Pesquisar
Close this search box.
Blog Fisio Care pet
fique por dentro das novidades

Sequelas de Cinomose: Saiba tudo sobre!

Uma das doenças mais comuns que podem afetar um cão é a cinomose.Essa doença faz com que o animal fique muito debilitado e abatido, podendo até levá-loa a óbito. Quando este animal consegue sobreviver, podem acontecer de sequelas ficarem presentes por toda a vida do pet, podendo demandar tratamentos específicos e cuidados.

Índice

Uma das doenças mais comuns que podem afetar um cão é a cinomose.Essa doença faz com que o animal fique muito debilitado e abatido, podendo até levá-loa a óbito. Quando este animal consegue sobreviver, podem acontecer de sequelas ficarem presentes por toda a vida do pet, podendo demandar tratamentos específicos e cuidados. 

As sequelas da cinomose podem se manifestar de diferentes formas e intensidades, cada pet é um caso e pode ter suas particularidades. 

Conheça um pouco mais sobre a cinomose e as principais sequelas causadas pela doença, é possível tratar e se tem cura, confira abaixo: 

A cinomose é uma doença viral altamente contagiosa para cães, sintomas como convulsões em animais com menos de 6 meses de idade é muito comum. 

A transmissão pode ser por via respiratória e digestiva. No início da infecção são afetados o trato respiratório  e  amídalas, 2 a 3 dias o vírus é encontrado nas células do sangue, logo depois no sistema linfóide de todo o organismo.

  O cão pode ter uma resposta imune rápida e podendo eliminar o vírus com ausência de sinais clínicos. Porém este pode comprometer o sistema nervoso central, resultando em sinais clínicos e sequelas. 

Mas então, a cinomose canina tem cura?

Um dos questionamentos dos tutores de pet é se a cinomose tem cura, mas na realidade não existe um tratamento ou remédio específico para todos os animais, 

Porém, os tratamentos de suporte ajudam a amenizar os sintomas e impedem que a doença se desenvolva ou se agrave.De qualquer maneira, o pet pode adquirir sequelas que resistem para o resto da vida. 

Entendendo as sequelas e os estágios da cinomose 

Nem todo pet apresenta sequelas da cinomose após o tratamento e desaparecimento dos sintomas.A cinomose canina possui alguns estágios: 

1- Sistema digestivo: ocasiona vômitos e diarreia. 

2- Sistema respiratório: tosse, dificuldade para respirar, secreções e pneumonia. 

3- Sistema nervoso( estágio grave): espasmos, tremores, paralisias e convulsões. É nesta fase que surgem as chances de sequelas

A Cinomose deve ser controlada antes de afetar o sistema nervoso, sendo a melhor forma de prevenir as sequelas. 

Problemas de saúde por conta da cinomose canina

A cinomose canina em filhotes é grave e muitas vezes fatal, pois os filhotes são mais suscetíveis a infecções virais. Cães adultos podem se recuperar da cinomose, mas muitas vezes têm distúrbios neurológicos ou do sistema nervoso central duradouros, como:

  • Convulsões
  • Espasmos musculares
  • Espasmos da mandíbula
  • Danos nos nervos
  • Danos cerebrais
  • Mancar de membros
  • Alterações de equilíbrio e locomoção
  • Paralisia

Esses sinais podem não aparecer após a recuperação ou apenas surgir mais tarde na vida.

No entanto, os sintomas neurológicos podem ser retardados e aparecer meses após a infecção.

Esses sintomas podem ser classificados como graves e leves, além da duração por cerca de 10 dias. Essas sequelas são consideradas irreversíveis, mas têm sido tratados os sintomas quando o estágio não é muito avançado e não há indicação de eutanásia. 

Cinomose: sequelas  e seus tratamentos pelo resto da vida 

As sequelas da cinomose podem apresentar diferentes intensidades no pet. De qualquer maneira, o cachorro necessita de cuidados ao longo de toda sua vida, diminuindo as sequelas das cinomose e em sua reabilitação. Remédios podem ser utilizados em cada caso, a fisioterapia pode ser indicada e como complemento disso a acupuntura. 

É muito importante o acompanhamento do caso com o médico veterinário de confiança. 

A rede Fisio Care Pet conta com mais de 40 unidades em todo Brasil preparadas para tratar do pet com as sequelas da cinomose e outras alterações possíveis. Conheça nossas unidades(link unidades), agende uma avaliação agora mesmo e venha oferecer mais qualidade de vida para o seu pet: 

Agendamento Online
Compartilhe
Newsletter

Fique por dentro das novidades! Nossos cursos, posts interessantes, materiais didáticos e muito mais!

Explore mais artigos e dicas
acreditamos que você pode se interessar por:
18 de abril de 2024

Informe seus dados e entraremos em contato

Agendamento Online

Preencha com os seus dados e entraremos em contato