A fisioterapia pet começou como uma adaptação das técnicas já utilizadas em humanos, mas existem registros de sua atuação ainda quando éramos uma sociedade primitiva. Os mais antigos datam do século XVII a.C através de informações gravadas no Papyrus Veterinarius de Kahin com diversas referências sobre os cuidados com os animais.
Atualmente é possível dizer que a fisioterapia pet já é uma realidade nos diversos programas de reabilitação animal, sendo uma técnica primordial para oferecer aos animais um programa de reabilitação realmente eficiente.
Como é feita a fisioterapia pet?
De forma geral, a fisioterapia veterinária atua em 3 frentes distintas:
- Como tratamento preventiva;
- Como tratamento de combate ao avanço/surgimento de patologias;
- Em ações pré e pós-operatórias.
Dentre as especialidades que ela atua de forma exemplar estão:
1 – Fisioterapia pet na ortopedia animal: atua como tratamento conservativo para patologias como displasia coxofemoral, tendinites, artrose, miosites, osteocondrite dissecante, luxação de patela, ruptura de ligamento cruzado, fraturas e outros;
2 – Fisioterapia pet na neurologia animal: atua com eficiência no combate de patologias como a hérnia de disco, mielopatias degenerativas, síndrome de Wobbler, injúrias de nervo periférico, doenças do sistema nervoso central, cinomose, tetraparesias e tetraparesias e outros;
3 – Outros casos: auxilia no tratamento de má formação congênita ou adquirida, contraturas, distensões e lesões musculares, injúrias atléticas, panosteíte, fraquezas e atrofias musculares secundárias e outros.
Além disso, a fisioterapia animal tem sido, através de diferentes métodos, uma ferramenta eficaz nos programas de emagrecimento.
Os planejamentos nutricionais somados à pesquisa de patologias associadas e a fisioterapia fornecem informações vitais para a estruturação de um programa de emagrecimento gradual e saudável, resgatando a qualidade de vida dos pets e ajudando no combate a progressão de diversas enfermidades relacionadas ao excesso de peso.
É importante ressaltar que os animais hiperativos, ansiosos e inquietos também encontram na fisioterapia um canal perfeito para liberar suas energias canalizadas, evitando o aparecimento de problemas importantes como apatia, carência, agressividade e latidos em excesso.
Não podemos esquecer também que as diferentes técnicas de fisioterapia são fundamentais na manutenção da qualidade de vida de cães idosos, uma vez que os métodos são fundamentais no combate de dores nas articulações, no fortalecimento muscular, no aumento da amplitude de movimentos e na melhora da micção e defecação dos pets.
Fisioterapia pet é muito cara?
Quanto custa fisioterapia para cachorro? A verdade é que o valor das sessões de fisioterapia variam bastante de acordo com diferentes fatores, desde a avaliação médica para traçar o tipo de tratamento necessário para combater a complicação, o número de aparelhos necessários para o programa de reabilitação e, claro, o tempo de cada sessão e o progresso do paciente durante o processo.
Pegando por base a rede Fisio Care Pet, o valor varia entre R$ 110,00 a R$ 230,00 (valores de Julho de 2021), que pode aumentar ou diminuir nessa margem dependendo da complexidade do tratamento e do tempo necessário para a recuperação do pet.
As sessões costumam durar entre 1h a 1h e meia, e podem variar dependendo da complexidade, como dito acima, e do número de sessões necessárias para a recuperação. A rede Fisio Care Pet costuma se utilizar do tratamento via esteira aquática (hidroterapia veterinária), pois é uma técnica que fornece uma evolução veloz de lesões musculares, paralisias, dores, problemas de articulação, mobilidade e confiança do animal.
Essa técnica costuma encurtar em até 40% o tempo do tratamento, garantindo economia e uma recuperação mais eficiente. Se compararmos um tratamento a domicílio para paralisia, por exemplo, você consegue alcançar em 12 sessões de hidroterapia o que só conseguiria com mais de 20 em casa.
Qual é a importância da fisioterapia pet?
A fisioterapia pet vêm proporcionando conforto e uma opção qualificada de recuperação para diversas enfermidades que outrora não conseguiam ser tratadas com a devida importância.
Desde uma recuperação mais veloz após uma cirurgia até animais que conseguiram voltar a andar depois de fortes traumas, as diferentes técnicas atuam de forma eficaz na conservação da musculatura, evitando novas intervenções cirúrgicas, aumentando expectativa e qualidade de vida dos pets.
Na rede Fisio Care Pet você tem um tratamento profissional
A rede Fisio Care Pet é uma das pioneiras na adaptação e desenvolvimento de diferentes métodos de reabilitação animal. São diversas unidades espalhadas pelo Brasil, desde fisioterapia veterinária em São Paulo até outros estados e interior, oferecendo sempre um programa de reabilitação adequado e comprometido com a recuperação gradual e saudável para cada caso.
Tratamos diferentes patologias e lesões ortopédicas e neurológicas através de um programa de reabilitação extremamente qualificado e eficaz.
Investimos pesado na capacitação de nossos profissionais e na aquisição de equipamentos e métodos modernos que garantam uma recuperação saudável e plena, sempre respeitando e analisando caso a caso. Trabalhamos com diferentes técnicas, desde acupuntura, hidroterapia, quiropraxia, ozonioterapia e mais.
Marque uma consulta agora mesmo
Quer fazer um orçamento e entender melhor sobre a fisioterapia pet? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você. Venha ver como podemos ajudar a resgatar a qualidade de vida do seu amigo.