Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Mielopatia Degenerativa em Cães: o que é e como tratar?

Mielopatia Degenerativa em Cães: o que é e como tratar?

A mielopatia degenerativa é uma doença neurológica que normalmente afeta cães de grande porte. Para não restar dúvidas, confira este texto com informações sobre a doença, os sintomas e as formas de tratamento.

Índice

A mielopatia degenerativa em cães

A mielopatia é uma doença que afeta o sistema nervoso, ou seja, o sistema que realiza todas as conexões do cérebro com o resto do corpo.

A doença compromete principalmente os quadris e as patas traseiras. Sendo assim, tem início na medula espinhal e se espalha até chegar na lombar.

Entre as raças mais afetadas pela doença estão o pastor alemão, o boxer e o husky siberiano, mas pode acontecer em qualquer cão. Além disso, não ocorre apenas em cachorros, pode se desenvolver em gatos, humanos e bovinos também.

A mielopatia degenerativa é considerada uma doença da velhice, ou seja, normalmente se manifesta em cães mais idosos. Porém, a causa da doença está associada a uma alteração genética e deficiências metabólicas, o que significa que o cão já nasce com a doença, mas só a desenvolve quando idoso.

Sintomas da mielopatia degenerativa em cães

Os sintomas da mielopatia degenerativa não são específicos a ela. Dessa maneira, é necessário não apenas se atentar aos sintomas, como também realizar exames clínicos e laboratoriais para o diagnóstico correto da doença.

Porém, leve seu cão ao veterinário se perceber qualquer um dos seguintes sinais:

  • Movimentos involuntários;
  • Falta de reflexos comuns (como desviar de um objeto);
  • Falta de equilíbrio e de coordenação;
  • Perda da noção espacial;
  • Paralisia parcial ou total.

Pode ser muito preocupante ver seu melhor amigo com sintomas como esses. No entanto, existem alguns cuidados paliativos que podem melhorar a qualidade de vida do seu cãozinho. 

O papel da fisioterapia em casos de mielopatia degenerativa

A fisioterapia veterinária se mostra eficaz em casos de paralisia ou paraplegia. Exercícios terapêuticos na esteira de hidroterapia, por exemplo, ajudam a fortalecer o músculo do animal sem causar impacto negativo.

Além disso, a terapia com células-tronco é promissora na recuperação de funções neurológicas. Outra opção de tratamento é a eletroterapia, que usa correntes elétricas para aliviar as dores e estimular os nervos.

Fisioterapia na Fisio Care Pet

Desde nossa fundação em 2010, já realizamos mais de 40.000 atendimentos em todas as nossas unidades, que estão espalhadas pela América Latina. Tratamos o seu pet de maneira personalizada, com muito conhecimento e carinho

Todas as nossas clínicas têm equipamentos de última geração e profissionais extremamente capacitados que farão o melhor para que seu pet tenha uma boa qualidade de vida. 

Agende hoje mesmo um atendimento na Fisio Care Pet!

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
Você já ouviu falar na síndrome…
15 de outubro de 2024
Existem muitos tipos de fisioterapia que…
15 de outubro de 2024
A luxação de patela é uma…
14 de outubro de 2024
Adquira seu ingresso para o 4º…
14 de outubro de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato