Pulgas: Pequeno Inseto, Grande Problema
As pulgas se reproduzem rapidamente, com uma fêmea colocando até 50 ovos por dia, por isso, podem ser difíceis de controlar. Os sinais de infestação incluem coceira intensa, irritação na pele e perda de pelo. Pulgas também podem causar dermatite alérgica e anemia, além de transmitir tênias caso a pulga seja ingerida.
Carrapatos: Perigos Visíveis e Invisíveis
Carrapatos são mais fáceis de ver, especialmente em áreas como orelhas e pescoço, mas nem por isso mais fáceis de controlar.
Sua infestação pode trazer coceira, irritação e lesões, e eles podem transmitir doenças graves, como a arranhadura do gato e a doença do carrapato. Em alguns casos, a saliva do carrapato pode causar paralisia.
Riscos para Humanos
Não se engane, as pulgas e os carrapatos podem afetar humanos, causando coceira, irritação e, em alguns casos, transmitindo doenças como a febre maculosa e a doença de Lyme.
Por isso, controlar infestações e proteger seus pets desses parasitas é essencial para garantir a saúde e o bem-estar de toda a família. E, para isso, prevenir é melhor do que remediar.
Como Tratar e Controlar?
- Banhos com produtos antipulgas e anticarrapatos: ajudam a manter seu animal limpo.
- Sprays ou nebulizadores para purificar a casa: as pulgas passam a maior parte de suas vidas no ambiente, e não no animal.
- Consulte um veterinário: para avaliar se seu pet precisa de medicamentos.
Dicas de Prevenção
- Use antiparasitários regularmente (coleiras, pipetas, comprimidos).
- Mantenha o ambiente limpo, sempre aspirando e lavando a cama do pet, tapetes e móveis.
- Procure pulgas e carrapatos em seu animal após passear com ele, especialmente se tiverem passado por áreas com vegetação alta.
Se você perceber sinais de infestação, não hesite e aja rapidamente para controlar as pulgas e carrapatos do modo mais eficiente possível.