para o cão, que pode se manifestar de várias maneiras, como
claudicação, marcha anormal (movimento), rigidez, relutância em se levantar e se mover e dificuldade em correr e brincar.
Fatores que contribuem para o desenvolvimento da displasia
Como mencionado acima, a displasia de quadril é comum em certas raças grandes, principalmente para o Golden Retrivier. Ambos os fatores genéticos e ambientais desempenham um papel no desenvolvimento da displasia de quadril.
Esses incluem:
- Crescimento excessivo
- Ganho de peso do cão (levando a obesidade)
- Idade do cão
- A alimentação do cão (nutrição inadequada ou excesso de alimento)
- Suscetibilidade genética para frouxidão do quadril
- Massa muscular pélvica
- Exercicios excessivos durante o crescimento
Filhotes de raças grandes como o Golden Retrivier têm necessidades nutricionais especiais, então é por isso que eles precisam de alimentos para cachorros de raças grandes que são especialmente selecionados para suas necessidades. Esses alimentos garantem que seu cão não cresça excessivamente – o que leva a distúrbios esqueléticos como displasia de cotovelo e quadril.
Conversar com seu veterinário sobre a dieta, peso ideal e exercicios adequados para seu cão é a melhor opção para ajudar a prevenir a doença.
Intensidade do impacto no bem-estar
A displasia de quadril tem um grande impacto no bem-estar de muitos cães com a doença. Embora possa causar inicialmente doença intermitente, a displasia do quadril se desenvolve em uma condição persistente, causando dor articular crônica e incapacidade progressiva devido à deformação articular. A dor crônica
nas articulações pode ser grave e debilitante e pode precisar de medicação a longo prazo para controlar.
Sinais e Diagnóstico
Para um cão jovem com suspeita de displasia coxofemoral, o diagnóstico pode ser feito com base nos sinais clínicos apresentados em casa e no exame do cão, incluindo avaliação da frouxidão articular e dor articular, além de avaliação de radiografias (fotografias de raios-x) das articulações do quadril.
A avaliação da frouxidão articular e as radiografias precisam ser realizadas por um veterinário especializado que está acostumado a verificar essa condição.
Para alguns cães, os sinais de displasia irão desenvolver-se enquanto ainda são imaturos (menos de um ano de idade), para outros os sinais podem desenvolver-se em qualquer idade após a maturidade.
A seguir estão alguns dos sintomas comuns de displasia canina em Golden Retrievers:
- Atividade diminuída
- Relutância em correr, pular ou subir escadas
- Claudicação(animal manca) intermitente ou persistente dos membros posteriores
- Marcha oscilante.
- Dor nas articulações do quadril.
- Diminuição da amplitude de movimento nas articulações do quadril.
- Perda de massa muscular nos músculos da coxa
- Dor aguda após exercicios e movimentos
- Maior dor em condiçoes frias e úmidas
- Dificuldade para levantar
- Podem saltar como coelho movendo patas traseira
Felizmente, existem possibilidades que os donos de cães podem fazer para diminuir a gravidade dos problemas no quadril, são opções antes da realização de alguma cirurgia. Para começar, você pode realizar as seguintes ações para tentar reduzir os sintomas:
- Exercícios
- Perda de peso
- Dieta saudável
- Suplementos para quadril e articulações
- Fisioterapia
Problemas no quadril são alguns dos problemas mais comuns que um Golden Retriever provavelmente enfrentará em sua vida (embora muitos nunca desenvolvam a condição.
Ao conhecer os sinais e, em seguida, exercitar-se adequadamente e garantir que a dieta do seu cão seja saudável, você estará pronto para combater o problema caso seja necessário. Armar-se com esse conhecimento fornecerá as ferramentas necessárias para garantir a saúde e o bem-estar ideais para seu pet.
A rede Fisio Care Pet conta com profissionais qualificados para traçar um plano de fisioterapia e a realização de exercicios adequados ao seu pet, fale agora mesmo com nossos especialistas: