Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Como é a cirurgia de pata quebrada em cachorro?

Como é a cirurgia de pata quebrada em cachorro?

Algumas fraturas ósseas que ocorrem em cães podem ser tratadas através de um simples realinhamento ósseo e contenção dentro de um gesso ou tala. No entanto, algumas rupturas não são limpas o suficiente para simplesmente se encaixarem novamente por meio de tração e exigem cirurgia para cicatrizar adequadamente e permitir o retorno a uma qualidade de vida normal.

Índice

Em caso de dúvidas a respeito de fratura no pet e ortopedia veterinária entre em contato agora mesmo:

Atendimento whatsapp

Entenda por meio desse texto o que é e como é o reparo Cirúrgico de Fraturas, qual a melhor forma de ajudar o pet:

Algumas fraturas ósseas que ocorrem em cães podem ser tratadas através de um simples realinhamento ósseo e contenção dentro de um gesso ou tala. No entanto, algumas rupturas não são limpas o suficiente para simplesmente se encaixarem novamente por meio de tração e exigem cirurgia para cicatrizar adequadamente e permitir o retorno a uma qualidade de vida normal.

Quais as causas mais comuns de ossos quebrados?

Os cães podem quebrar os ossos de várias maneiras. Exemplos comuns incluem acidentes de carro, quedas de altura ou até mesmo brincar muito com outros cães ou pessoas. Cães com uma condição pré-existente, como um tumor ou uma doença óssea metabólica, como o raquitismo, terão ossos mais fracos, mais propensos a quebrar.

A idade do cão também é levada em consideração; animais mais velhos e mais jovens têm ossos mais fracos e são mais propensos a fraturas

Quais são os tipos mais comuns de ossos quebrados em cães?

Os ossos mais frequentemente quebrados em cães são o fêmur (osso da coxa), pelve, crânio, mandíbula e coluna. 

Procedimento de reparo cirúrgico de fratura em cães

Tal como acontece com a maioria das grandes operações, o cão terá que ser anestesiado antes que a cirurgia possa começar. O veterinário fará então uma incisão ao longo da área afetada. 

Ao fixar o osso no lugar, existem dois métodos principais que são usados ​​dependendo do tipo de fratura presente:

  • A fixação externa usa pinos para prender os fragmentos ósseos a uma barra de metal colocada na parte externa da perna – esses pinos penetram na pele, no osso e em qualquer outro tecido no caminho. Isso é mais comumente usado em fraturas complexas dos membros. 

 

  • Fixação interna por outro lado, significa que os parafusos são retidos inteiramente dentro do corpo e apenas prendem os fragmentos ósseos uns aos outros (ou a uma placa interna), em vez de perfurar a pele para fixar em um suporte externo. Isso é mais comumente usado em fraturas no tronco (especialmente na coluna) e na cabeça. 

No total, a cirurgia costuma durar entre uma e três horas, sendo as fraturas especialmente sensíveis, como as da coluna, as que demoram mais para serem reparadas.

Eficácia do reparo cirúrgico de fraturas em cães

O reparo cirúrgico de fraturas é a maneira mais eficaz de lidar com ossos quebrados em animais. 

Enquanto os humanos muitas vezes podem se contentar com uma simples tala e gesso (por causa de nossa capacidade de entender a necessidade de restringir o movimento da parte do corpo ofensiva), os animais são muito mais propensos a exigir uma solução que possa suportar um grau de força. 

 Quando a cirurgia não é acessível e uma fratura é complexa, a amputação do membro pode ser apropriada.

Recuperação de reparo cirúrgico de fratura em cães

Após a operação, o osso deve se unir e cicatrizar rapidamente. Embora esse processo seja muito mais rápido em animais mais jovens, a maioria das fraturas em cães adultos estará totalmente curada após dois a três meses. 

Quando se trata de cuidados posteriores, existem várias áreas principais que os proprietários terão que prestar atenção. 

  • Impedir que o cão mastigue ou perturbe a ferida, bandagens ou acessórios – isso é mais facilmente realizado através do uso de uma coleira e restringindo seu exercício. 

 

  • Embora o veterinário aplique e ajuste bandagens novas durante as visitas de acompanhamento, é importante que os proprietários mantenham as bandagens higiênicas para evitar infecções. 

 

  • Manter a área de convivência do cão seca e higiênica e evitar que eles peguem sujeira e bactérias do chão. 

 

  • Os analgésicos terão que ser administrados para evitar mais desconforto.

Serão necessárias visitas de acompanhamento durante todo o processo de cicatrização, pois o veterinário precisará verificar o progresso do osso e, eventualmente, remover cirurgicamente os acessórios. 

Além disso, eles provavelmente vão querer realizar fisioterapia para que o cão possa manter uma amplitude de movimento completa e não sofra lesões adicionais, uma vez que eles possam se exercitar normalmente.

Considerações sobre reparo de fratura cirúrgica em cães

Um dos principais riscos da cirurgia para fraturas em cães é a necessidade de anestesia geral durante a operação. Além disso, os donos podem querer considerar a possibilidade de que seu cão não se cure particularmente bem (especialmente se for mais velho) e pode precisar de tratamento adicional. 

Complicações como a quebra do implante e infecções podem ocorrer. Dito isto, uma solução cirúrgica para ossos quebrados geralmente é a única maneira prática de lidar com muitos tipos de fraturas ósseas.

Prevenção de reparo cirúrgico de fratura em cães

Embora não se espere que os donos monitorem seu cão constantemente para evitar acidentes que podem causar fraturas ósseas, há algumas coisas que eles podem fazer para mitigar o risco. 

Uma das maneiras mais eficazes é garantir que seu cão esteja recebendo uma dieta boa e nutritiva que criará ossos fortes e saudáveis. 

Isso é especialmente verdade no início da vida do cão, quando sua estrutura esquelética ainda está em desenvolvimento. 

Outra medida que pode ser tomada é garantir que quaisquer quedas grandes e saliências precárias em sua propriedade sejam bloqueadas. Assim como as crianças pequenas, os cães são naturalmente curiosos e deixados por conta própria podem se deparar com vários perigos em casa.

Consulte sempre o médico veterinário de confiança, em qualquer sinal de fratura ou alterações não exite em procurar ajuda veterinária. 

A rede Fisio Care Pet conta com ortopedia veterinária, profissionais aptos para encontrar o melhor tratamento e recuperação para o seu pet. Encontre a unidade Fisio Care Pet mais próxima a você. Em caso de dúvidas entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas: 

especialista fisio care

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
24 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato