Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Palavra chave

O que fazer quando o cachorro com dor não quer andar

Você sabe que precisa passear com seu cachorro regularmente. Não apenas para se divertirem, mas também por conta do exercício. Mas, O que acontece quando seu melhor amigo decide que não quer andar?

Índice

Você sabe que precisa passear com seu cachorro regularmente. Não apenas para se divertirem, mas também por conta do exercício. Mas, O que acontece quando seu melhor amigo decide que não quer andar?

A resposta depende do motivo pelo qual seu animal de estimação pode não querer passear com você. Quanto mais cedo você puder descobrir o que está acontecendo, mais fácil será resolver o problema. Considere estas razões pelas quais seu cão pode não querer passear:

Ele está com dor

Se o seu cachorro está sofrendo de dor no joelho, dor nas costas ou patas machucadas, ele pode não querer andar muito. Se você suspeitar que seu cão está ferido ou com dor, procure tratamento médico imediatamente. Procure sinais de que seu filhote não está colocando peso em todos os pés, está mancando ou qualquer outro sinal de desconforto físico.

Depois que o problema for diagnosticado, seu veterinário pode pedir que você limite as caminhadas a apenas uma pequena pausa no banheiro ou mostre alguns exercícios corretivos para ajudar seu animal de estimação a se curar. Siga as instruções cuidadosamente para que seu animal de estimação possa voltar a passear com você o mais rápido possível.

 Eles não querem sair

Se esse problema parece surgir apenas quando é hora de ir para o parque ou sair para passear na chuva, seu filhote pode estar tentando lhe dizer que ele não quer ir! 

Se for esse o caso, você pode ver seu filhote deitar ou fugir de você. Se eles ainda estão fora da coleira no parque de cães e você está tentando pegar a coleira e ir para casa. Isso pode ser complicado. 

Eles estão desconfortáveis

Uma razão pela qual seu cachorro pode não querer andar é que ele está fisicamente desconfortável. Comece verificando o ajuste de sua coleira.Algo está beliscando seu animal de estimação? Certifique-se de que a mobilidade do seu cão não seja limitada. Verifique se eles estão ajustados corretamente e se seu filhote está confortável.

Pode haver um problema de conforto ou problema de saúde que está fazendo com que seu cão pare de andar, como:

  1. Quadris, costas e músculos doloridos causam dor, e isso pode fazer com que seu cão pare de andar. Verifique com seu veterinário se você suspeitar disso.
  2. Dores de crescimento . Se você tem um cão de raça grande, jovem e de crescimento rápido, isso é muito provável.
  3. Desconforto físico: Cães que estão muito quentes, muito frios, que têm uma unha ferida ou uma almofada da pata queimada pelo asfalto quente ou neve e gelo param nas caminhadas.

Razões médicas

Antes de começar a se preocupar com qualquer treinamento de cães ou problemas comportamentais, leve-o para um veterinário.

Tenha em mente que os cães são mestres quando se trata de esconder a dor.

Dor ou trauma devem ser considerados ainda mais seriamente se acontecerem do nada.

Um exame minucioso do corpo do seu cão é a maneira mais fácil de garantir que não haja feridas ou objetos estranhos presos em suas patas.

Se o seu cachorro não anda emparelhado com uma marcha que não é tão suave como de costume ou se ele está mancando , isso é outra dica.

Um cão mais velho pode sentir dores ortopédicas de doenças como artrite e não quer andar devido ao desconforto que isso lhe causa.

Não force seu cão a continuar andando, a menos que você tenha claramente descartado quaisquer problemas médicos.

Devo forçar meu cachorro a andar se ele não quiser? 

Não arraste um cachorro que não vai andar com você. Isso pode ser perigoso para eles e, se já estiverem sofrendo uma lesão, pode prejudicá-los ainda mais. 

Se eles não estão se movendo por medo ou teimosia, arrastá-los pode causar uma lesão e também causará sofrimento emocional. A única vez que você deve arrastar ou puxar seu cão é se estiver em perigo iminente, como quando pode ser atropelado por um carro ou cair de uma borda.

Faça uma pausa e reserve um momento para se recompor. Se você esperar pacientemente e seu cão eventualmente começar a se mexer, recompense-o com um petisco ou uma palavra tranquilizadora. Pode levar mais tempo para chegar em casa do que você gostaria, mas você chegará lá.

 Na pior das hipóteses: se o seu cão for pequeno o suficiente para ser pego confortavelmente e você tiver pouco tempo, você pode pegá-lo e carregá-lo para casa – mas não deve confiar em fazer isso.

Se você suspeitar que algo está acontecendo fisicamente com seu cão, marque uma consulta com seu veterinário. Eles podem verificar se o seu cão está tendo algum problema no joelho ou no quadril, ou está lidando com outras doenças que podem tornar a caminhada menos divertida para eles.

Se você mora em uma cidade, você pode querer investir em botas de cachorro para garantir que o pavimento não queime seus pés ou vidro ou sal não machuque suas patas.

Algumas condições comuns que podem prejudicar a mobilidade do seu cão

É desconcertante quando você percebe que seu cão tem dificuldade para andar ou ficar em pé . Se você não tiver certeza do que fazer ou se seu cão estiver com dificuldades, não hesite em entrar em contato com seu veterinário.

Algumas das causas mais comuns de claudicação e dificuldade para andar em cães incluem:

Artrite

A osteoartrite é um problema de saúde comum em cães, especialmente em cães grandes e de ossos pesados ​​ou em cães idosos (embora a artrite possa se desenvolver em cães ainda mais jovens). A osteoartrite pode afetar qualquer articulação, causando dor e desconforto. Afeta mais comumente cães no quadril, cotovelo, ombro, punho, joelho (articulação do joelho nas patas traseiras), jarrete e coluna. A artrite em qualquer uma dessas articulações pode dificultar a caminhada do seu cão.

Você notará o cão mancando ou se movendo com uma marcha anormal. Seu cão pode não estar disposto ou mesmo incapaz de se levantar de uma posição propensa. Esses sintomas podem ser repentinos e o resultado do enrijecimento do cão após o esforço excessivo, da mesma forma que você pode sentir no dia seguinte ao exercício pesado.

O diagnóstico de artrite requer um exame veterinário e, provavelmente, radiografias das articulações doloridas. Você também pode precisar analisar o fluido articular do cão ou fazer outros testes para descartar outras condições de doença.

O tratamento para a artrite consiste em medicamentos caninos prescritos para aliviar os sintomas . Seu veterinário pode fornecer conselhos sobre como você pode ajudar seu cão em casa e pode recomendar outros tratamentos adequados à condição do seu cão.

Lesão em uma pata, perna ou costas

Se o seu cão está andando, mas não quer colocar o peso em uma das pernas, você deve suspeitar de uma lesão. Inspecione cuidadosamente as patas do cão em busca de lascas, cortes, bolhas, unhas danificadas ou qualquer sinal de lesão. Às vezes, as patas de um cão ficaram queimadas por superfícies excessivamente quentes ou ásperas do pavimento ou feridas por geada ou gelo. Nesses casos, o cão pode simplesmente sentar e se recusar a se mover (chamado de “plantar”), ou o cão pode se mover com uma marcha muito anormal, tentando evitar a dor nas patas.

Se você descartar uma lesão nas patas do cão, a lesão pode ser mais alta na perna. Se o seu cão o tolerar, apalpe suavemente ao redor da perna e tente detectar inchaço ou calor incomum para localizar a fonte do problema. Quando você toca uma área dolorida, seu cão pode reagir se afastando de você, lambendo excessivamente a área, mordendo ou ganindo.

Dependendo da lesão, seu cão pode precisar de exame e tratamento pelo seu veterinário. Se você suspeitar de uma lesão nas costas, um exame pelo seu veterinário é apropriado.

Síndrome de Wobbler

A síndrome de Wobbler é uma condição que faz com que um cão de qualquer idade tenha uma marcha instável. É o resultado da compressão da medula espinhal causada pelo estreitamento do canal vertebral, ou por um disco rompido no pescoço. Cães de raças grandes são mais propensos a desenvolver a doença , e deve-se tomar cuidado para evitar o crescimento rápido nessas raças para minimizar o risco de desenvolvimento.

Com a síndrome de “wobblers”, as vértebras do cão ficam mal formadas durante o desenvolvimento ou são incapazes de se unir adequadamente. Causa não apenas problemas de marcha, mas desconforto moderado a grave.

Os sintomas da síndrome de wobbler são progressivos à medida que o cão envelhece, embora em casos raros, o início dos sintomas seja súbito. Seu veterinário pode diagnosticar a condição e prescrever o tratamento adequado, embora não haja cura para isso.

Lesão da medula espinal

Uma lesão na medula espinhal do seu cão é extremamente grave. Um sinal de lesão na medula espinhal é que seu cão não consegue se levantar ou andar. É uma emergência com risco de vida, e você precisa levar seu cão a um veterinário o mais rápido possível.

A rede Fisio Care Pet está apta com profissionais capacitados para tratar condições como estas apresentadas no texto acima, converse com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça nossas unidades: 

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
3 de maio de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato