Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades

Acupuntura Veterinária: Tudo O Que Você Precisa Saber

Índice

A acupuntura veterinária tem como objetivo restabelecer o equilíbrio do organismo com reações físicas específicas através do estímulo de determinados pontos do corpo do animal, seja com agulhas, massagens, técnicas de manipulação, eletroestimulação, aplicação de calor, injeção de substâncias ou uso de raio laser.

O fato é que a acupuntura veterinária tem se tornando uma das terapias mais eficazes de reabilitação e vêm sendo utilizada com êxito nos centros de reabilitação animal, sendo um dos principais métodos terapêuticos na busca por um maior equilíbrio do corpo e qualidade de vida.

Neste artigo, a Rede Fisio Care Pet separou as principais informações para você entender como funciona a terapia, o valor médio das sessões, os benefícios, quais as patologias e lesões tratáveis e porque a acupuntura animal é eficiente.

História da acupuntura veterinária

A acupuntura para animais existe desde os antigos tempos da Dinastia Chang, que durou do ano de 1765 a.C até 1123 a.C, tendo como significado o termo em latim “acus” de agulha e “pungere” de puncionar. Era comumente aplicada em cavalos feridos de sacerdotes.

Desde então, várias técnicas foram aprimoradas para a aplicação da acupuntura em diferentes animais. A acupuntura em cães e gatos se tornou mais popular no ocidente, principalmente na Europa e Estados Unidos.

No Brasil, somente em 2014 o Conselho Federal de Medicina (CFMV) reconheceu a terapia como uma especialidade médica e é, sem dúvidas, uma das técnicas que mais trabalham positivamente na promoção de qualidade de vida e longevidade aos pets.

A Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (ABRAVET) é quem se responsabiliza por aplicar a prova de título de especialista e reconhecer cursos de acupuntura no país, exigindo qualificação para que os tratamentos sejam profissionais.

O que é a acupuntura veterinária?

A acupuntura veterinária é um tratamento que visa à restauração e manutenção da saúde do pet através do equilíbrio de sua energia vital, estimulando os meridianos (canais) por onde circulam essa energia vital do organismo do animal. Esses estímulos podem ser feitos em diferentes frentes, como dito acima, desde técnicas de manipulação, agulhas, massagens, aplicação de calor e outros.

Os tecidos e órgãos internos dos animais estão ligados à superfície da pele através dos canais meridianos. Com isso, a aplicação de estímulos nesses pontos promove reações tanto nos tecidos adjacentes como nos órgãos à distância.

A acupuntura animal, através de um bom diagnóstico e direcionamento, poderá equilibrar os meridianos afetados, influindo em órgãos internos, tecidos moles, emocional e outros. A liberação de endorfina e cortisol causada pelas sessões causam relaxamento muscular, melhorando o funcionamento muscular e orgânico como um todo.

Quanto custa as sessões de acupuntura veterinária?

Para estipular o valor das sessões será preciso a análise de um profissional sobre diferentes fatores, como o tempo necessário de cada sessão, o número de sessões e qual técnica será utilizada.

Em média, é possível dizer que o valor de cada sessão poderá custar o investimento de R$ 120,00 a R$ 180,00, podendo aumentar ou diminuir conforme a necessidade e complexidade de cada tratamento. (os valores sofrem reajustes anuais)

As sessões de acupuntura costumam variar de 10 a 40 minutos, com 1 a 2 sessões por semana. Claro, isso de forma geral, pois há sempre de se levar em conta cada caso específico e a necessidade de cada paciente.

A acupuntura veterinária é segura?

Sim, desde que praticada por um médico veterinário capacitado para aplicar e interpretar o programa de tratamento.

A acupuntura canina é a mesma da humana?

Sim, a teoria da acupuntura é baseada na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e suas diferentes técnicas possuem as mesmas bases das utilizadas em seres humanos, com variações e peculiaridades quando aplicadas em animais.

O tratamento causa dor?

Existem diferentes reações nas aplicações das técnicas, porém, pode-se dizer que o sentimento maior é de certo torpor, formigamento, ou como uma corrente elétrica passando pelo corpo, do que propriamente dor.

Quais são as contraindicações do tratamento?

As contraindicações para a acupuntura animal são poucas e específicas. Ainda há uma grande discussão, mas a maiores dos profissionais consideram contraindicação a inserção de agulhas sobre dermatites ou áreas tumorais, ou aplicação de tratamento na fase aguda da cinomose.

Quais as patologias que a acupuntura canina pode tratar?

As principais indicações são:

  • Doenças respiratórias;
  • Doenças musculares (como miosite);
  • Doenças dermatológicas (como sarna demodécica);
  • Doenças na estrutura óssea (displasia coxofemoral, artrite, artrose e outras);
  • Doenças neurológicas (hérnias de disco, paralisias, convulsões e outras);
  • Doenças no sistema gastrointestinal (diarréia, gastrite e outras);
  • Doenças urogenitais;
  • Doenças no sistema reprodutivo;
  • Ajuda na recuperação de procedimentos cirúrgicos;
  • Auxilia no tratamento de câncer em cães;
  • Patologias oculares;
  • Viroses;
  • Distúrbios endócrinos.

A acupuntura veterinária é eficiente para pets com dor?

A acupuntura para cães vem ajudando substancialmente no tratamento de diversas doenças e lesões. Em certa medida, levando em consideração o caso concreto de cada animal, a acupuntura é uma bela opção para contornar os efeitos produzidos por doenças de diferentes origens.

Sua adesão é positiva principalmente pelo fato de proporcionar diversas vantagens objetivas e combater a dor de forma eficaz. O alívio ocorre através dos nervos estimulantes localizados em músculos e outros tecidos, o que leva à liberação de endorfina e outros fatores neuro-humorais, alterando o processamento da dor no cérebro e da medula espinhal.

É importante ressaltar que a acupuntura é um tratamento complementar, e seus efeitos são ainda mais positivos quando unificados com outras terapias convencionais, como hidroterapia, fisioterapia, cinesioterapia e outros.

Como é a reação dos pets ao iniciar o tratamento via acupuntura?

A maioria dos animais aceitam o tratamento de forma espontânea, conseguindo relaxar e até dormir durante as sessões. A paralisação dos ciclos de dor ajudam a compreender que o que está sendo feito ali é para a melhora daquela condição.

E os pets mais agitados, podem fazer acupuntura?

Há sempre a opção de utilizar outras técnicas que não a inserção de agulhas, que normalmente agitam os cães mais ariscos. Porém, mesmo os mais agressivos, quando acostumados ao procedimento, não oferecem resistência ao programa.

Os pontos de acupuntura sangram?

Ocorrem pequenos sangramentos pela estagnação de energia e sangue nos canais, assim, ao retirarmos as agulhas essa energia é liberada ocorrendo o sangramento, também relacionado a congestão vascular local decorrente da patologia do pet. Porém, são sangramentos que não irão causar nenhum problema ao seu amigo.

Onde encontrar especialistas em acupuntura veterinária?

Se você procura por um local qualificado e especializado em acupuntura para cães, a Rede Fisio Care Pet é a melhor opção para você.

Nossas clínicas contam com os melhores métodos de tratamento de reabilitação animal do mercado, com investimento alto em equipamentos de ponta e qualificação profissional, oferecendo tratamentos eficientes como hidroterapia, quiropraxia, ozonioterapia, acupuntura, eletroterapia e outros para casos neurológicos, ortopédicos e programas para pets acima do peso, cães atletas e fitness.

Procure a unidade Fisio Care mais próxima de você, marque uma consulta e venha ver como podemos ajudar a resgatar a qualidade de vida do seu pet através da acupuntura veterinária.

 

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
30 de maio de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato