Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades
Saiba qual é a frequência de troca de pelos do cão e o que fazer nesse momento
Categorias:

Saiba qual é a frequência de troca de pelos do cão e o que fazer nesse momento

Índice

A frequência que um cão troca de pêlo varia muito da raça e de alguns outros fatores como: idade, saúde, genética e ambiente. Num contexto geral, a maior parte dos cães trocam de pelos de maneira sazonal duas vezes ao ano, como um processo natural do corpo de adaptação às mudanças de temperatura. Nessas épocas é bastante comum uma maior perda de pelos. 

Existem raças que soltam mais ou menos pelos?

Existem certas raças, como os Huskies Siberianos, que tendem a soltar mais pelos durante essas trocas de pelagem sazonais por conta da sua natureza de se adaptar aos climas frios. Por outro lado, raças como o Poodle têm um ciclo de crescimento de pelos mais lento e podem perder menos pelos ao longo do ano.

Além das trocas de pelagem sazonais, os cães também podem perder pelos regularmente ao longo do ano, embora em menor quantidade. A frequência dessa perda de pelo vai depender da raça, do comprimento e tipo de pelagem, além de fatores individuais.

 

Nós da Fisio Care Pet nos preocupamos com o bem-estar da sua família! Venha conhecer um pouco do nosso trabalho: 

Quais os períodos com mais troca de pelos em cães?

A troca sazonal de pelagem dos cães geralmente ocorre durante as estações de transição, como primavera e outono. Existem algumas razões para isso, sendo elas: 

  • Primavera: Durante a primavera, os dias ficam mais longos e as temperaturas começam a subir. Isso sinaliza para o corpo do cão que é hora de trocar a pelagem de inverno por uma mais leve, adequada para o clima mais quente. O pelo de inverno, geralmente mais denso e espesso, é substituído por uma pelagem mais curta e menos densa.
  • Outono: Da mesma forma, no outono, quando as temperaturas começam a cair e os dias ficam mais curtos, os cães começam a se preparar para o inverno trocando sua pelagem de verão por uma mais grossa e isolante para mantê-los aquecidos nos meses frios.

Essas trocas de pelagem fazem parte do ciclo natural do pelo do cão e tem grande influência de fatores como a quantidade de luz solar, temperatura e hormônios. Durante esses períodos, é comum que os cães percam mais pelos do que o habitual, e as famílias podem precisar aumentar a frequência de escovação para ajudar a remover o excesso de pelos soltos e evitar a formação de emaranhados e nós.

O que fazer para manejar a troca de pelos em cães?

Para um melhor manejo da troca de pelos em cães e uma minimização da quantidade de pelos soltos em sua casa durante esses momentos de troca, você pode seguir essas dicas: 

  • Escovação regular: Escovar regularmente seu aumigo, e, se possível, diariamente, durante os períodos de troca de pelagem com uma escova adequada ao tipo de pelagem do seu cão para remover os pelos soltos e ajudar a evitar a formação de emaranhados e nós.
  • Banho: Dar banho em seu cão com uma frequência adequada ao tipo de pelagem e às necessidades individuais dele. O banho pode ajudar a remover os pelos soltos e a manter a pele e a pelagem saudáveis. Use um shampoo suave formulado para cães para evitar ressecar a pele.
  • Alimentação saudável: Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é essencial para a saúde da pele e da pelagem do seu cão. Certifique-se de alimentá-lo com uma ração de qualidade que atenda às suas necessidades nutricionais específicas.
  • Suplementos: Em alguns casos, suplementos nutricionais, como ácidos graxos, ômega-3 e ômega-6, podem ajudar a promover uma pele e uma pelagem saudáveis. Consulte o veterinário do seu cão antes de iniciar qualquer suplementação.
  • Ambiente: Mantenha o ambiente limpo e livre de pelos soltos.
  • Consulte um profissional: Se você notar uma perda excessiva de pelos, pele seca, coceira persistente ou outros problemas relacionados à pele e à pelagem do seu cão, consulte um veterinário. Esses sintomas podem indicar problemas de saúde subjacentes que precisam ser tratados adequadamente.

Ao seguir essas dicas e manter uma rotina de cuidados adequada, você pode ajudar a minimizar a quantidade de pelos soltos em sua casa e manter a pele e a pelagem do seu cão saudáveis e bonitas.

Conheça um pouco mais sobre os resultados de nossos tratamentos de casos já reabilitados pela Fisio Care Pet

Agende já uma avaliação para o seu melhor amigo, vem para a Fisio Care Pet!  converse com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça nossas unidades: 

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
18 de maio de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato