Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
cachorro coceira Causas Tratamento
Categorias: ,

Por que meu cachorro está com tanta coceira? Possíveis Causas e Tratamento

Você sabe que precisa passear com seu cachorro regularmente. Não apenas para se divertirem, mas também por conta do exercício. Mas, O que acontece quando seu melhor amigo decide que não quer andar?

Índice

Há muitas razões pelas quais seu cão pode estar com coceira. Embora o arranhão ocasional possa ser normal para os cães, o coçar frequente pode indicar uma condição médica que pode piorar com o tempo.

De acordo com uma pesquisa dos Estados Unidos de 2021 sobre dados de seguros para animais de estimação, pelo décimo ano consecutivo, a dermatite alérgica foi a principal razão pela qual os cães foram levados ao veterinário. Essa condição pode fazer com que seu cão mostre sinais de coceira alérgica, como arranhões frequentes, infecções recorrentes no ouvido e alterações na pele.

Possíveis causas para a coceira na pele do cão

Então, o que está por trás da coceira na pele do seu cão? Pode ser causada por uma condição médica chamada dermatite alérgica (alergias da pele). Isso significa que o corpo do seu cão reage exageradamente a um alérgeno no ambiente ou na comida, o que os faz sentir coceira. Existem vários culpados em potencial:

1. Pulgas

Picadas de pulgas podem criar áreas extremamente pruriginosas em seu cão. Eles podem ser encontrados em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas patas traseiras, na base da cauda e na extremidade traseira. Só porque você não vê pulgas em seu cão não significa que elas não estejam lá – lembre-se de que uma mordida de uma única pulga pode causar uma coceira alérgica em seu cão.

2. Ambiental

Seu cão pode ser alérgico a gatilhos ambientais, como pólen, esporos de mofo ou ácaros. Os alérgenos ambientais podem causar coceira alérgica durante certas estações ou mesmo durante todo o ano. Cães com alergias ambientais costumam mostrar sinais de coceira alérgica ao redor do rosto, barriga e patas. 

3. Comida

A coceira do seu cão pode ser causada por uma alergia alimentar. Alguns cães são alérgicos a ingredientes comuns de alimentos para cães, como carne bovina, frango e laticínios. Alergias alimentares em cães podem levar a sinais de coceira alérgica ao redor das patas, rosto, axilas e barriga. 

 

A dermatite alérgica pode deixar seu cão desconfortável. Também pode levar a problemas de saúde secundários se houver atraso no tratamento. Quando um cão lambe ou coça uma área excessivamente, pode levar a infecções e feridas na pele. Estes podem causar alterações como perda de pelo, odor corporal e inflamação. As infecções e feridas graves na pele podem até ser dolorosas para o seu cão.

Como tratar a coceira na pele do seu cão?

Quando você percebe essas mudanças na pele do seu cão, pode ser tentador tentar um tratamento sem receita ou remédio caseiro. No entanto, usar uma solução caseira pode não aliviar a coceira alérgica do seu cão. As seguintes opções de tratamento estão comumente disponíveis e podem oferecer algum alívio da coceira alérgica, mas sempre consulte seu médico veterinário.

1. Shampoos

Tratamentos com shampoos podem dar alívio a coceira, mas só proporcionam alívio temporário. Os sinais de coceira alérgica podem voltar, porque a causa raiz não foi tratada

2. Anti-histamínicos

Embora os estudos tenham mostrado que os anti-histamínicos podem aliviar bem as alergias em humanos, os anti-histamínicos são menos úteis no alívio da coceira alérgica em muitos cães, foi demonstrado que podem ter pouco ou nenhum efeito no alívio da coceira alérgica de muitos cães, de acordo com as diretrizes do Comitê Internacional de Doenças Alérgicas de Animais.

3. Esteróides de prescrição

Os esteróides prescritos por um veterinário podem ser eficazes na redução da coceira alérgica em cães, mas podem causar efeitos colaterais, como o aumento da micção, sede e ganho de peso e problemas endócrinos. Consulte sempre seu médico veterinário

 

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
28 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato