O ambiente do pet afeta a saúde dele
Provavelmente já aconteceu de você estar doente e seu animal de estimação ficar mais perto de você, mais carinhoso. Isso porque os pets são altamente sensíveis ao ambiente em que vivem, especialmente os gatos.
Por isso, quando você se sente agitado ou nervoso, isso é transmitido para seu animalzinho. Ele pode se sentir inseguro e estressado como resposta ao seu comportamento.
Além disso, brigas e gritos dentro de casa podem causar medo no pet pela tensão presente no ambiente. Unido a isso está a falta de atenção que pode acontecer, deixando seu pet solitário e com medo de abandono.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para aliviar sua ansiedade e a do seu pet. Confira!
Dicas para contornar sua ansiedade
Psicólogos especialistas em ansiedade afirmam que técnicas de respiração podem ajudar a acalmar sua mente. Uma boa dica é respirar fundo por 4 segundos, segurar por mais 4 segundos e soltar por 4 segundos.
Assim, dedique alguns minutos do dia para se concentrar na sua respiração. Além disso, é importante fazer exercícios físicos regularmente e ter uma boa rotina de sono.
A rotina ajuda não apenas para o sono, mas também para criar maior sensação de segurança, em você e no seu pet.
Dicas para contornar a ansiedade do pet
É comum pensar que os animais não têm problemas de saúde mental, mas já é consenso entre veterinários que eles precisam sim de cuidados nessa área.
Por isso, confira algumas dicas para aliviar a ansiedade que pode acometer seu pet:
- Crie um espaço seguro: ofereça um lugar calmo e confortável onde seu pet possa se refugiar quando se sentir estressado.
- Mantenha uma rotina: como os pets prosperam com a previsibilidade, tente manter horários consistentes para alimentação, passeios e brincadeiras.
- Proporcione enriquecimento ambiental: brinquedos interativos, arranhadores e áreas para explorar ajudam a manter o pet mentalmente estimulado e distraído de fontes de estresse.
- Brincadeiras regulares: aumente a interação diária por meio de brincadeiras. Isso não só melhora a conexão entre vocês, mas também alivia a ansiedade.
- Considere feromônios: produtos que imitam feromônios naturais podem ajudar a acalmar o pet. Converse com o veterinário sobre opções adequadas.
- Consulte um profissional: se a ansiedade do seu pet persistir, é importante procurar a orientação de um veterinário ou de um especialista em comportamento animal.
Atendimento na Fisio Care Pet
Desde nossa fundação em 2010, já realizamos mais de 40.000 atendimentos em todas as nossas unidades, que estão espalhadas pela América Latina. Tratamos o seu pet de maneira personalizada, com muito conhecimento e carinho.
Todas as nossas clínicas têm esteiras aquáticas e profissionais extremamente capacitados que farão o melhor para que seu pet tenha uma boa qualidade de vida.
Agende hoje mesmo seu horário na Fisio Care Pet!