Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
cortar unhas cães
Categorias:

Como Cortar Unha de Cachorro: Saiba mais!

Meu cachorro é tão lindo, mas ele está com as unhas muito grandes. Tudo o que eu queria fazer era abraçar esse adorável cachorro, mas suas unhas compridas machucam. Mas então, como vou cortar as unhas crescidas do meu pet ?

Índice

Meu cachorro é tão lindo, mas ele está com as unhas muito grandes. Tudo o que eu queria fazer era abraçar esse adorável cachorro, mas suas unhas compridas machucam. Mas então, como vou cortar as unhas crescidas do meu pet ?

Muitos pacientes caninos chegam às clínicas  com unhas compridas. Embora o corte de unha possa ser uma situação estressante tanto para o animal de estimação quanto para o dono, é um processo imperativo para manter a saúde das articulações e da coluna do seu cão, vai muito além da estética do cão. 

Entenda através desse texto como cortar as unhas do seu animal de forma segura e a real importância deste cuidado ao seu pet,confira: 

Por que é importante cortar as unhas do cachorro?

Quando as unhas dos cães ficam muito longas, isso pode causar dor e outros problemas sérios. 

Com o tempo, seu cão pode  desenvolver problemas de coluna e postura  (como sentar ou ficar de pé de forma estranha) devido à mudança frequente de peso por causa de unhas crescidas. 

 Podem até causar dificuldade para andar,  mancar ou ferimentos graves, especialmente se eles são tão longos que tocam o chão. Em geral,  unhas muito longas podem limitar os movimentos do seu cão.

Assim que as unhas do seu cão  tocarem o chão e  crescerem além da almofada da pata do seu cão , é hora de agir!

Entendendo a ligação da unha com a saúde física do animal 

Muitas condições podem ser corrigidas com soluções simples. O corte regular das unhas do seu cão é a maneira mais fácil de prevenir muitas lesões crônicas e agudas para o seu animal de estimação. Entender o porquê pode ajudá-lo a ficar por dentro disso.

As articulações são uma ligação contínua de ossos em todo o sistema esquelético no qual tudo está conectado e, portanto, tudo afeta tudo. Quando aplicado ao sistema musculoesquelético, isso é conhecido como “cadeia cinética”. O fim desta cadeia cinética em cães é a unha. À medida que as unhas dos pés alongam os ângulos em cada articulação começam a mudar ligeiramente da pata para cima em direção à coluna vertebral, causando um efeito de achatamento no pé. 

Isso cria lesão nos planos articulares, nas extremidades e, por sua vez, pode causar dores nas articulações e artrite. Isso não apenas altera o centramento (a posição mais eficiente da articulação) das articulações e potencialmente leva a alterações degenerativas, mas também se transfere para a marcha do cão. 

Quanto mais longas as unhas dos pés, mais plana a pata e menos as articulações podem ser alinhadas em sua posição ideal. Esses desequilíbrios enganam o cérebro fazendo-o pensar que o animal está sempre subindo a ladeira, criando uma alta atividade dos flexores do quadril. Isso faz com que a extremidade traseira trabalhe mais do que o necessário em uma superfície plana, e os músculos começam a compensar em todo o corpo. 

Se isso se tornar um problema crônico, com o tempo o animal formará um arqueamento para cima da região lombar (coluna lombar). Em geral, levando ao aumento da rigidez e da dor, e aumentando o risco de lesões.

As unhas dos cães são diferentes dos gatos, pois não são usadas como uma forma de defesa, mas sim como um mecanismo de preensão em movimento ao acelerar e arredondar os cantos. Cães ao ar livre que são altamente ativos ao longo do dia em diferentes superfícies mantêm o comprimento das unhas desgastando as unhas. No entanto, os cães domésticos não estão recebendo a mesma exposição a essas superfícies e, portanto, suas unhas dos pés não são lixadas naturalmente. 

Portanto, cabe a nós, como proprietários, manter as unhas no comprimento adequado. Se eu posso ouvir as unhas do meu cachorro se espalhando pelo piso, suas unhas são muito longas!

Agora que você já compreendeu um pouco da ligação das unhas do seu pet com sua coluna,membros, articulações e ossos, conheça a Rede Fisio Care Pet que é altamente capacitada em casos de ortopedia e reabilitação animal, tire suas dúvidas agora mesmo com um de nossos especialistas: 

Confira todas as unidades Fisio Care Pet disponíveis. 

 A chave número um para aparar as unhas é a segurança

O corte de unhas pode ser feito pelo seu veterinário local ou tosador. Se você preferir assumir a tarefa sozinho e tiver um filhote em suas mãos, pode ser aconselhável ter outra pessoa para ajudá-lo a manter o cão firme.

A unha deve ser cortada em um ângulo de 45 graus até o ponto em que a unha começa a dobrar para baixo. Em cães com unhas brancas você pode ver facilmente onde está localizado o rápido, decifrado pela parte rosa da unha. Cães com unhas pretas são um pouco mais desafiadores. 

A unha costuma ter uma cor cinza mais clara, e quando você chega perto do rápido ela se torna um tecido preto mais escuro. Quando você vê a cor rosa ou preta do rápido, este é o seu ponto de parada. Use apenas cortadores de unhas apropriados especificamente usados ​​para cães ao aparar as unhas. 

Outra opção, em vez de usar cortadores de unhas específicos para cães, é usar uma ferramenta Dremel com uma lixa na ponta para lixar as unhas. Esta pode ser uma abordagem mais confortável para cães sensíveis e diminui a chance de bater o rápido levando ao sangramento.

Pular esta tarefa de preparação pode causar dor ao seu cão

Cortar as unhas do seu cão é mais do que uma tarefa cosmética. Os veterinários alertam que unhas não saudáveis ​​podem causar dor e, em casos raros, causar danos irreversíveis ao cão.

A unha de um cão consiste em um rápido rosa vivo e no material externo duro chamado de concha. Cortes rápidos causam sangramento e desconforto. O corte  curto é o comprimento preferido para o bem-estar do cão e fácil manutenção.

Unhas compridas podem transformar uma pata sadia em um pé esticado e reduzir a tração, e podem causar deformações nos pés e ferir os tendões por um longo período. Elas podem fazer com que os dedos se espalhem e coloquem uma pressão desconfortável na estrutura do pé e da perna.

 Após o corte inicial da ponta da unha, corte um pouco de cada vez em uma cadência regular – cerca de uma vez por semana – e a unha recuará, tornando mais fácil manter as unhas do seu cão curtas.

O que fazer se você cortar o rápido demais

 às vezes, com unhas de cachorro crescidas, é um erro fácil. Aqui está o que fazer se você cortar o rápido:

  1. Pare o sangramento com pó hemostático (amido de milho pode funcionar em uma pitada)
  2. Então, faça uma pausa, ou até mesmo pare de vez
  3. Consulte imediatamente seu veterinário em caso de muito sangramento ou lesões importantes.

Apare e lixe a unha com rapidez, segurança e confiança

Apare as unhas em um movimento rápido e seguro e tente relaxar. Se você hesitar demais, seu cão pode perceber seu nervosismo. Por outro lado, se você se apressar, os acidentes são mais prováveis. Apare com eficiência, mas faça pausas quando necessário. E certifique-se de oferecer ao seu cão muitos elogios e guloseimas para continuar construindo uma associação positiva com os cortes de unhas.

Não se apresse e repita regularmente

Você repetirá o processo acima para cada unha. No entanto, se você é novo em aparar as unhas do seu cão, não espere cortá-las todas de uma vez! Na verdade, você pode acabar esperando alguns minutos, ou até um dia inteiro, entre as unhas.Manuseie as patas do seu cão regularmente e tente aparar as unhas uma vez por semana. 

Enquanto eles cheiram os cortadores, recompense-os com um petisco. Repita isso em várias sessões por alguns dias até que seu cão fique feliz em ver as ferramentas de corte de unhas saindo. O objetivo é gerar uma associação positiva .

Lembre-se de ser paciente. Alguns cães aprendem rapidamente que a presença da Dremel e da tosquiadeira = guloseimas. Alguns cães demoram um pouco mais para se ajustar, especialmente se já tiveram experiências ruins com ferramentas de corte de unhas no passado. Com o tempo, eles ficarão mais confortáveis.

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
30 de maio de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato