Exames na Neurorreabilitação de Animais
Assim como os humanos, os pets também têm problemas neurológicos. Um exemplo de doença que acomete o sistema nervoso é a cinomose, uma das mais graves para cães, principalmente.
Dessa forma, os exames são importantes para descrever as anomalias nervosas e localizar a lesão do paciente. Por conta disso, são a parte mais importante da avaliação clínica, normalmente realizados com o animal acordado e o dono presente.
Os exames neurológicos são fundamentais para o fechamento de diagnóstico. Confira alguns dos tipos:
Tipos de exames
Exame do estado mental
Nesse exame, avalia-se a consciência do animal, ou seja, se ele está acordado e lúcido. O estado mental pode ser normal, deprimido (letárgico), sonolento ou comatoso, ou seja, estímulos não o despertam.
Desse modo, conseguimos entender a dimensão do problema e o que ele afeta.
Exame comportamental
O comportamento é uma medida da atividade cerebral. Assim, comportamentos anormais como agressão, medo, distanciamento, e desorientação podem ser sinais de algum problema neurológico e, portanto, avaliamos conjuntamente com outros exames.
Porém, entenda que apenas mudanças comportamentais, sem qualquer outro sinal de problema no sistema nervoso, raramente indicam alguma doença neurológica.
Exames das reações posturais
Para avaliar as reações posturais, é comum fazer o animal permanecer de pé, andar ou saltar apenas sobre um par de membros. Além disso, outra reação postural importante que deve ser examinada são as noções de espaço e corpo do animal, que dizem respeito ao sistema proprioceptivo.
Assim, podemos perceber se as funções cerebrais do animal estão normais ou não.
Exame de percepção da dor
Um pequeno impulso de dor é aplicado e observa-se a reação do paciente. Geralmente, pinçamos um pedaço da pele ou fazemos pressão sobre um dos membros. Assim, conseguimos entender se o paciente sente dor, ou se há algum problema nervoso.
Neurorreabilitação no 4º Congresso Internacional
A neurorreabilitação é um dos assuntos tratados com profundidade no 4º Congresso Internacional de Fisiatria em Pequenos Animais, organizado pela Fisio Care Pet. A Dra. Ângela Martins tem mais de 30 anos de experiência na Medicina Veterinária, e fundou o Centro de Reabilitação e Regeneração Animal de Lisboa, em Portugal.
Com uma carreira notável em neurorreabilitação animal, Ângela trará uma série de cinco palestras imperdíveis para o Congresso. Portanto, garanta já sua vaga, pois são limitadas!