Ver seu cachorrinho paralisado e tremendo, é assustador, porém, entender as possíveis causas e tratamentos para a condição que o afeta é essencial para que haja uma recuperação eficaz.
A paralisia e tremedeira, na maioria dos casos, pode estar relacionada a alguma doença neurológica que está afetando a comunicação entre a medula espinhal, cerebelo e cérebro. Isso porque o sistema nervoso dos pets é composto por delicados tecidos responsáveis pela coordenação de músculos, movimentação de órgãos e geração de estímulos corporais diversos que podem sofrer diferentes lesões que causem sintomas diversos, como deixar um cachorro paralisado e tremendo, com dificuldade em controlar urina e fezes, entre outros. Nós da Fisio Care Pet podemos te ajudar! Fale com a gente:
O que pode deixar um cachorro paralisado e tremendo?
Existe um grande número de afecções que afetam os pets acabam por complicar a identificação assertiva e plena de todas as possíveis causas e sintomas que podem paralisar um cão. Porém, existem algumas doenças que resultam em paralisias que podemos listar. Vejamos:
1 – Hérnia de disco: doença no disco intervertebral;
2 – Mielopatia degenerativa: atinge com maior incidência cães de raças como Pastor Alemão, Boxer, Corgi Galês, Chesapeake Bay Retriever;
3 – Botulismo: toxinas bacterianas que afetam a mobilidade dos pets;
4 – Discospondilites: infecção viral ou bacteriana que afeta os ossos da coluna vertebra;
6 – Trombo Embolismo aórtico: bloqueio do fluxo sanguíneo para as patas traseiras;
7 – Embolia fibrocartilaginosa: disco ferido entre no sistema arterial e se instala na medula espinhal criando uma embolia permanente;
8 – Hipotireoidismo: nível do hormônio tireoidiano baixo;
9 – Fraturas e luxações na coluna vertebral: causada por acidentes ou fortes traumas;
10 – Malformação da coluna vertebral
11 – Meningomielite: infecção viral ou bacteriana do cérebro, resultando na falha de comunicação dos impulsos dos nervos;
12 – Polimiosite: infecção ou inflamação nos músculos;
13 – Polineurite: inflamação nos nervos;
14 – Tumores ou câncer na coluna vertebral.
Nós da Fisio Care Pet proporcionamos tratamentos para casos de paralisia e tremedeira em animais. Conheça um pouco de nosso trabalho:
O papel do neurologista veterinário no tratamento de cachorros paralisados e tremendo
O neurologista veterinária é o profissional qualificado para compreender e traçar as melhores soluções para as complicações que decorrem em função de falhas no sistema nervoso de cães e gatos, entendendo qual patologia está afetando o pet e quais os caminhos para amenizar as consequências geradas por essas complicações.
O diagnóstico de diferentes doenças neurológicas é feito através da combinação de diferentes testes, desde os de aferição de dor e reflexo, até hemogramas, perfil bioquímico e análise de urina.
Todos esses testes irão auxiliar no diagnóstico mais assertivo, consequentemente na estrutura de reabilitação mais eficiente para cada caso concreto.
Tratamento de reabilitação para cachorros paralisados e tremendo
Diversos casos neurológicos, como também ortopédicos, aumentam seu índice de recuperação quando unificados com um programa de reabilitação qualificado de fisioterapia veterinária.
O uso de diferentes técnicas de reabilitação animal como:
- Eletroterapia
- Laserterapia
- Hidroterapia
- Quiropraxia
- Ozonioterapia
ajudam a restabelecer as funções motoras, fortalecimento muscular, diminuição de dor e incômodos e na recuperação como um todo de maneira gradual e saudável.
Conte a Fisio Care Pet no processo de reabilitação do seu pet
Na Fisio Care Pet você encontrará uma equipe de profissionais qualificados e equipamentos modernos que oferecem a condição perfeita para a reabilitação do seu amigo. Claro, sempre respeitando a condição de cada pet, suas limitações e possibilidades.
Seu cachorro está paralisado e tremendo? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque uma consulta! Dê ao seu amigo a possibilidade de recuperar sua qualidade de vida.