A doença de Von Willebrand, apesar de ser mais comum em humanos, também afeta os nossos pets. Os animais mais afetados são os cães. Gatos e cavalos também podem ser afetados, mas com menos frequência. Mas, afinal, o que é a doença de Von Willebrand?
Essa doença é um distúrbio hemorrágico hereditário causado por uma deficiência ou disfunção do fator de Von Willebrand, compromete a capacidade do sangue de coagular adequadamente.
Quais as raças com maior predisposição à doença de Von WilleBrand?
- Doberman Pinscher
- Pastor Alemão
- Golden Retriever
- Poodle
- Shetland Sheepdog
- Corgi
Nós da Fisio Care Pet nos preocupamos com a qualidade de vida do seu pet. Conheça um pouco do nosso trabalho:
Quais os principais sintomas da doença de Von Willebrand em animais?
- Sangramento nasal: Episódios frequentes de epistaxe (sangramento nasal) são um sinal comum.
- Hemorragias nas gengivas: Sangramento nas gengivas, especialmente após mastigar brinquedos duros ou alimentos.
- Hematomas fáceis: Equimoses e hematomas podem aparecer facilmente, mesmo com traumas leves.
- Sangramento prolongado: Após cortes, cirurgias ou até mesmo a retirada de um dente, o sangramento pode ser excessivo e difícil de controlar.
- Sangramento em partes internas: Em casos graves, pode haver sangramentos internos, como no trato gastrointestinal ou nas articulações.
Como é feito o diagnóstico da doença de Von Willebrand em animais?
O diagnóstico dessa doença em animais é, geralmente, feito através de exames de sangue específicos para medir os níveis do fator de Von Willebrand, além de testes de coagulação. Em casos suspeitos, é importante realizar uma consulta com um veterinário especialista em hematologia.
Qual o tratamento da doença de Von Willebrand em animais?
Seu tratamento é voltado, sobretudo, na prevenção de sangramentos e no manejo dos episódios hemorrágicos, quando os mesmos ocorrem. Os principais meios de tratamento são:
- Desmopressina (DDAVP): Similar ao uso em humanos, a desmopressina pode ser utilizada para aumentar temporariamente os níveis do fator de Von Willebrand no sangue, especialmente útil antes de cirurgias.
- Transfusões de sangue ou plasma: Em casos de sangramento grave, transfusões de plasma fresco congelado ou concentrados de crioprecipitado podem ser necessárias para fornecer os fatores de coagulação deficientes.
- Terapia de reposição de fatores: Em alguns casos, pode ser necessária a administração de concentrados de fator de Von Willebrand.
- Medicamentos antifibrinolíticos: Como o ácido tranexâmico, para ajudar a estabilizar os coágulos sanguíneos e prevenir a degradação dos mesmos.
Cuidados com a doença de Von Willebrand
- Controle de reprodução: Evitar a reprodução de animais diagnosticados com DVW para prevenir a disseminação da doença genética.
- Informar o veterinário: Sempre informar o veterinário sobre a condição antes de qualquer procedimento que possa causar sangramento.
- Evitar medicamentos que afetam a coagulação: Medicamentos como aspirina e outros anti-inflamatórios não esteróides devem ser evitados.
- Monitoramento regular: Consultas veterinárias regulares são essenciais para monitorar a condição e ajustar tratamentos conforme necessário.
- Ambiente seguro: Manter o animal em um ambiente seguro para minimizar o risco de lesões e traumas.
A doença de Von Willebrand é uma condição séria que pode afetar a qualidade de vida do seu pet. Porém, com diagnóstico precoce, tratamento adequado e cuidados preventivos, seu pet com DVW pode viver uma vida saudável e feliz. Caso haja a suspeita, consulte um veterinário para um diagnóstico e plano de tratamento adequado.
Conheça um pouco mais sobre os resultados de nossos tratamentos de casos já reabilitados pela Fisio Care Pet