Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades

Fisioterapia Animal com Esteira Aquática na Mooca

Índice

A hidroterapia, tratamento baseado em modalidades aquáticas, é uma técnica que vem ganhando cada vez mais espaço nas clínicas veterinárias pela sua alta capacidade reabilitativa. A Rede Fisio Care Pet é uma das clínicas pioneiras no emprego desse tipo de tratamento, agora abrindo uma nova unidade de fisioterapia animal com esteira aquática na Mooca.

A fisioterapia animal com esteira aquática na Mooca é a nossa segunda unidade na Zona Leste, a nona unidade na cidade de São Paulo.

Fisioterapia animal com esteira aquática na Mooca: por que a hidroterapia é fundamental na recuperação dos pets?

A água como uso terapêutico tem se mostrado uma excelente via de recuperação para os pets, pois age diretamente no sistema nervoso, circulatório e térmico com diversos fins benéficos para a qualidade de vida dos animais.

A utilização da esteira aquática possibilitou o desenvolvimento de diversos métodos de reabilitação, removendo a pressão sobre os membros doloridos e do peso do animal, diminuindo a força necessária para realização de movimentos simples, outrora dificultados por patologias e lesões que limitam a mobilidade do animal.

As atividades realizadas na esteira aquática se tornaram ótimas opções para cães com membros comprometidos por cirurgias, displasia coxofemoral, síndromes, artrose, condições ortopédicas, em programas de emagrecimento canino e muitos outros.

A meia submersão de vários músculos, ligamentos, ossos e outras estruturas garantem o equilíbrio e distribuição corporal necessários para o trabalho correto dos movimentos, fornecendo benefícios diretos, sejam eles físicos (através de um fortalecimento muscular seguro), como mentais (já que agem diretamente na confiança do animal).

A diminuição da sobrecarga articular para a facilitação dos exercícios pode chegar a até 65% de redução do peso corporal do pet, dependendo da profundidade em que o pet é colocado. Com isso, trazendo benefícios nítidos no processo de recuperação, tais como:

Quais as indicações terapêuticas da esteira aquática?

A modalidade terapêutica com utilização de esteira aquática é mais indicada para casos como:

1 – Na Ortopedia: prevenção e recuperação de atrofias musculares, ruptura de ligamento cruzado e outros;

2 – Na Neurologia: patologias discais (hérnias de disco), mielopatia degenerativa, síndrome de cauda equina, traumatismo medular e outros;

3 – Emagrecimento Canino: com programas especiais de combate a obesidade;

4 – Osteoartrite: displasia de quadril, displasia de cotovelo e outros;

5 – Planejamento de condicionamento muscular e cardiorrespiratório para cães atletas.

Os diferentes tipos de terapia aquática da hidroterapia veterinária!

Existem diversos métodos de exercícios e atividades que podem ser feitos através da hidroterapia visando a recuperação precoce dos pets. As principais passam por:

1 – Caminhadas na esteira: os cães ficam com meio corpo submerso, o que ajuda no equilíbrio e agilidade do animal, fortalecendo musculatura e aumentando flexibilidade e confiança de forma gradual e saudável;

2 – Flutuação: bóias ou coletes flutuadores tiram o impacto das articulações, ajudando no grau de confiança e evolução física do animal para realizar atividades que, em outras condições, trariam muitas dores e incômodos ao pet;

3 – Natação: mesmo com finalidade recreativa, é um ótimo método quando o cão possui essa intimidade com a água, pois oferece diversão que ajuda no aumento de confiança e bem estar, assim como fornece os meios necessários para o recondicionamento físico.

Por que procurar pela Fisio Care Mooca na recuperação do seu amigo?

A Rede Fisio Care Pet é reconhecida pela experiência e qualidade no atendimento, atualmente com mais de 20.000 casos de animais reabilitados. Nossa metodologia é própria e consiste na equação: conhecimento aprofundado em ortopedia, neurologia e fisioterapia em conjunto com uma atenção metódica na excelência de nosso atendimento e respeito aos protocolos de recuperação de cada caso concreto.

Por que procurar pela fisioterapia veterinária na Mooca?

A fisioterapia tem dado um apoio importantíssimo à cirurgia ortopédica, por exemplo, muitas vezes sendo a única opção de reabilitação para alguns tipos de lesões e patologias. É o caso dos pacientes ortopédicos geriátricos, que encontram na fisioterapia um caminho único e eficiente de manutenção da saúde.

A especialidade também tem acrescido conhecimento nos programas de tratamento para patologias neurológicas, principalmente em casos que envolvem fraturas e luxações vertebrais, paralisias, hérnia de disco e outros.

Atualmente, com o crescimento do número de pets nas grandes cidades, as técnicas de reabilitação via fisioterapia veterinária também se tornaram eficazes no tratamento da obesidade canina, conseguindo traçar um programa de emagrecimento saudável e gradual, unificando métodos de combate as dores com sessões de hidroterapia via esteira aquática.

A unidade Fisio Care da Mooca está localizada na Pet Land e Dra Mei Mooca, na Av. Paes de Barros, 342. Converse com um especialista agora mesmo e venha ver como podemos traçar um programa de reabilitação perfeito para o seu amigo.

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
26 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato