Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Cão com dores musculares

Cão com dores musculares

Índice

De vez em quando, os cães exigem demais das patas dianteiras (ombros, cotovelos, pulsos e dedos dos pés) ou traseiras (quadris, joelhos, tornozelos e dedos dos pés). Distensões são lesões comuns. 

Distensões 

As distensões lesam os tendões que ligam os músculos e os ossos. Isso pode acontecer se o seu cão se estica demais ou com muita frequência. Cães atléticos sofrem distensões, mas essa lesão também pode acontecer quando um cão escorrega, cai ou pula durante o jogo normal. Em cães, as distensões são comuns nos quadris e coxas.

Entorses

Entorses prejudicam os ligamentos que conectam os ossos, o que causa danos nas articulações. Entorses podem acontecer com cães de caça que pulam obstáculos, bem como com o cão comum que pode se machucar ao cair do sofá com força, ou mesmo por algo tão simples quanto pisar em um buraco. O punho e o joelho são articulações comuns para os cães torcerem. Uma das lesões mais graves é uma ruptura do ligamento cruzado cranial, que conecta os ossos do joelho.

Onde dói?

O primeiro sinal de alerta de distensões ou entorses é quando o seu cão começa a mancar. Se isso durar mais de um dia, ou se acontecer de novo e de novo, é hora de uma visita ao veterinário.

Tanto as distensões quanto as entorses podem ser crônicas (contínuas) ou agudas (súbitas), e podem variar de leves a graves. Seu veterinário descobrirá que tipo de lesão seu cão tem com base no que você disser a ele e nos resultados de um exame físico e testes. Eles vão querer saber quando você notou uma mudança pela primeira vez. Você deve explicar:

O que eles estavam fazendo quando você percebeu que ele começou a mancar

O que ele está ou não está fazendo desde a lesão. 

Está sentado com a perna estendida? 

Não está animado para dar um passeio? 

O membro está rígido? 

Não está comendo?

Estes são sinais de que eles não se sentem bem.

O veterinário irá verificar todos os músculos e articulações do seu cão. Ele irá examinar e ver se os pontos que estão doloridos, quentes, inchados ou fora do lugar. O veterinário irá vê-lo andar, sentar e deitar, pode até pedir um raios-X, ressonância magnética ou ultra-som para ver os danos que não podem ser vistos externamente. 

Recuperação

Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) para aliviar a inflamação. 

Aplique uma bolsa de gelo ou almofada de aquecimento, dependendo do caso.

Certifique-se de que seu cão descanse. Não os deixe pular ou correr. Às vezes você pode precisar colocá-los em um lugar menor 

Ande com seu cachorro na coleira, devagar no início.

Fisioterapia 

Massagem Terapêutica

A massagem terapêutica pertence aos tipos manuais de fisioterapia canina. Ele usa movimentos das mãos para liberar a tensão dos músculos e articulações. Em vez de se concentrar em uma área, promove a cura em todo o corpo.

Laserterapia

Esta forma de fisioterapia canina usa ondas de luz para penetrar na pele e reparar os tecidos por dentro. Cada onda de luz tem comprimentos de onda específicos, dependendo do tecido que precisa de cura. Por exemplo, os comprimentos de onda mais baixos funcionam melhor para a pele, enquanto os comprimentos de onda altos penetram mais profundamente nos ossos e músculos.

Cães com artrite crônica, lesões traumáticas, incisões cirúrgicas e lesões de tendões e ligamentos podem se beneficiar desta terapia.

Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS)

A terapia TENS é uma forma de eletroterapia usada para dor aguda e inflamação. Ele envia ondas suaves de correntes elétricas para a área afetada para ajudar a reduzir as dores. À medida que se acostumar com a sensação de formigamento, seu cão sentirá menos dor do que antes.

Acupuntura

Esta forma de tratamento tem suas raízes na medicina chinesa antiga. Ele usa agulhas para ajudar a aliviar a dor. Melhora a cura geral, visando o desequilíbrio de energia no corpo do seu cão. 

Hidroterapia

A hidroterapia se destaca de outros tipos de fisioterapia canina. Neste método, seu cão realiza exercícios enquanto está parcialmente submerso na água. Este ambiente permite que eles trabalhem seus músculos sem adicionar estresse aos seus ossos e articulações.

Nossa equipe de médicos veterinários Fisio Care Pet irá escolher o melhor método para a fisioterapia canina. A fisioterapia desempenha um papel essencial no processo de reabilitação e ajuda seu cão a se curar melhor.

A rede Fisio Care Pet está apta com profissionais capacitados para tratar condições como estas apresentadas no texto acima, converse com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça nossas unidades: 

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
A miosite dos músculos mastigatórios causa…
21 de novembro de 2024
Cuidar dos pontos após a cirurgia…
20 de novembro de 2024
Convulsões em pets são uma preocupação…
20 de novembro de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato