Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Luxação de Patela em Pugs

Luxação de Patela em Pugs

A luxação de patela é uma condição que pode prejudicar muito a mobilidade e saúde dos pets, pois causa muito desconforto. No entanto, existem formas de tratá-la. Confira neste texto o que é a afecção, os sintomas e como curá-la por meio da fisioterapia.

Índice

A luxação de patela

A luxação acontece quando um osso se desencaixa da sua posição original. Por ser na patela, é especificamente o deslocamento das articulações do joelho do Pug. Assim, causa muita dor e seu melhor amigo pode não conseguir andar como fazia antes.

O meio mais fácil de diagnosticar a luxação de patela é por meio do apalpamento. Ou seja, o veterinário fisiatra toca nas articulações do Pug e examina se há algo fora do lugar.

A luxação tem quatro níveis de gravidade, sendo o Grau I em que a patela é deslocada com o movimento, mas volta ao seu lugar por conta própria.

A condição vai se agravando até chegar no Grau IV, em que a patela é deslocada, fica travada fora do lugar e não volta sozinha e nem com intervenção ortopédica.

Sintomas da luxação de patela em Pugs

A luxação de patela pode ser muito dolorosa, mas os cães não conseguem nos falar quando tem dor. Portanto, preste atenção nos seguintes sintomas e sinais no seu Pug:

  • Andar manco, que para e volta;
  • O pug estica a perna para trás enquanto anda;
  • Evita o apoio em uma das patas;
  • Inchaço;
  • Dificuldade de andar, correr, se levantar, etc.

É importante notar que a dor causada pela luxação pode piorar no frio. Assim, ao perceber sintomas como esses, leve seu Pug ao veterinário. 

Tratamento da luxação de patela através da fisioterapia

Se diagnosticado com antecedência, há uma possibilidade alta de reabilitação do Pug às atividades normais, que fazia antes da luxação. Mas quais são os tratamentos mais eficazes?

Um tratamento possível para a luxação de patela é a cirurgia, principalmente nos casos mais graves. Porém, há atividades que podemos realizar antes da cirurgia, que podem inclusive eliminar a necessidade da intervenção cirúrgica.

Assim, técnicas de fisioterapia veterinária são programas eficazes de reabilitação de Pugs com luxação de patela. Confira algumas:

  • Acupuntura, que controla a dor e melhora a recuperação muscular; 
  • Esteiras aquáticas para a diminuição de impacto e melhor adaptação na recuperação de movimento.

Reabilitação na Fisio Care Pet

Desde nossa fundação em 2010, já realizamos mais de 40.000 atendimentos em todas as nossas unidades, que estão espalhadas pela América Latina. Tratamos o seu pet de maneira personalizada, com muito conhecimento e carinho

Todas as nossas clínicas têm equipamentos de última geração e profissionais extremamente capacitados que farão o melhor para que seu pet tenha uma boa qualidade de vida. 

Agende hoje mesmo um atendimento na Fisio Care Pet!

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
Existem muitos tipos de fisioterapia que…
15 de outubro de 2024
A luxação de patela é uma…
14 de outubro de 2024
Adquira seu ingresso para o 4º…
14 de outubro de 2024
Você sabia que animais também podem…
13 de outubro de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato