Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Cinomose Canina – Entenda O que é e como Combater

Cinomose Canina – Entenda O que é e como Combater

Índice

Cinomose canina: conheça o vírus por trás dessa doença e como ela pode se espalhar. 

A cinomose canina é uma doença causada por um vírus que sobrevive por muito tempo em ambientes secos e frios, podendo atingir vários órgãos e atuar em todo o organismo dos pets. Ela é altamente contagiosa e acomete, em sua maioria, cães jovens, porém, pode também infectar animais mais velhos que não estejam imunizados por vacinas ou cães que, por alguma doença, estejam com o sistema imunológico debilitado.

Compreenda melhor o vírus da cinomose

Também conhecido como vírus CDV (Canine Distemper Virus), o responsável pela cinomose é oportunista e agressivo, atingindo cães que por alguma razão possuem um sistema imunológico enfraquecido, como filhotes ou pets que estejam enfraquecidos em função de alguma doença.

Esse vírus é poderoso, pois sobrevive por um bom período em ambientes frios e secos, sendo que mesmo em ambientes quentes e úmidos, pouco propícios para a sua sobrevivência, ainda sim podem chegar a sobreviver por cerca de um mês.

Algumas raças são consideradas mais suscetíveis à cinomose, entre elas: Husky, Greyhound, Weimaraner, Samoieda e os Malamutes do Alaska.

A cinomose em cães tem evolução veloz, sete dias após a contaminação já é possível identificar os primeiros sintomas. Infelizmente, em muitos casos a doença se manifesta de maneira muito agressiva. 

O nível de agressividade da cinomose vai depender tanto das regiões afetadas pela doença como do estado em que o sistema imunológico do cão se encontra. Pets com uma boa imunidade podem chegar a eliminar o vírus sem que ele se dissemine ou que apresente sintomas severos da doença.

Um dos grandes problemas da doença é a variedade de sintomas que ela provoca, dificultando um diagnóstico preciso. Muitas vezes, ao cuidar de sinais pontuais sem ter conhecimento da cinomose, é possível promover uma melhora momentânea, porém, essa aparente recuperação dura pouco tempo e os sintomas e consequências da doença ressurgem de maneira ainda mais agressiva.

 

Como é a transmissão?

A cinomose se dá através de contaminação por contato direto, pelas vias respiratórias ou por fômites, objetos que já tiveram contato com o portador da cinomose. A principal fonte de infecção na transmissão direta é por secreção da boca e nariz de animais infectados.

Entendendo os sintomas da cinomose canina

A doença se apresenta em fases, podendo pular uma delas dependendo do caso. Inicia-se pela fase digestiva (perda de apetite, vômito, diarréia), fase respiratória (pneumonia e secreção nasal purulenta), e ocular (secreção ocular purulenta) e a fase neurológica, normalmente, é a última a se manifestar, apesar de que muitos cães podem somente apresentar alterações neurológicas, sem sinais digestivos e respiratórios.

Os sintomas mais perceptíveis são: perda de apetite, corrimento ocular e nasal, diarréia, vômito, espasmos nervosos, convulsões, dificuldade de respiração e febre. Dependendo do estado imunológico do animal como um todo, ele pode vir a óbito.

Saiba como prevenir, combater e lidar com a cinomose canina

Prevenção correta da cinomose

A melhor forma de se prevenir contra a cinomose é a vacinação, que pode ser feita em uma clínica veterinária a partir dos seis meses de idade. Os filhotes devem receber três doses dessa vacina já na primeira fase de sua vida. Posteriormente devem receber uma dose da vacina anualmente.

Reabilitação animalcomo aliada de cães com quadros de cinomose

A Fisio Care Pet vem trabalhando incessantemente no combate de diversas patologias através de diferentes métodos e técnicas de fisioterapia veterinária. Um dos métodos que mais vêm trazendo resultados é a ozonioterapia veterinária, associada à acupuntura e fisioterapia.

A união dessas técnicas ajuda na reabilitação do animal, trazendo mais conforto e qualidade de vida para ele. A Fisio Care Pet conta com uma equipe profissional e preparada para lidar com diversas patologias como a cinomose canina

A rede Fisio Care Pet está apta com profissionais capacitados para tratar condições como estas apresentadas no texto acima, converse com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça nossas unidades: 

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
18 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato