Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Categorias:

Quais as Melhores Raças de Cachorro para Apartamento?

Índice

  • A Rede Fisio Care Pet é a melhor rede de centros de reabilitação do Brasil e este texto é meramente informativo aos donos de pets, atuamos apenas com ortopedia, neurologia, ozonioterapia, fisioterapia e acupuntura veterinária.

Quais as melhores raças de cachorro para apartamento?

Morar em apartamento nem sempre é uma escolha de quem ama pets, mas essa condição não impede os tutores de contar com a companhia de um bichinho de estimação. O fato é que muitas raças não são adequadas para viver em espaços limitados, e isso pode fazer com que pets com muita energia desenvolvam distúrbios psicológicos como hiperatividade, estresse, irritabilidade altíssima e outros.

Nesse artigo, a rede Fisio Care Pet separou uma lista para você saber quais as melhores raças de cachorro para apartamento. Confira:

12 melhores raças de cachorro para apartamento

Existem muitas raças de cachorro para apartamento que se adaptam com tranquilidade a qualquer lugar. Na nossa lista, separamos raças que não necessitam tanto de passeios frequentes, com perfil bastante sociável e dócil. Vamos lá?

1 – Shih Tzu:

Os cães da raça Shih-Tzu são muito ativos, atentos e dóceis. É considerada uma raça relativamente independente, porém, muito carinhosa com sua família.

Apesar do temperamento variar de cão para cão, a maioria deles tende a ser receptivo e calmo. Por essa natureza essencialmente amigável, é comum que sejam mais tolerantes com crianças, outros pets e pessoas estranhas, tendo facilidade para criar novos laços de amizade.

Apesar disso, é uma raça que necessita de uma vida ativa e de socialização precoce, pois o desequilíbrio em sua rotina pode torná-lo excessivamente carente e destrutivo.

Há uma lenda que define o Shih Tzu como um símbolo de um amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante do Tibet). Diante da impossibilidade dessa união, o casal resolveu cruzar um legítimo representante da china (o Pequinês) com um legítimo representante do Tibet (o Lhasa Apso). O intuito era simbolizar tudo o que há de melhor nas duas raças, culturas e amor entre os dois povos.

2 – Jack Russel:

É aquele cão com cara e jeitinho de cachorro levado, daqueles que chegam pra mudar completamente o ambiente da casa. Apesar de muito adaptável, é um cão que normalmente tem uma condição física invejável, o que lhe proporciona uma energia grande que precisa ser bem gasta.

É da família dos “terriers”, palavra de origem no latim e significa terra. Essa definição surgiu pela perícia desse tipo de cão em caçar e matar roedores, animais considerados pragas e pequenos mamíferos, podendo até cavar profundamente a terra para encontrá-los.

Se quer um cachorro de apartamento e está pensando em adotar um Jack Russel, saiba que vai ganhar uma nova vida ao seu lar, com correria para todos os lados. Para quem tem um quintal para se aventurar com segurança, essa opção é uma ótima pedida!

Mas lembre-se, é um cão muito adaptável à vida em apartamento, mas isso não significa vida sedentária. Eles precisam de bastante atenção, atividades externas, exercícios, brincadeiras e disciplina.

3 – Dachshund:

Também chamado de salsichinha, os cães da raça Dachshund são muito companheiros, ativos e inteligentes. Entretanto, podem se tornar bastante teimosos, territoriais e com humor que varia bastante.

Podem ser encontrados em três opções de tamanho (Kaninchen, Miniatura e Padrão) ou pelagem (pelo curto, pelo duro e pelo longo).

É uma raça que adora se divertir, normalmente caçando ou farejando algo (costumam se dar muito bem com brincadeiras com bolas). Adoram a presença de pessoas e não costumam se dar muito bem com a solidão.

4 – Yorkshire Terrier:

É considerada uma das melhores raças de cães para apartamento, pois é muito adaptável para a vida em pouco espaço e não necessita de grandes atenções no que se refere a atividade física.

Por outro lado, é um cão que necessita cuidados extras com os pelos, com escovação frequentes, tosa e banhos semanais.

O American Kennel Club reconheceu a raça Yorkshire Terrier (Yorkshire como uma homenagem ao condado de York e Terrier por conta de seu extinto caçador).

Possui o status de “cão da realeza”, pois é uma das raças mais conhecidas adotadas pela rainha Vitória do Reino Unido, que iniciou a criação de um Yorkshire de estimação, vestindo-o igual a ela, visto constantemente em sua companhia em diversas ocasiões.

5 – Maltês:

Trata-se de um cão inteligente, dócil e brincalhão. Com muita gentileza e aparência delicada, pode enganar muita gente. Isso porque é um cão cheio de energia e, não à toa, quando bem adestrado, compete com outros cães de terapia e de competição de agility, tracking e obediência.

É um cão que se adapta facilmente ao estilo de vida do tutor. Porém, sua linda pelagem branca e macia exige cuidados com escovação, tosa e banho regulares.

6 – Lulu da Pomerânia:

Lulu da Pomerânia, ou Spitz Alemão, tem como principal característica sua fácil socialização e fidelidade ao tutor.

É muito afetuoso e não é considerado um cão agressivo, mas pode ser bastante receoso com desconhecidos em um primeiro momento. No Brasil, ela já foi bastante popular, mas desapareceu por algumas décadas e agora está voltando com força.

São cães que adoram caminhar, apesar do tamanho, e podem sofrer quando ficam sozinhos, sendo melhor recomendado uma família que passa mais tempo em casa.

7 – Schnauzer:

O Schnauzer miniatura é uma excelente escolha para tutores que moram em espaços pequenos, pois é uma raça de porte pequeno, companheiros e dóceis. Além disso, é reconhecido por se relacionar muito bem com crianças e atividades em família.

É uma raça que adora brincar, além de ser um excelente cão de guarda e ótimo companheiro para todos à sua volta. Portanto, costuma ser bastante ativo e resistente, sendo ideal que realize atividades físicas sempre que possível.

8 – Chihuahua:

Poucos cães de pequeno porte podem se comparar ao Chihuahua, pois, apesar de suas reduzidas dimensões, é um cão de natureza forte unindo as características de um pet de luxo com toda a graça e travessura dos terriers.

São muito alegres, atenciosos e se apegam muito fácil ao tutor. É uma ótima opção de cachorro para pessoas que vivem em apartamentos, pois é uma raça que dispensa longos passeios e caminhadas.

Como cão de guarda costuma estar sempre alerta, valente, capaz de enfrentar cães bem maiores do que ele. Costuma ser muito afetuoso com seu dono mas dificilmente tolera desconhecidos com facilidade, latindo furiosamente, muitas vezes alarmando ante o menor movimento suspeito.

Esse temperamento faz com que o Chihuahua necessite de uma socialização precoce como item essencial para equilibrar essa característica protetora. É um pet sensível, portanto, o ambiente e temperamento imposto em sua rotina podem influenciar seu comportamento durante a fase adulta.

9 – Pug:

O Pug é uma raça considerada calma, dócil, que dificilmente late à toa e que adora ficar no colo e perto de sua família.

É um cão equilibrado, disposto, charmoso e extremamente inteligente. Apesar de pequeno, tem uma personalidade forte, obstinado, mas raramente agressivo.

É uma raça ideal para família e crianças, sendo uma excelente companhia, sendo capaz de acompanhar brincadeiras sem grandes riscos ao seu físico.

10 – Lhasa Apso:

Essencialmente alegre, cheio de segurança, corajoso e leal, o Lhasa Apso é um cão de apuradíssima audição, sendo capaz de perceber barulhos das mais longas distâncias, alertando ao menor sinal de perigo.

Trata-se de um cão carinhoso mas de temperamento forte e independente. Não costuma ser agressivo, mas é completamente comum mostrar indiferença com pessoas estranhas em seu convívio.

É uma raça que necessita de socialização precoce, exercícios físicos e disciplina, pois a vida não regrada e saudável pode despertar comportamentos excessivamente carentes ou até mesmo destrutivos.

11 – Bulldog Inglês:

O Bulldog Inglês é o típico cão que adora um sofá e ficar perto da família. São fortes, baixinhos e muito dóceis, com um temperamento calmo e, por vezes, atrapalhado.

Apesar da aparência um pouco espalhafatosa, é um cão jovial, cômico e muito amável. Adora agradar, apesar da teimosia! É um cão que se dá muito bem com outros animais domésticos, mas que pode ser um pouco encrenqueiro com outros cães.

É teimoso e tem dificuldade em aprender comandos, por isso vai exigir de seu tutor uma perseverança ímpar para seguir comandos e manter-se equilibrado.

Não é um cão de grandes aventuras, então não espere que ele corra grandes distâncias ou pule grandes obstáculos. Quase todos chiam e roncam, por vezes babam. Os cuidados com o pelo são mínimos, mas as dobras do rosto (marca característica dessa raça) devem ser limpas todos os dias.

12 – Poodle:

O Poodle tem como maior atributo o reconhecimento de sua inteligência e longevidade, o que explica um pouco sobre sua popularidade no Brasil e no mundo. É uma das poucas raças que possui quatro portes: grande, médio, anão e toy.

É um cão com energia para dar e vender. Porém, se não utilizá-la adequadamente, pode se tornar um cão muito ansioso e estressado. Por isso, precisam de muitos exercícios e atividades, inclusive os de porte toy.

Embora cada variação de porte possa apresentar um ritmo diferente, é um cão de temperamento alegre, divertido, aventureiro e bastante fiel.

Como escolher o melhor cachorro para apartamento?

Assim como as raças de cães para apartamento possuem características diferentes, nossas vidas também diferem umas das outras, o que implica na análise de alguns fatores a serem considerados ao escolher um cachorro para apartamento.

Para te ajudar nessa jornada, a rede Fisio Care Pet separou alguns itens para você se atentar:

  • Escolha um tamanho de cão levando em consideração sua área de instalação. Por exemplo, para apartamentos bem pequenos, não dê preferência a cães que exigem muita atividade.
  • Avalie o seu estilo de vida e temperamento, pois cães agitado exigem mais atenção e atividade física regular, o que pode te estressar e também gerar uma rotina ruim ao pet.
  • Avalie o tempo que você terá para dedicar ao pet, pois nem sempre os gastos serão financeiros, com comida, remédios, etc… mas também emocionais.
  • Se tem crianças em casa, atente-se ao temperamento do animal e possíveis alergias à pelos, para não adotar uma raça com uma pelagem grande.
  • Avalie também o temperamento do pet, principalmente no sentido dos latidos. Algumas raças como Chihuahua e Poodle costumam ser muito latidores, o que pode incomodar os vizinhos e sua própria rotina.

É importante ressaltar que todas as raças de cães para apartamento citadas podem não precisar de muitos exercícios ou atividades, mas todas necessitam de passeios por pelo menos 2 a 3 vezes na semana.

Isso ajuda a manter sua saúde, evitar a obesidade, problemas na articulação, coração e psicológicos (como estresse, ansiedade e depressão).

Caso necessite de ajuda, a rede Fisio Care Pet é especializada no melhor diagnóstico, planejamento e execução de tratamentos para diversas patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e em programas de emagrecimento canino.

Agora que já sabe quais as melhores raças de cachorro para apartamento e o que levar em consideração antes de adquirir um bichinho de estimação, é hora de fazer o planejamento e escolher com consciência!

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
25 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato