Após a cirurgia, seu animal de estimação precisará de tempo e um pouco de atenção extra para garantir que seu corpo se cure adequadamente.
As seguintes instruções de cuidados posteriores fornecem diretrizes para os próximos dias de recuperação do seu animal de estimação, bem como o que esperar e possíveis sinais de alerta.
1. Quando você chegar em casa com seu animal de estimação
Coloque-o em uma pequena área confinada que seja quente e silenciosa, especialmente nas primeiras 12-24 horas. Isso é importante, pois ainda haverá agentes anestésicos circulando em seu sistema e isso o deixará sonolento e instável e também afetará sua capacidade de regular a temperatura do corpo. Isso é bastante normal após uma anestesia e cirurgia.
Esteja ciente de que o comportamento do seu animal de estimação pode ser ligeiramente alterado nas primeiras 24 horas após a cirurgia. Por exemplo, eles podem estar, sonolentos, enjoados, trêmulos ou irritáveis.
Ofereça pequenas quantidades da comida que eles comem regularmente e água no final da noite. Seu animal de estimação pode sentir náuseas e pode levar até 48 horas para que o apetite volte ao normal.
2. Dor
Seu animal pode sentir dor, por isso não se deve esperar que ele fique completamente normal por alguns dias. Nas primeiras 24-48 horas ele pode estar mais quieto do que o normal. Em 48 horas após a cirurgia, ele deve estar mais feliz e mais ativo, com um apetite normal. Se este não for o caso, entre em contato com seu veterinário, pois ele pode precisar retornar para um check-up.
3. Exercício
Seu animal de estimação deve ser supervisionado de perto e com restrição de exercícios pelos próximos 10 a 14 dias. Mantenha seu animal de estimação o mais quieto possível durante as primeiras duas semanas. Evite correr, pular e brincar em excesso. Atividade extenuante aumenta o risco de seu animal de estimação desenvolver inchaço ao redor do local da incisão.
4. Pontos da cirurgia
Tente evitar que seu animal de estimação se molhe, não lave, sem orientação do veterinário, até que os pontos saiam (em 10 dias). As bactérias podem viajar ao longo das suturas da pele, especialmente se forem repetidamente molhadas, levando à infecção.
5. Colar elizabetano
Não permita que seu animal de estimação lamba, arranhe ou mastigue a incisão. Se isso ocorrer, utilize um colar elizabetano (cone), ele deve ser usado para ajudar a prevenir complicações pós-operatórias potencialmente graves.
6. complicações
Geralmente, há poucas complicações após a operação, no entanto, existem alguns sinais a serem observados que podem indicar um problema:
- Letargia e apatia (especialmente se após as primeiras 24-48 horas)
- Gengivas pálidas
- Vermelhidão ou irritação excessiva ao redor da linha de sutura
- Inchaço ou grumos ao redor ou ao longo da linha de sutura
- Descarga da ferida – tingida de rosa, sangrenta ou amarela.
Se seu animal apresentar algum desses sintomas, entre em contato com seu veterinário imediatamente.
7. Retorno
Salvo indicação do seu veterinário no momento da alta, as suturas são normalmente removidas 10 dias após a cirurgia de castração.
Cães e gatos machos ainda podem engravidar uma fêmea não esterilizada até um mês após a cirurgia, fique de olho no seu animal de estimação.