Quanto Custa Fisioterapia para Cachorro? Média de Valores

Quanto Custa Fisioterapia para Cachorro? Média de Valores

Afinal, quanto custa fisioterapia para cachorro? A verdade é que o valor das sessões de fisioterapia variam bastante de acordo com diferentes fatores, desde a avaliação médica para traçar o tipo de tratamento necessário para combater a complicação, o número de aparelhos necessários para o programa de reabilitação e, claro, o tempo de cada sessão e o progresso do paciente durante o processo.

Neste artigo, iremos traçar uma média do valor das sessões de fisioterapia veterinária, os tipos de tratamento que a fisioterapia engloba, as técnicas mais eficientes e modernas, assim como elucidar a importância da especialidade na recuperação de diversas lesões e doenças caninas.

Quanto custa fisioterapia para cachorro em média?

É importante ressaltar novamente que nenhuma clínica pode determinar o valor do tratamento de um cão sem a devida avaliação e diagnóstico. Pegando por base a rede Fisio Care Pet, uma das maiores redes de clínicas de reabilitação animal da América Latina, o valor varia entre R$ 110,00 a R$ 190,00, que pode aumentar ou diminuir nessa margem dependendo da complexidade do tratamento e do tempo necessário para a recuperação do pet.

As sessões costumam durar entre 1h a 1h e meia, e podem variar dependendo da complexidade, como dito acima, e do número de sessões necessárias para a recuperação. A rede Fisio Care Pet costuma se utilizar do tratamento via esteira aquática (hidroterapia veterinária), pois é uma técnica que fornece uma evolução veloz de lesões musculares, paralisias, dores, problemas de articulação, mobilidade e confiança do animal.

Essa técnica costuma encurtar em até 40% o tempo do tratamento, garantindo economia e uma recuperação mais eficiente. Se compararmos um tratamento a domicílio para paralisia, por exemplo, você consegue alcançar em 12 sessões de hidroterapia o que só conseguiria com mais de 20 em casa.

Qual as lesões e doenças que a fisioterapia é capaz de combater?

As clínicas de reabilitação animal via fisioterapia são indicadas para praticamente todas as enfermidades ortopédicas e neurológicas, desde casos de displasia coxofemoral, hérnias de disco, traumas, fraturas, luxação patelar, artrose, ruptura de ligamento cruzado, bem como no controle da obesidade e manutenção do condicionamento físico do pet. Como dito anteriormente, para saber quanto custa fisioterapia para cachorro e a condição do seu pet é preciso que haja uma avaliação prévia profissional.

A fisioterapia animal é uma especialidade da medicina veterinária e se utiliza de diferentes técnicas para o tratamento e reabilitação de animais, proporcionando avanços importantes e significativos na recuperação de cães, gatos, equinos e animais exóticos. É através dela que conseguimos manter ou desenvolver a autonomia funcional dos pets, gerando mais saúde e qualidade de vida.

Nesses termos, é possível dizer que a fisioterapia tem como principais objetivos:

  • Prevenir patologias;
  • Acelerar o ritmo de recuperação de lesões;
  • Promover alívio da dor;
  • Melhorar os processos de cicatrização;
  • Corrigir diferentes problemas posturais;
  • Promover ou manter o condicionamento físico dos pets;
  • Acompanhar e tratar animais obesos e idosos;
  • Proporcionar maior qualidade de vida.

Qual é a importância da fisioterapia na recuperação animal?

A fisioterapia veterinária vêm proporcionando conforto e uma opção qualificada de recuperação para diversas enfermidades que outrora não conseguiam ser tratadas com a devida importância.

Desde uma recuperação mais veloz após uma cirurgia até animais que conseguiram voltar a andar depois de fortes traumas, as diferentes técnicas atuam de forma eficaz na conservação da musculatura, evitando novas intervenções cirúrgicas, aumentando expectativa e qualidade de vida dos pets.

Atualmente, além de indicada para casos onde se necessita de terapias conservativas, a fisioterapia também tem atuado em diferentes processos pré e pós-operatórios, atuando de forma essencial para que os animais acometidos por lesões e diferentes patologias tenham meios para se recuperar de forma gradual e saudável.

Quais as técnicas de fisioterapia mais eficientes?

Diferentes métodos de aplicação da fisioterapia são utilizados nos programas de reabilitação, cada uma indicada para um determinado tratamento, pois possuem particularidades que as diferenciam umas das outras. Dentre as mais utilizadas e eficientes é possível listar:

1 – Eletroterapia: se utiliza de correntes elétricas para o tratamento de dores, aliviando seus efeitos e ajudando no fortalecimento dos músculos de pets que perderam massa muscular por problemas neurológicos como paralisia ou até ortopédicos que passaram por procedimentos cirúrgicos.

2 – Cinesioterapia: nessa técnica são utilizadas bolas, pistas de obstáculos e pranchas de equilíbrio que auxiliam na realização de movimentos. É indicada para tratamento de diferentes problemas ortopédicos e neurológicos, e consiste na realização de diferentes exercícios terapêuticos e alongamentos que auxiliam na reabilitação animal.

3 – Acupuntura: muito procurada atualmente, a acupuntura veterinária visa o alívio das dores e o aumento do equilíbrio muscular dos pacientes utilizando agulhas em pontos estratégicos. Pode ser um grande aliado na reabilitação do seu pet.

4 – Ultrassom: auxilia no reparo dos tecidos e também ajuda em processos anti-inflamatórios, sendo muito utilizada após cirurgias ortopédicas. Também pode ser utilizado no tratamento de processos inflamatórios de articulações como a artrose.

5 – Massoterapia: utiliza a massagem como forma de diminuição da tensão nos músculos, quebrando o ciclo contínuo de dor, aumentando a circulação de sangue na região massageada, auxiliando a oxigenação e aumento da drenagem linfática e venosa. Ajuda também na liberação de nódulos nos músculos que causam dor e desconforto aos pets, sendo um excelente tratamento relaxante que libera endorfinas, aumentando a sensação de bem-estar.

6 – Ozonioterapia: utilização de gás ozônio como agente terapêutico com ação bactericida e bacteriostática, produzindo reações com os tecidos corporais, liberando oxigênio às células diminuindo o processo inflamatório, aumentando vascularização local e contribuindo para a diminuição de dores.

7 – Hidroterapia: uma das mais completas opções de tratamento dentro da fisioterapia veterinária e talvez um dos métodos que mais produz resultados nos processos de reabilitação. Consiste na utilização da água como forma de terapia, principalmente com o uso de esteiras aquáticas.

A hidroterapia veterinária promove diversos efeitos positivos na vida dos pets, fisiológicos e psicológicos. A redução do peso do animal e, consequentemente, no impacto de cada movimento fornece mais confiança, relaxamento muscular, aumento da circulação, mobilidade e fortalecimento muscular.

É muito indicada para diversos tratamentos de patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e mais. Seus resultados mais positivos estão nos programas de emagrecimento canino, no combate ao avanço da displasia coxofemoral e no tratamento da hérnia de disco, entre outros.

Na rede Fisio Care Pet você tem um tratamento profissional

A rede Fisio Care Pet é uma das pioneiras na adaptação e desenvolvimento de diferentes métodos de reabilitação animal. São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, desde fisioterapia veterinária em São Paulo até outros estados e interior, oferecendo sempre um programa de reabilitação adequado e comprometido com a recuperação gradual e saudável para cada caso.

Tratamos diferentes patologias e lesões ortopédicas e neurológicas através de um programa de reabilitação extremamente qualificado e eficaz. As principais patologias tratáveis na Fisio Care incluem: displasia coxofemoral, hérnia de disco, ruptura de ligamento cruzado, lesões, traumas, fraturas, artrose e outros.

Investimos pesado na capacitação de nossos profissionais e na aquisição de equipamentos e métodos modernos que garantam uma recuperação saudável e plena, sempre respeitando e analisando caso a caso. Trabalhamos com diferentes técnicas, desde acupuntura, hidroterapia, quiropraxia, ozonioterapia e mais.

Marque uma consulta agora mesmo

Quer fazer um orçamento de quanto custa a fisioterapia para cachorro? Preencha o formulário de agendamento ou entre em contato através da unidade Fisio Care mais próxima de você. Venha ver como podemos ajudar a resgatar a qualidade de vida do seu amigo.