Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
cachorro mordendo
Categorias: ,

Como fazer o cachorro parar de morder? Saiba mais sobre!

Índice

Os cães estão por toda parte, portanto, prevenir mordidas de cães é uma necessidade. Embora alguns cães sejam mais amigáveis que outros, qualquer cão é capaz de morder, independentemente de sua raça ou tamanho. Mesmo o cachorro mais legal pode morder ou morder quando está ferido ou com medo.

Todas as crianças e adultos devem aprender a se manter seguros perto de cães, mas é importante entender que o dono do cão é o responsável por seu comportamento. Felizmente, é possível impedir que seu cão morda alguém se você tomar as medidas adequadas. A posse responsável de cães e a educação do público são as chaves para manter todos seguros.

O texto a seguir é referente aos cães que mordem, é importante entendermos as razões e formas de evitar isso, confira:

Por que os cães mordem?

Na maioria das vezes, os cães mordem as pessoas quando se sentem ameaçados de alguma forma. É um instinto natural que ainda está presente em cães domesticados. Por isso é importante que todos que interagem com um cão entendam o que pode provocar esse comportamento agressivo.

Um cão pode morder para se defender, seu território ou um membro de sua matilha. Uma cadela também protege ferozmente seus filhotes.

  • Assustar um cão ao acordá-lo ou se aproximar de repente por trás pode provocá-lo a morder.
  • Fugir de um cachorro, mesmo durante a brincadeira, também pode provocar uma mordida. O cão pode pensar que é parte da diversão, ou fugir pode desencadear um comportamento de pastoreio ou perseguição predatória em algumas raças.
  • Um cachorro que está em uma situação de medo pode morder qualquer um que se aproxime dele. Tal situação pode ser algo tão grave quanto ser abusado ou abandonado à beira da estrada, ou pode ser algo que você percebe como comum, como um barulho alto.
  • Lesões e doenças também são motivos comuns. Se um cão não está se sentindo bem ou está com dor, ele pode nem querer ser abordado ou tocado por suas pessoas favoritas.

Mas então como parar mordidas de cachorro:

Como proprietário de um cão, você deve assumir a responsabilidade de treinar seu cão e mantê-lo sob controle o tempo todo. Você é responsável pelo comportamento do seu cão e é a primeira linha de defesa na prevenção de mordidas de cachorro. É importante que você faça o que puder para manter os outros seguros e evitar que seu cão morda:

  1. Coloque seu cão no mínimo no treinamento básico e continue a manter o programa de treinamento do seu cão ao longo de sua vida para reforçar as lições que você ensinou.
  2. Socialize seu cão. Permita que seu cão conheça e interaja com diferentes tipos de pessoas, incluindo crianças, pessoas com deficiência e idosos em circunstâncias calmas e positivas.
  3. Expor o cão regularmente a uma variedade de situações, como outros cães, barulhos altos, máquinas grandes, bicicletas ou qualquer outra coisa que possa causar medo.

Preste atenção ao seu cão e saiba quando as coisas podem estar levando à agressão. Se você não conseguir controlar a situação ou o comportamento do seu cão, talvez seja necessário removê-lo antes que as coisas saiam do controle.

Não discipline seu cão usando punição física, violenta ou agressiva. Opte pelo reforço positivo – elogios e guloseimas – antes de recorrer ao uso de aversivos, como coleiras de choque e barulhos altos, para disciplinar comportamentos indesejáveis.

  • Recompensar consistentemente seu cão pelo comportamento desejável é muito mais eficaz porque os cães visam agradar seu povo.
  • Sempre mantenha seu cão na coleira ou em uma área cercada. Conheça bem seu cão antes de soltá-lo em áreas permitidas. Mantenha seu cão sempre à vista.
  • Se você suspeitar ou souber que seu cão tem tendências medrosas ou agressivas, sempre avise os outros. Não permita que seu cão se aproxime de pessoas e outros animais, a menos que a situação seja estritamente controlada.

A rede Fisio Care Pet conta com profissionais qualificados em reabilitação animal e neurologia veterinária. Caso a agressividade do seu animal seja por uma alteração neurológica nossos profissionais podem ajudá-lo, converse com um de nossos especialistas agora mesmo:

especialista fisio care

Como interagir em segurança com um cão:

Os cães são fofos e muitas vezes amigáveis, então é fácil ficar animado quando você vê um. No entanto, um cão pode rapidamente se voltar contra alguém que não conhece.

Mesmo que você não tenha um cachorro, é importante que você e outras pessoas em sua esfera, incluindo crianças, saibam como interagir com cães e como e quando se aproximar de um.

  • Nunca tente se aproximar ou tocar em um cão desconhecido sem antes pedir permissão ao dono. Se o dono do cachorro não estiver presente, não se aproxime dele.
  • Nunca se aproxime de um cachorro que está comendo, dormindo ou cuidando de filhotes. Cães nestas situações são mais propensos a serem protetores e se assustam facilmente.
  • Não se aproxime, toque ou tente mover um cão ferido. Em vez disso, entre em contato com um profissional veterinário ou controle de animais para obter assistência.
  • Quando você encontrar um cachorro desconhecido, permita que ele venha até você. Agache-se ou vire-se para o lado. Deixe-o cheirar sua mão antes de acariciá-lo.
  • Não coloque seu rosto perto de um cachorro desconhecido; isso inclui “abraços e beijos”.
  • Se você for encurralado por um cachorro, fique parado e evite contato visual. Nunca corra ou grite. Quando o cão parar de prestar atenção em você, afaste-se lentamente.
  • Se o seu cão morder uma pessoa, é importante agir rapidamente. Primeiro, confine o cão e, em seguida, ajude imediatamente a vítima. A vítima deve lavar bem a mordida com sabão e água morna, se possível, e então procurar atendimento médico imediato.

Se você suspeitar que seu animal de estimação está doente, chame seu veterinário imediatamente. Para questões relacionadas à saúde, sempre consulte seu veterinário, pois ele examinou seu animal de estimação, conhece o histórico de saúde do animal e pode fazer as melhores recomendações para seu animal de estimação.

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
12 de junho de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato