Doenças inflamatórias intestinais em cães podem ser muito difíceis de lidar, principalmente quando não se sabe qual é, quais as causas e quais os tratamentos necessários. Aqui iremos apresentar as duas principais e mais comuns doenças, bem como seus sintomas, suas causas e seus tratamentos.
Nós da Fisio Care Pet nos preocupamos com o bem-estar de seu pet e sua família. Venha conhecer um pouco mais da gente:
Principais doenças inflamatórias intestinais em cães e seus sintomas
Doença Inflamatória Intestinal (DII):
DII é um termo que abrange a descrição de diversas condições crônicas inflamatórias que afetam o trato gastrointestinal. Essas condições envolvem inflamação crônica e recorrente do intestino, que pode afetar qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o ânus. Ela tem como principais características períodos de atividade (exacerbação) e remissão dos sintomas.
Os sintomas comuns incluem diarreia crônica, sangue nas fezes, dor abdominal, perda de peso, fadiga e febre.
Para um diagnóstico exato de DII geralmente requer uma combinação de história clínica, exames físicos, exames de imagem (como colonoscopia e endoscopia) e análises laboratoriais.
Síndrome do Intestino Irritável (SII):
A SII é um distúrbio funcional do intestino que não envolve inflamação visível ou danos nos tecidos intestinais, mas está associada a sintomas digestivos recorrentes.
Seus sintomas incluem dor abdominal, cólicas, distensão abdominal, alterações no hábito intestinal (constipação, diarréia ou ambos) e sensação de evacuação incompleta.
O diagnóstico da SII é feito com base nos sintomas do paciente e na exclusão de outras condições médicas que possam causar sintomas semelhantes.
Causas e tratamentos de doenças inflamatórias intestinais em cães
As causas e os tratamentos precisam ser diagnosticados e alinhados com um veterinário para que haja uma melhor recuperação! Aqui apresentamos as causas e os tratamentos mais comumente associados a essas doenças:
Doença Inflamatória Intestinal (DII):
Causas: A causa exata da DII canina não é totalmente compreendida, mas fatores genéticos, anormalidades do sistema imunológico, intolerâncias alimentares e desequilíbrios da microbiota intestinal podem ser apresentados como alguns dos causadores da mesma.
Tratamento: O tratamento geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar que pode incluir:
- Dieta: Alimentos hipoalergênicos ou dietas de eliminação podem ser prescritos para determinar e evitar alimentos desencadeantes.
- Medicação: Anti-inflamatórios, imunossupressores e antibióticos podem ser prescritos para controlar a inflamação e a resposta imune.
- Suplementação: Probióticos e prebióticos podem ajudar a restaurar o equilíbrio da microbiota intestinal.
- Gestão de estresse: Redução do estresse ambiental e ansiedade do cão pode beneficiar a recuperação do pet.
Síndrome do Intestino Irritável (SII):
Causas: A causa exata da SII ainda não é totalmente compreendida, mas fatores como estresse, dieta inadequada e desequilíbrio da microbiota intestinal podem causar essa síndrome.
Tratamento: O tratamento geralmente envolve gerenciamento dos sintomas e eliminação de gatilhos:
- Dieta: Alimentação balanceada com ingredientes facilmente digeríveis e evitação de alimentos desencadeantes.
- Medicação: Às vezes, medicamentos para controlar sintomas específicos, como antieméticos para vômitos ou antidiarreicos, podem ser prescritos.
- Gestão do estresse: Estratégias para reduzir o estresse do animal podem ser úteis, como exercícios regulares, brincadeiras, amor e carinho.
Apesar de serem doenças com certas similaridades nos sintomas, ambas têm causas distintas e devem ser diagnosticadas propriamente por um especialista da área para que haja um melhor manejo dos sintomas e uma recuperação eficiente!
Conheça um pouco mais sobre os resultados de nossos tratamentos de casos já reabilitados pela Fisio Care Pet