Sabemos que o tempo de socorro faz toda a diferença, pois pode evitar sequelas e até mesmo salvar a vida do seu pet. Por isso, leia a seguir sobre possíveis perigos e o que fazer caso aconteçam.
Como apartar brigas entre animais
Primeiramente, nunca tente separar uma briga entre dois animais usando as mãos ou qualquer outra parte do seu corpo. Os animais têm instintos muito intensos e, durante uma briga, eles podem ser aflorados e você pode acabar se machucando.
Briga entre cães ou de cães com gatos
Jogue um balde de água fria. Assim, você aparta o confronto e acalma os animais.
Briga apenas entre gatos
Bata palmas, tampas de panela ou grite. O importante é fazer muito barulho, pois isso dispersa os animais.
Primeiros socorros em feridas superficiais
Feridas superficiais são pequenos cortes e arranhões que não sejam na boca, no nariz ou nos olhos. Desse modo, o cuidado é feito lavando com água, sabão neutro e iodo antisséptico.
Atenção: não aplique pomadas caseiras e nem creme dental, por exemplo, pois podem grudar ainda mais no ferimento e dificultar a limpeza.
Como cuidar do seu pet em casos de fratura
As fraturas acontecem quando um osso é quebrado, podendo ser expostas (o osso fica exposto) e não expostas.
Portanto, assim como para nós humanos, fraturar um osso é muito doloroso. Por isso, limpe a região com muito cuidado, cubra com uma toalha limpa e leve seu pet para uma clínica veterinária o mais rápido possível. Lá, ele será examinado e receberá os cuidados necessários para que o osso se cure da maneira correta.
Como agir em caso de afogamento
Alguns animais são ótimos nadadores, mas outros têm medo de água ou podem não conseguir sair da piscina por qualquer motivo. Por isso, aja rapidamente.
Se seu animalzinho se afogar, depois de retirá-lo da água você deve erguê-lo pelas patas traseiras e sacudi-lo para que a água saia do pulmão.
Kit de emergência e primeiros socorros
Listamos alguns itens indispensáveis em emergências, que podem ser usados quando o perigo for grande ou pequeno. São eles:
- Gaze;
- Esparadrapo e tesoura;
- Ataduras;
- Desinfectantes e soro fisiológico;
- Sabonete e iodo antisséptico;
- Água oxigenada;
- Carvão ativado;
- Antiparasitários.
Como a Fisio Care Pet pode ajudar o seu animal de estimação?
Ao prestar primeiros socorros, podemos acabar machucando nosso pet de alguma maneira. Por exemplo, ao erguer um cachorro que se afogou, podemos acidentalmente deslocar um osso.
Na Fisio Care Pet você encontra uma infraestrutura completa para atender casos de ortopedia com agendamento prévio. Nossos profissionais são qualificados e extremamente apaixonados pelo que fazem. E, caso você precise, também estamos aptos a indicar hospitais veterinários que oferecem o melhor atendimento emergencial.
Clique no símbolo abaixo e agende uma consulta na Fisio Care Pet mais próxima.