Cachorro gripado: sintomas, diagnóstico, tratamentos e prevenção
Categorias: ,

Cachorro gripado: sintomas, diagnóstico, tratamentos e prevenção

Você sabe que precisa passear com seu cachorro regularmente. Não apenas para se divertirem, mas também por conta do exercício. Mas, O que acontece quando seu melhor amigo decide que não quer andar?

Quando se trata da gripe canina, é importante estar sempre preparado. Embora a maioria dos casos não seja fatal, o vírus da gripe canina pode deixar seu cão desconfortavelmente doente, causando a ele – e a você – muito estresse e tempo gasto no consultório do veterinário. Se você é dono de um cachorro, não precisa entrar em pânico com a gripe canina. No entanto, você deve se familiarizar com os sintomas para saber o que procurar no caso de um surto em sua área.

O que é gripe canina?

A gripe canina, ou vírus da gripe canina, é uma doença respiratória infecciosa causada por um vírus influenza A, semelhante às cepas virais que causam a gripe nas pessoas.

Como a gripe canina é transmitida?

Como as formas humanas de gripe, a gripe canina é transmitida pelo ar, com secreções respiratórias que vão para o ambiente na forma de tosse, latidos e espirros, onde são então inaladas por um novo hospedeiro canino. A gripe canina também se espalha através de objetos e ambientes contaminados, como tigelas de água, coleiras e superfícies de canis, ou através do contato com pessoas que tiveram contato direto com um cão infectado.

Sintomas da gripe canina

Existem vários sintomas que todos os proprietários devem estar cientes. Os casos de gripe canina variam de leve a grave e, ao contrário da gripe humana, não são sazonais. Fique atento aos seguintes sintomas durante todo o ano:

• Tosse (úmida e seca)
  • Espirros
  • Corrimento nasal
  • Corrimento nasal purulento
  • Olhos lacrimejantes
  • Febre
  • Letargia
  • Dificuldade para respirar

Os sintomas da gripe canina se assemelham aos sintomas da tosse do canil, que também é uma doença sobre a qual você deve conversar com seu veterinário assim que notar os sintomas.

Diagnóstico

A gripe canina não pode ser diagnosticada apenas pelos sinais clínicos (tosse, espirros e corrimento nasal), pois esses sinais clínicos também se apresentam com outras doenças respiratórias caninas. Os testes estão disponíveis para diagnosticar e identificar cepas do vírus da gripe canina. Os testes incluem: isolamento do vírus, imunoensaios para detectar o antígeno do vírus, PCR para detectar o ácido nucléico do vírus e sorologia para anticorpos específicos do vírus. A PCR pode ser o teste mais confiável para o diagnóstico da gripe canina. Entre em contato com seu laboratório de diagnóstico para obter recomendações sobre testes e coleta de amostras.

Tratamento da gripe canina

O vírus da gripe canina requer a atenção de um veterinário. Não há cura para a gripe canina. O tratamento é de suporte, e seu veterinário pode aconselhá-lo sobre as melhores maneiras de manter seu cão confortável durante sua doença e recuperação. Alguns cães podem precisar de cuidados como fluidos, para ajudar na recuperação, bem como medicamentos anti-inflamatórios não esteróides para reduzir a febre. Seu veterinário irá ajudá-lo a elaborar um plano nutricional e pode prescrever antibióticos para tratar infecções bacterianas secundárias.

Seu veterinário também irá informá-lo sobre os procedimentos de quarentena apropriados para evitar a propagação da gripe canina, dependendo da cepa do vírus que seu cão contraiu, ele pode fornecer informações sobre soluções desinfetantes para usar em sua casa para ajudar a matar o vírus.

Ligue para o seu veterinário com antecedência para que ele saiba que seu cão está apresentando sintomas de infecção respiratória. Tanto a tosse do canil quanto a gripe canina são altamente contagiosas.

Prevenção da gripe canina

A melhor maneira de evitar que seu cão contraia gripe canina é mantê-lo longe de locais públicos ou canis com casos relatados recentemente. Se você entrar em contato com um cão que suspeita estar com gripe canina ou que foi exposto recentemente a ela, lave as mãos e as roupas antes de tocar em seu próprio cão. Isso reduzirá o risco de transmissão de você para o seu cão.

Existem vacinas disponíveis para as cepas H3N8 e H3N2 da gripe canina. Seu veterinário pode recomendar a vacina com base no seu estilo de vida. Por exemplo, se você mora em uma área com alta incidência de gripe canina ou se seu cão passa regularmente tempo em canis ou viaja para shows em todo o país, ele pode estar em maior risco de contrair gripe canina e seu veterinário pode recomendar a vacina como precaução.

27 de abril de 2024