Seu cachorro é parte de sua família e você não quer que nada aconteça com ele. Infelizmente, doenças e lesões podem ocorrer em cães assim como em humanos, mesmo quando você é muito cuidadoso com seu amigo peludo.
Ossos quebrados são apenas um dos muitos problemas que podem afligir os cães e, infelizmente, são mais comuns do que você imagina.
FIQUE CALMO
Seu cão está com medo e com dor, você precisa ficar calmo o suficiente para lidar com a situação até que seu cão seja levado e tratado pelo veterinário.
SINAIS
Note se seu cachorro fica chorando ou latindo quando parte de seu corpo é tocada, se há um inchaço inexplicável no corpo do seu cachorro ou se ele se recusa a andar em uma determinada perna, ele pode ter um osso quebrado.
O QUE FAZER?
Leve imediatamente para o veterinário de emergência. Se você acha que seu cão quebrou um osso, ele precisará ser avaliado e tratado por um profissional imediatamente. Anote o máximo de informações que puder lembrar sobre a causa do osso quebrado. Foi uma queda? Seu cachorro foi atingido por algo?
Não tente mexer no osso e não tente colocar cremes, pomadas ou sprays na lesão. Seu veterinário vai lidar com tudo isso. Se você tentar fazer isso, seu cão pode ficar mais agitado e pior a situação.
O QUE O VETERINÁRIO DE EMERGÊNCIA VAI FAZER
O veterinário avaliará seu cão e a extensão de seus ferimentos. Com base em muitos fatores, o veterinário irá sugerir o reparo do osso, a fixação do osso ou, em casos muito graves, a amputação do membro.
Muito provavelmente, seu cão precisará de radiografias da área lesionada para avaliar o tipo e a extensão da fratura. Eles também podem precisar ser sedados e/ou receber controle da dor para fazer isso.
Seu cão precisará de uma série de medicamentos, incluindo medicamentos anti-inflamatórios, controle da dor, antibióticos e muito mais. Isso ajudará na cicatrização da ferida e também evitará infecções durante todo o processo.
Fisioterapia
A fisioterapia é usada para ajudar a prevenir quaisquer efeitos secundários indesejados, como o desgaste muscular. Também ajuda a acostumar o animal a se movimentar e usar o membro corretamente. Pode ajudar também a garantir um retorno precoce à função normal da perna, auxiliar no controle da dor e prevenir complicações.
A reabilitação não é um processo único. Os pacientes costumam ter várias sessões de reabilitação por semana. O cronograma escolhido varia muito em função do tipo de fratura; o método de correção; e o tipo de paciente com o qual estamos lidando. Nos primeiros dias, são feitos movimentos passivos da perna. À medida que o membro começa a cicatrizar e o paciente começa a usá-lo novamente, os exercícios progridem em intensidade e duração, como bolas de equilíbrio, cinesioterapia e a hidroesteira, também serão usados. Outras modalidades, como terapia a laser ou massagem, podem ser usadas para auxiliar o processo de cicatrização e manter o paciente o mais confortável possível.
O objetivo não é apenas manter o tônus e a força dos músculos da perna enquanto o cão não pode se exercitar normalmente, mas também dar a ele confiança para usar o membro novamente. Além de proporcionar algum enriquecimento no que de outra forma pode ser um longo e frustrante período de confinamento. Dependendo do intervalo e de quão bem a cicatrização progride, a reabilitação pode levar de 6 a 8 semanas, até vários meses de terapia.
TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE UM OSSO DE CÃO QUEBRADO
Depois que o osso do seu cão for reparado, ele precisará de muito tempo para se recuperar. Ela será ajustada para um gesso e potencialmente precisará de fisioterapia para voltar ao normal.
Seu cão não deve correr, pular ou brincar até que esteja curado. No entanto, ela deve ser caminhada e exercitada suavemente de acordo com as recomendações do veterinário ou fisioterapeuta.
Seu veterinário também pode instruí-lo a colocar compressas frias na lesão do cão ou oferecer regularmente uma massagem suave. Se o seu veterinário lhe disser para fazer essas coisas, certifique-se de acompanhá-las. No entanto, se você não for instruído a experimentar esses tratamentos pelo seu veterinário, é melhor deixar o osso curar por conta própria sem intervenção.
Provavelmente levará alguns meses para o osso do seu cão cicatrizar. Dependendo da gravidade da lesão, ela pode remover o gesso antes disso ou pode precisar deixá-lo por mais tempo.
Com o gesso, seu cão provavelmente também precisará de um cone para evitar que ele lamba ou mastigue o gesso. Embora isso possa deixá-la infeliz, é fundamental evitar danos ao gesso.