Neurologia Veterinária – Patologias Tratáveis

Neurologia Veterinária – Patologias Tratáveis

Neurologia veterinária: compreenda como é possível recuperar a qualidade de vida do seu pet. Conheça as técnicas de fisioterapia veterinária e sua eficácia

A neurologia veterinária estuda e analisa todo o sistema nervoso dos pets, desde cérebro, cerebelo, medula espinhal, tronco encefálico e sistema nervoso periférico (desde raízes nervosas, nervos e junções neuromusculares), realizando avaliações profissionais e indicando os tratamentos mais adequados para cada patologia.

As avaliações feitas através de especialistas em neurologia veterinária trazem benefícios para a qualidade de vida dos pets, indicando tratamentos ou soluções (como cirurgias) que possam oferecer aos pets a possibilidade de manter uma vida saudável, mesmo com alguma complicação neurológica.

A manifestação de doenças neurológicas no dia a dia dos nossos pets

Cães e gatos costumam ter uma vida bastante ativa e, mesmo sendo possuidores de habilidades bem acuradas, ainda assim, estão propensos a lesões, acidentes e problemas congênitos que eventualmente possam impactar o pleno funcionamento do sistema nervoso e, consequentemente, da qualidade de vida que possuía.

As doenças neurológicas em animais podem se manifestar de diferentes maneiras, desde alterações de comportamento, andar sem rumo, compulsivo ou até em círculos, até tendência a quedas, movimentos involuntários dos olhos (nistagmo), crises epilépticas (convulsões), cegueira, tremores, desequilíbrios, fraqueza muscular, atrofia de músculos na cabeça e até mesmo paralisia (de um ou mais membros).

As manifestações clínicas se remetem apenas ao local do sistema nervoso que está lesionado, ou seja, no local em que o funcionamento não é o mais correto. Para cada uma dessas manifestações clínicas é possível encontrar diferentes causas. Por esse motivo, a participação ativa de um neurologista veterinário é extremamente importante para o rápido e assertivo diagnóstico e direcionamento do melhor tratamento.

Os resultados positivos da união da neurologia veterinária e a fisioterapia para animais

A unificação da fisioterapia veterinária e a neurologia oferecem cada vez mais soluções adequadas para reabilitação de pets acometidos por doenças neurológicas.

As diferentes técnicas de fisioterapia veterinária auxiliam positivamente em pontos cruciais de recuperação, desde fortalecimento muscular, mobilidade, confiança, diminuição progressiva de dores e incômodos, recuperação articular e, principalmente, recuperação de qualidade de vida.

Métodos como a hidroterapia (uso de esteira aquática para recuperação sem o impacto do solo), quiropraxia, acupuntura veterinária e outros, ajudam diretamente na recuperação de pets com patologias neurológicas, seja aquele sem necessidade de cirurgia até pets em fase pós-operatória. Confira algumas patologias neurológicas tratáveis pela fisioterapia veterinária:

1 – Hérnia de Disco;
2 – Síndrome de Wobbler;
3 – Cauda Equina;
4 – Mielopatia Degenerativa;
5 – Embolia Fibrocartilaginosa;
6 – Fraturas e Luxações;
7 – Paralisias Flácidas.

Conte sempre com profissionais capacitados e empresas que mostrem resultados e métodos adequados para o seu amigo

A Rede Fisio Care Pet atua com experiência no diagnóstico e tratamento de animais com patologias neurológicas, ortopédicas e com programas de reabilitação para pets acima do peso.

Investimos forte em capacitação profissional e equipamentos de ponta para atender cada paciente da melhor forma, traçando programas adequados para cada caso concreto, respeitando os limites físicos e psicológicos de cada animal, buscando sempre sua evolução para uma vida mais saudável e feliz.

Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você ou preencha o formulário de agendamento abaixo e marque agora mesmo uma consulta. Dê ao seu pet a oportunidade de recuperação com técnicas profissionais de reabilitação animal.

Agende uma Consulta