Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Massagem para cachorro
Categorias:

Massagem para cachorro

Se você tem um amigo peludo com cabelo comprido ou encaracolado, é mais do que provável que tenha percebido o emaranhado de pelos.

Índice

A massagem pode beneficiar a saúde mental e física do seu animal de estimação. A massagem pode reduzir o estresse e a ansiedade, aumentar a circulação, diminuir a dor e fortalecer o vínculo entre você e seu cão. 

Razões para massagear seu cão

Ansiedade: A massagem pode ser útil para reduzir o estresse durante uma tempestade, um show de fogos de artifício ou qualquer situação que deixe seu animal de estimação nervoso e inquieto.

Artrite: O ato de massagear suavemente pode aumentar a circulação nos músculos e nas articulações doloridas. A pressão suave de suas mãos faz com que os tecidos se contraiam e aumente o fluxo sanguíneo local. Tome cuidado para não pressionar com muita força e pare se seu animal de estimação se encolher, se afastar, beliscar ou rosnar.

Pré-Atividade: Assim como os atletas humanos, os cães podem se beneficiar de um aquecimento pré-treino. Uma massagem suave estimula a circulação; aumenta o suprimento de sangue para as articulações, músculos e nervos; e pode até ajudar a prevenir lesões e dores pós-treino.

Pós-atividade: idade, esforço excessivo, muita inatividade e lesões anteriores podem levar à rigidez e dor pós-exercício. A massagem pode ajudar a aliviar um pouco desse desconforto.

Como massagear seu cão

Massagem em uma hora tranquila do dia. Faça isso durante um momento em que você e seu cão já estão em um estado relaxado, como no final do dia após o jantar. Isso tornará mais fácil para o seu cão relaxar sob seu toque.

Não massageie seu cão quando ele estiver excitado por algum motivo ou outro; é melhor esperar até que ele já esteja bem calmo.

Não massageie logo após uma sessão de exercícios; dê-lhe meia hora ou mais para descansar primeiro.

Não massageie seu cão se ele não estiver se sentindo bem; simples carícias servirão, mas ele pode não estar a fim de ser massageado.

Comece com carícias suaves. Acaricie seu cão nos lugares que você sabe que ele mais gosta. Isso o ajudará a se acalmar e relaxar o suficiente para aproveitar a massagem. 

Acaricie-o na cabeça, barriga, costas e outros pontos usando movimentos suaves. Deixe seu cão sentar, deitar ou ficar em uma posição confortável. 

Tenha um comportamento calmo e relaxado e fale com seu cão em tons suaves para ajudá-lo a se desestressar.

Massageie o pescoço do cão. Use as pontas dos dedos para fazer um movimento circular logo abaixo da cabeça. Aplique uma leve pressão, mas não tanto que deixe seu cão desconfortável. Se você tem um cachorro pequeno, use movimentos menores. Para um cão maior, use movimentos maiores. Não pressione o corpo do seu cão com tanta força que ele recue. 

Trabalhe para baixo do pescoço e entre os ombros. Este é geralmente o local favorito do cão, porque é um dos únicos lugares que ele não consegue alcançar, então passe mais tempo lá.

Massageie as costas do seu cão. Use pequenos movimentos circulares com os dedos em ambos os lados da coluna.

Finalize com as patas. Massageie suavemente, você pode esticar as patas do cão para ajudar a aliviar a rigidez articular do cão.

Monitoramento

É importante monitorar a linguagem corporal do seu cão. Um cachorro que está gostando da massagem se alongará ou se apoiará em suas mãos e ficará calmo a ponto de adormecer.

Por outro lado, se seu cão está desconfortável pare a massagem e dê algum espaço ao seu animal de estimação. O objetivo de uma massagem é ajudar seu cão a se sentir feliz e relaxado, então não faça se ele não gostar. Se esse for o caso ele pode apresentar o seguinte comportamento: enrijecimento quando você passa de simples carícias para massagem, rosnando, mordendo em sua mão, fugindo

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
30 de maio de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato