Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Como Controlar Pulgas e Carrapatos?
Categorias:

Quais são as doenças pet no inverno? Tem como prevenir?

Assim como os humanos, os animais são propensos a adoecer nos meses frios de inverno. Abaixo estão algumas das doenças mais comuns, o que você pode fazer para evitá-las e o melhor curso de tratamento, caso sejam inevitáveis.

Índice

Assim como nós humanos, os animais estão propensos a adoecer nos meses frios de inverno. Confira algumas das doenças mais comuns, o que você pode fazer para evitá-las e o melhor tratamento, caso sejam inevitáveis. Nós da Fisio Care Pet estamos aqui para te ajudar! Fale conosco: 

Doenças afetam seu pet no inverno

Artrose 

É uma inflamação crônica e dor nas articulações causada por uma articulação instável faz com que os ossos ao redor se movam anormalmente. Com o tempo, isso corrói a cartilagem , o que significa que os ossos se esfregam contra os ossos, levando a inflamação e dor.

Prevenção:

Certifique-se de que seu AUmigo mantém um peso saudável, mantenha consultas regulares com o veterinário e considere conversar com ele sobre uma dieta terapêutica

Sintomas:

Mancando, andando devagar, dificuldade para subir e descer escadas, e no caso de gatos, dificuldade para entrar e sair da caixa de areia e escovar-se excessivamente.

Os sintomas podem piorar com a chegada do frio e, principalmente, em climas mais úmidos. Cães com osteoartrose sofrem mais no outono e inverno e, como resultado, medidas adicionais precisam ser tomadas durante essas estações para aliviar a dor.

Tosse dos canis

É uma infecção respiratória altamente contagiosa, ocasionada por bactérias ou vírus. A melhor forma de prevenção é a quarentena de animais de estimação com a tosse dos canis, perguntar sempre ao veterinário sobre a vacina e considerar cuidados com seu cão.

Sintomas

Tosse tipo buzina, espirros, coriza e secreção ocular.

Isso não quer dizer que você deva viver com medo de que seu animal fique doente.  Assim como tomamos medidas de precaução com nossa própria saúde, devemos tomar as mesmas precauções com nossos queridos animais de estimação.

Gripe e Pneumonia

Gripe e pneumonia geralmente afetam cães idosos e filhotes jovens. Podem afetar  qualquer cão que tenha passado muito tempo na chuva ou na neve. Causada por bactérias ou vírus, além de baixa imunidade. 

Sintomas:

Tosse seca ou úmida, nariz escorrendo, espirros, tosse com sangue, febre, olhos lacrimejantes, infecção de ouvido, redução de ingestão alimentar.

Se você descobrir que seu animal está sofrendo com esses sintomas, você deve cobri-lo com um cobertor quente e levá-lo ao veterinário para tratamento.

À medida que as temperaturas continuam caindo, é importante lembrar que seu cão ou gato pode sofrer com temperaturas congelantes, gelo e neve, ou condições virais e bacterianas que geralmente acompanham a estação fria.

 Deixar seu animalzinho no frio por longos períodos pode causar doenças graves, além de lesões. Se você suspeitar que seu pet está doente ou ferido devido ao frio lá fora, leve-o imediatamente ao Hospital Veterinário.

Displasia coxofemoral

A displasia do quadril é uma condição de frouxidão anormal da articulação. Essa frouxidão estica os tecidos ao redor da mesma, causando inflamação, dor e claudicação nos membros posteriores. Com o tempo, à medida que a condição progride, pode levar à osteoartrite secundária.  A causa é multifatorial: acredita-se que genética, dieta, influência hormonal e fatores ambientais contribuem para o seu desenvolvimento. Embora a displasia geralmente afeta raças grandes, também pode ocorrer em cães de todas as raças e tamanhos, e até mesmo em gatos.

Sintomas:

Seu animal de estimação pode sentir mais desconforto durante o inverno, uma vez que as temperaturas caíram e pode apresentar mais sintomas ou piora se tiver sido diagnosticado com displasia.

O efeito que o frio tem nas articulações

 A maioria das pessoas com osteoartrite crônica dirá que notam mudanças em seus níveis de dor e rigidez quando o tempo fica úmido e frio. Algumas pessoas até descobrem que podem prever as mudanças climáticas à medida que suas articulações começam a doer.

 À medida que as noites escurecem e o tempo piora, a maioria descobre que exercitamos menos nossos cães. Isso pode ser prejudicial para aqueles com artrite. Também é possível que os nervos sejam mais sensíveis às mudanças, causando aumento da dor.

Durante o tempo frio, os cães sofrem muito mais com a doença articular, há muitos pacientes lutando com sua mobilidade e até experimentando episódios de dor. 

 Embora nem sempre possamos prevenir doenças articulares, há coisas que podemos fazer para auxiliar a gerenciá-las quando isso afeta a qualidade de vida do nosso cão. Continue lendo para saber como você pode ajudar a manter seu cão saudável e feliz quando a temperatura cair.

Cuidados no frio para pets

 Felizmente, há muitas coisas que podemos fazer para apoiar nossos amados animais de estimação durante o tempo frio.

Oferecer suplementos diários

Para cuidados com as articulações, ingredientes como a Glucosamina ajudam a minimizar a dor clínica e evitam a quebra da cartilagem, garantindo que haja uma ‘almofada’ para as articulações cada vez que elas se movem.  

Mantendo nossos cães aquecidos

Sempre que possível, é importante mantermos nossos cães aquecidos. Camas e tapetes aquecidos são uma ferramenta útil.

 Exercício consistente

Fique com uma caminhada de duração moderada uma ou duas vezes por dia diariamente. 

Considere exercícios alternativos

A natação é uma excelente forma de exercício, pois é de baixo impacto e queima muitas calorias. Além disso, os cães tendem a adorar! Evite corpos de água frios no inverno, em vez disso, vá para a piscina aquecida para cães local.

As camas ortopédicas

São uma ótima compra, especialmente para cães mais velhos que passam mais tempo dormindo. O ‘colchão’ firme é mais fácil para eles se levantarem e mantém seu esqueleto bem apoiado.

Outros possíveis problemas para pets no inverno: 

Hipotermia

A hipotermia faz com que os níveis de temperatura corporal fiquem baixos quando um cão passa muito tempo em um ambiente frio, ou quando um cão ou gato com problemas de saúde fica exposto a temperaturas frias. Cães com diabetes e doenças cardíacas estão sujeitos a hipotermia em condições de frio.

 Os sintomas de hipotermia incluem:

 Tremor, Fraqueza, Letargia, Inquietação, Ritmo cardíaco devagar, respiração lenta,pulso fraco, letargia ou depressão, perda de consciência. 

Queimadura por frio

 Ocorre quando o corpo de um cão fica muito frio e tira sangue das extremidades para o centro do corpo para manter a temperatura corporal segura. As patas, cauda e orelhas do animal podem esfriar o suficiente para formar cristais de gelo nos tecidos. A formulação desses cristais pode levar a danos nos tecidos.

 Se você suspeitar que seu animal de estimação está com congelamento, leve-o para um ambiente quente e aplique água morna em todas as áreas afetadas para derreter os cristais de gelo e restaurar a circulação sanguínea. Não massageie as áreas congeladas, pois isso pode causar muita dor. Quando o cão se aquece, você pode envolvê-lo em cobertores quentes e levar até o hospital veterinário mais próximo. 

Dicas para cuidados de cachorros no inverno

 Mesmo quem não sofre com as articulações precisa de um apoio extra no inverno.  

 Para raças de pelo curto e pele fina, como Whippets e Greyhounds, um casaco de inverno é obrigatório. Eles fornecem isolamento muito necessário, bem como uma barreira contra a chuva. Quando se trata de cães com pelagem grossa, como Huskies e Akitas, os casacos não são necessários.   

 Você pode ter visto alguns cães andando com botinhas de inverno nos pés. Estes podem ser úteis para evitar que a neve fique presa entre os dedos dos pés e para manter as almofadas quentes e secas. Eles são úteis se andar em clima muito severo por longos períodos.

Os Especialistas Veterinários reconhecem que cães e gatos encontram lesões ortopédicas, dificuldades incapacitantes e doenças que podem afetar suas vidas.

A rede Fisio Care Pet tem anos de experiência no tratamento de problemas complexos que podem surgir em seus animais de estimação, conheça nossas unidades disponíveis e converse com um de nossos especialistas agora mesmo:

Dicas extras para cuidar do pet no frio

Aqui estão algumas dicas para manter seu animal de estimação seguro e confortável durante o inverno.

  • Conheça seus limites.
  • Mantenha seus animais de estimação em casa.
  • Reduza a frequência dos banhos.
  • Não depile muito o seu cão.
  • Considere um suéter para cães de pelo curto.
  • Agende uma consulta veterinária se o seu cão apresentar algum dos  sintomas das doenças citadas.

Conheça a Fisio Care Pet 

A Fisio Care Pet é uma rede de centros de reabilitação animal reconhecida por sua excelência e pioneirismo na área da fisioterapia veterinária. Com diversas unidades espalhadas pelo Brasil, a Fisio Care Pet se destaca por oferecer tratamentos especializados e personalizados para pets com diversas condições, como:

  • Lesões ortopédicas: fraturas, luxações, rupturas de ligamentos, etc.
  • Doenças neurológicas: hérnia de disco, mielopatia, etc.
  • Problemas ortopédicos: displasia coxofemoral, artrose, etc.
  • Reabilitação pós-cirúrgica: auxilia na recuperação mais rápida e completa após procedimentos cirúrgicos.

Fale conosco! 

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
A Fisio Care Pet já tem…
18 de setembro de 2024
Apesar de 85% das franquias conseguirem…
17 de setembro de 2024
Se você nunca ouviu falar em…
16 de setembro de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato