Sabemos o quão difícil é para um pai ou mãe de pet ver seu companheiro peludo sofrer. O andar medular, também conhecido como caminhar espinhal, nada mais é do que uma locomoção involuntária que alguns animaizinhos podem desenvolver após uma lesão na medula espinhal e pode desenvolver paralisia nos membros. Apesar de assustador, existem técnicas para reabilitar seu melhor amigo e resgatar a qualidade de vida da sua família.
É aí que entra a fisioterapia para animais. Ela busca auxiliar na recuperação e melhoria da qualidade de vida dos pets por meio de técnicas terapêuticas e é fundamental para ajudar na recuperação de diversas lesões, doenças neurológicas, e também do andar medular. Assim, a reabilitação de animais se torna uma grande aliada no tratamento de animais paralisados. Um fisioterapeuta pet pode usar de diversas técnicas como a hidroterapia, a eletroterapia e exercícios de fortalecimento muscular para resgatar a qualidade de vida de seu animalzinho! Nós, da Fisio Care Pet, proporcionamos o melhor atendimento com profissionais especializados em fisioterapia animal para sua fAUmília! Fale com a gente:
Causas de paralisia em animais
Algumas das principais de paralisia em animais são:
- Lesões na medula espinhal: As causas mais comuns são hérnias de disco, traumas (como atropelamentos ou quedas), fraturas ou luxações vertebrais, e doenças degenerativas que afetam a medula espinhal.
- Tumores: Tumores na medula espinhal ou nas vértebras também podem comprimir a medula e levar a paralisia
- Infecções: Infecções na medula espinhal ou nas meninges (membranas que revestem a medula) também podem fazer os animais ficarem paraplégicos
Conheça a Nina, um dos casos de reabilitação de sucesso da Fisio Care Pet:
Sintomas da paralisia em animais
- Fraqueza ou paralisia nos membros: A gravidade dos sintomas depende da localização e da severidade da lesão na medula espinhal. O animal pode apresentar fraqueza, ataxia (incoordenação motora), paresia (paralisia parcial) ou paraplegia (paralisia completa) nos membros posteriores, anteriores ou em todos os quatro membros.
- Arrastar os membros: Em alguns casos, o animal pode arrastar os membros traseiros pelo chão ao se locomover.
- Dificuldade para urinar e defecar: Animais com andar medular podem ter dificuldade para urinar ou defecar, pois a lesão na medula espinhal pode afetar os nervos que controlam a bexiga e os intestinos.
- Dor: A dor pode estar presente ou não, dependendo da causa da lesão medular.
Quais as chances de um animal paralisado voltar a andar?
Animais paralisados podem voltar a andar por andar medular quanto por um caminhar voluntário, mas, isso pode variar dependendo da causa da afecção que levou a paralisia, da severidade dos sintomas e da resposta ao tratamento. Então, sim, alguns pets podem recuperar totalmente sua mobilidade, enquanto outros apenas parcialmente ou, às vezes, não conseguir se recuperar plenamente.
São muitas variáveis como: o tempo de sintomas, o estado da afecção, o diagnóstico feito e o tipo de tratamento oferecido.
Por isso, é importante ter um médico veterinário de confiança, para haver o melhor diagnóstico e o melhor direcionamento para um tratamento adequado.
Conheça um dos casos de paralisia animal tratado pela Fisio Care Pet:
Como desenvolver o andar medular em cães e gatos paralisados?
As técnicas de fisioterapia para animais auxiliam no fortalecimento da musculatura, melhora a mobilidade e a coordenação motora. Além disso, o treinamento em esteira aquática é uma técnica muito utilizada para ajudar os pets a desenvolverem a força muscular, equilíbrio e coordenação. Algumas das principais técnicas são:
- Treino de marcha na hidroesteira: O treino de marcha é uma técnica muito utilizada na fisioterapia para ajudar pacientes com lesões na medula espinhal ou outras condições que afetam a mobilidade, como paralisia ou doenças degenerativas, a recuperarem a capacidade de andar corretamente. Essa técnica também pode ser bastante eficaz para pets no desenvolvimento do andar medular. O objetivo do treino de marcha é ensinar o pet a andar corretamente, estimulando a musculatura e melhorando a coordenação motora. É um treinamento que exige bastante esforço do pet, mas que pode trazer resultados muito satisfatórios em pouco tempo.
- Eletroterapia: Outra técnica bastante utilizada na fisioterapia veterinária é a estimulação elétrica neuromuscular. Esta técnica consiste na aplicação de correntes elétricas em músculos específicos, visando fortalecer a musculatura e melhorar a mobilidade do pet. A estimulação elétrica neuromuscular pode ser muito eficaz para ajudar pets com lesões medulares a recuperar a capacidade de andar.
- Exercícios de Fortalecimento: Fortalece os músculos que suportam o corpo e a locomoção, aprimorando o equilíbrio, a coordenação e a propriocepção através de exercícios com bolas de pilates, bosu, cones, pesos leves, bandas elásticas e entre outros
Dessa forma, a fisioterapia pode ser uma excelente opção para ajudar pets a desenvolverem o andar medular. O profissional de fisioterapia veterinária pode criar um plano de tratamento personalizado para cada pet, utilizando técnicas específicas para ajudar na recuperação da função muscular e da capacidade de andar corretamente. É importante ressaltar que a fisioterapia deve ser realizada por um fisioterapeuta animal devidamente capacitado, a fim de garantir a segurança e o bem-estar do pet.
Fale com a Fisio Care Pet
A Fisio Care Pet proporciona profissionais bem capacitados, equipamentos modernos e métodos de tratamentos que forneçam um ambiente perfeito para o exame clínico, laboratorial, diagnóstico, planejamento e execução de programas de reabilitação para as mais diversas patologias ortopédicas, neurológicas e de emagrecimento canino.