Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Meu cachorro não consegue andar, o que devo fazer?

Meu cachorro não consegue andar, o que devo fazer?

Índice

Conheça os sintomas, causas, diagnósticos e tratamento eficaz para a reabilitação de cães paralisados

A paralisia canina pode acontecer por diferentes motivos, desde casos que envolvem os nervos, discos degenerativos, infecções bacterianas, virais e outras. Quando o cachorro não consegue andar é preciso analisar todas as suas condições, circunstâncias que o fizeram perder os movimentos e quais os tratamentos assertivos para combater essa paralisia.

Sintomas mais comuns 

Os sintomas não costumam indicar com eficiência qual a enfermidade que possa estar causando a paralisia, por isso a importância de diagnóstico profissional, mas é possível notar sintomas como a incapacidade de controlar a urina e defecação , como também a incapacidade em mover as quatro patas (tetraplegia), somente as patas traseiras (paraplegia), até dificuldade com as patas traseiras se mantendo com as patas dianteiras (paresia).

Como é feito o diagnóstico profissional para cães com paralisia?

O médico veterinário irá realizar diversos exames levando em consideração um histórico fiel e completo da saúde do animal, utilizando ferramentas como o raio-x, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Além disso, o profissional irá analisar os sintomas e quando começaram, assim como possíveis acidentes que possam ter agravado ou criado o quadro de paralisia (como cinomose, lesões e traumas), buscando o melhor diagnóstico para que as estratégias de planejamento para o tratamento sejam capazes de resgatar a qualidade de vida do pet.

Quais são as causas mais comuns de paralisia em cães?

Pode-se dizer que a paralisia em cães tem, dentre as causas mais comuns, patologias como: mielopatia degenerativa, hérnias de disco, meningomielite, discoespondilite, polineurite, tumores na medula ou coluna vertebral, embolia aórtica, embolia fibrocartilaginosa, lesões na coluna vertebral ou malformação da coluna vertebral, hipotireoidismo e outros.

Como melhorar a vida de cães com paralisia permanente?

Muitos cães ficam com paralisia permanente por causa de atropelamentos, alterações na coluna ou até agravamento de doenças. Sua dor e sua vida podem melhorar utilizando-se de cadeiras de rodas para cães, podendo também servir como um equipamento temporário para recuperação, mas que de qualquer forma irá dar mobilidade ao pet paralisado contribuindo para a manutenção de sua qualidade de vida. Tome muito cuidado com o tempo e qualidade da cadeira de rodas, pois muitas vezes, elas podem causar mais prejuízo do que ajudar a vida de um cão paralisado.

A fisioterapia veterinária como importante aliada no desafio de combater a paralisia canina

É comum que, em muitos casos de perda de movimento gradual, o animal passe tanto tempo evitando determinados movimentos que, para não sentir mais dor, deixa de apoiar uma pata e até se acostuma com o andar arrastado.

O intuito da reabilitação animal através da fisioterapia veterinária é fazer o pet se sentir bem, movimentando as partes afetadas quando estimulado, mesmo que involuntariamente.

Hoje é possível afirmar que a fisioterapia veterinária tem grande parcela de importância na recuperação de lesões e doenças que afetam a capacidade de mobilidade dos cães, ajudando em casos pré e pós-operatórios, no fortalecimento muscular, no alívio de dor e no reestabelecimento das funções normais do pet, aumentando sua expectativa e qualidade de vida.

Diversas patologias ortopédicas, neurológicas e programas de emagrecimento são especialidades da fisioterapia veterinária, seja como técnica essencial de recuperação quanto como tratamento complementar.

Dentre as patologias tratáveis podemos elencar temas como: displasia coxofemoral, hérnias de disco, osteoartroses, luxação patelar, ruptura de ligamento, doenças endócrinas e outras.

Dentre os métodos mais utilizados, podemos destacar a: hidroterapia (uso de esteira aquática), acupuntura e quiropraxia. O objetivo é adequar o tratamento para cada pet para que ele se sinta bem e possa realizar os exercícios em um ambiente assertivo de recuperação.

Por isso, é sempre aconselhável que a fisioterapia veterinária seja acompanhada por profissionais que saibam compreender a saúde física atual do pet e como evoluir de maneira gradual.

Conte com a Fisio Care Pet para ajudar na reabilitação do seu cão 

Apostamos sempre na capacitação de profissionais atualizados com os principais tratamentos de reabilitação. Assim também acontece no investimento em equipamentos de ponta que oferecem aos pets diferentes técnicas e soluções de tratamentos fisioterápicos.

A rede Fisio Care Pet está apta com profissionais capacitados para tratar condições como estas apresentadas no texto acima, converse com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça nossas unidades: 

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
27 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato