Tratamentos Fisio Care Pet

Separamos uma lista com tratamentos mais aplicados em toda a Rede Fisio Care Pet. 
Os campos abaixo mostram o resumo de cada tipo de tratamento encontre o mais indicado e siga os links para entender os detalhes de cada um.

Fisioterapia Veterinária

fisioterapia veterinária tem sua origem na própria fisioterapia humana, tendo sua primeira aplicação notável nas técnicas utilizadas para a recuperação de equinos em um primeiro experimento.

Ao passar dos anos, pela necessidade e aptidão, a fisioterapia veterinária ganhou traços independentes, com estudos, desafios e comprovação de sua eficácia no tratamento e reabilitação de diferentes animais.

Benefícios da fisioterapia veterinária na vida dos pets

Desde uma recuperação veloz de uma cirurgia até animais que conseguiram voltar a andar depois de fortes traumas, a fisioterapia animal vêm proporcionando conforto e uma opção eficiente de recuperação, conservando musculatura, evitando novas intervenções cirúrgicas, aumentando expectativa e qualidade de vida.

A fisioterapia veterinária é indicada para quais casos?


Saiba mais em:
https://fisiocarepet.com.br/fisioterapia-veterinaria/

Hidroterapia Veterinária

hidroterapia  tem amplo reconhecimento no âmbito de reabilitação muscular, osteoarticular, neurológica e cardiorrespiratória. As propriedades físicas da água como a flutuabilidade e pressão hidrostática, fornecem uma terapia subaquática perfeita na promoção de mobilidade e bem estar!

Quais os benefícios da hidroterapia para cães?

O objetivo central da hidroterapia em cachorros é fazer com que os pets consigam restabelecer o mais rápido possível o seu equilíbrio e qualidade de vida. Por isso, os benefícios da hidroterapia veterinária são tão certeiros no combate de diversas patologias, condições e lesões:

1 – Fortalecimento dos músculos e manutenção;
2 – Alívio da dor, tensão e inchaço;
3 – Aumento gradual da amplitude de movimentos das articula….

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/hidroterapia-para-caes/

Acupuntura veterinária

acupuntura canina é um dos tratamentos alternativos que ganha cada vez mais adeptos na hora de traçar o programa de recuperação mais eficaz para reequilibrar a vida saudável de nossos amigos.

Os diferentes métodos que passam por técnicas de manipulação, massagens, agulhas, eletroestimulação, aplicação de calor, injeção de substâncias e raio laser, fazem da acupuntura canina um meio eficaz de combate aos ciclos de dor, oferecendo uma técnica segura para a recuperação dos pets.

Nesse artigo vamos elencar alguns itens que costumeiramente são perguntados sobre o tratamento e a técnica, tentando clarear os conceitos de quem ainda não conhece muito bem os benefícios e eficiência da acupuntura veterinária.

A acupuntura canina é a mesma da humana?

Sim, a teoria da acupuntura é baseada na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e suas diferentes técnicas possuem as mesmas bases das utilizadas em seres humanos, com variações e peculiaridades quando aplicadas em animais.

A acupuntura veterinária é segura?

Sim, desde que praticada por um médico veterinário capacitado para…

Leia mais em: 
https://fisiocarepet.com.br/acupuntura-canina/

Ozonioterapia veterinária

Ozonioterapia pode ser classificada como um tratamento terapêutico através da utilização do gás ozônio. Após sua aplicação, o gás reage com os tecidos corporais formando substâncias que estimulam todo o sistema antioxidante, promovendo grande liberação de oxigênio às células.

As principais formas de aplicação da ozonioterapia podem ser feitas através de aplicação local (realizada em pontos de acupuntura ou não), por via intramuscular, subcutânea ou intra-articular, insuflação retal e auto-hemoterapia maior ou menor (quando se ozoniza e reaplica o sangue do próprio paciente).

Existem ainda formas menos comuns, como a aplicação

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/ozonioterapia/

Ortopedia veterinária

ortopedia canina é uma das especialidades mais requisitadas na medicina veterinária, sendo capaz de tratar e auxiliar pets com as mais variadas patologias, complicações, fraturas, rupturas, degenerações e outras.

Os acidentes e ocorrências ortopédicas são geradas, na maioria dos casos, em função de acontecimentos corriqueiros como quedas e batidas. Embora não sejam graves ao ponto de tirar vidas, podem gerar alterações permanentes na estrutura corpórea, mobilidade e bem-estar dos pets, exemplificando a necessidade e importância da ortopedia canina.

Quais patologias e complicações a ortopedia canina trata?

As principais patologias diagnosticadas na ortopedia animal são

Leia mais em :
https://fisiocarepet.com.br/ortopedia-canina/

Neurologia veterinária

“A neurologia veterinária estuda e analisa todo o sistema nervoso dos pets, desde cérebro, cerebelo, medula espinhal, tronco encefálico e sistema nervoso periférico (desde raízes nervosas, nervos e junções neuromusculares), realizando avaliações profissionais e indicando os tratamentos mais adequados para cada patologia.”

“… As doenças neurológicas em animais podem se manifestar de diferentes maneiras, desde alterações de comportamento, andar sem rumo, compulsivo ou até em círculos, até tendência a quedas, movimentos involuntários dos olhos (nistagmo), crises epilépticas (convulsões), cegueira, tremores, desequilíbrios, fraqueza muscular, atrofia de músculos na cabeça e até mesmo paralisia (de um ou mais membros).”

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/neurologia-veterinaria/

Cadeira de Rodas

“Já existem soluções para tornar a vida de um cão deficiente mais ativa e saudável, mesmo com um problema físico que o impeça de caminhar. A mais comum delas é a cadeira de rodas para cachorro.

cadeira de rodas para cachorro são opções mais aceitas por tutores de animais que já possuem alguma limitação física desde filhotes. Porém, é importante considerarmos sua utilização quando necessária ao longo da vida do pet, e como é possível procurar por tratamentos auxiliares para recuperação de sua qualidade de vida.

Neste artigo vamos conhecer quais são os meios de tratamento para cães com problemas de locomoção, quais as patologias que mais afetam a mobilidade dos pets e como devemos escolher a cadeira de rodas canina.

Patologias e enfermidades que podem afetar a mobilidade dos pets…”

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/cadeira-rodas-para-cachorro/

Implante de Ouro para Displasia Coxofemoral

” A displasia coxofemoral é, sem dúvidas, uma das patologias mais desafiadores para o clínico veterinário. Curas definitivas ainda não são realidade, e o controle dos sintomas como dor e claudicação ainda interferem bastante na qualidade de vida dos pets acometidos pela doença.

Dentro desse panorama, a acupuntura veterinária buscou diferentes vertentes de tratamento para auxiliar de maneira mais eficaz o tratamento da doença, tendo no implante de ouro para displasia coxofemoral uma alternativa altamente indicada para o tratamento eficaz da patologia.

O que é o implante de ouro para displasia coxofemoral?

implante de ouro para displasia canina consiste na implantação de pequenos fragmentos de ouro 18k em pontos específicos de acupuntura e…”

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/implante-ouro-para-displasia-coxofemoral/

Natação para Cães

“A natação para cães é uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos, não só por ser uma atividade de baixo impacto que preserva a musculatura do animal como também por ser excelente no combate de diversas patologias e lesões, desde dor nas articulações, estresse em músculos até tratamentos de fraturas, rupturas, hérnias e muito mais…”

“..Veja alguns benefícios objetivos da esteira aquática para cães:

  • Alivia dor, tensão e inchaços;
  • Melhora os espasmos musculares;
  • Ajuda na circulação sanguínea;
  • Trabalha uma melhor condição física (pulmões e coração);
  • Aumenta a velocidade de recuperação de lesões;
  • Fortalece músculos;
  • Aumenta a amplitude de movimentos das articulações.”

 

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/natacao-para-cachorro/

Shockwave

Nesse artigo, a rede Fisio Care Pet elencou algumas informações essenciais para você compreender o tratamento via Shockwave em cães, os métodos mais utilizados e os efeitos que a aplicação das ondas de choque oferece ao corpo dos pets.

Os principais métodos de geração de ondas de choque

1 – Ondas de pressão radial: o formato de onda radial se refere ao tipo de energia gerado para produzir ondas balísticas, onde um compressor de ar acelera um projétil instalado na probe (peça de mão). Esse projétil colide em alta velocidade com a membrana em contato com o corpo do paciente, promovendo energia em formato radial gerando os efeitos biológicos desejados. Muitos autores não a consideram como uma onda de choque, no entanto, possui efeitos biológicos comprovados e aprovados para o uso em pacientes na medicina animal em muitos países da Europa e nos Estados Unidos.

2 – Ondas focais: são ondas de choque com capacidade de quebrar a barreira do som e gerar o estímulo biológico de forma mais intensa e precisa. Dentro desse método, podemos dividi-lo em:…


Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/shockwave-caes/

Laserterapia Veterinária

Na medicina veterinária, a laserterapia animal têm encontrado uma variedade de aplicações, sendo que sua eficiência é reconhecida tanto para terapias pós-cirúrgicas como para fins terapêuticos. Neste artigo, a rede Fisio Care Pet separou algumas informações importantes sobre essa terapia, desde as formas de seu mecanismo de ação até seus benefícios práticos. Vejamos:

Mecanismo de ação da laserterapia

O laser é considerado um biomodulador por regular diversos processos biológicos através da reação dos fótons com os receptores celulares de luz. A partir disso existe uma cadeia de reações químicas e fisiológicas que aumentam a produção de ATP (trifosfato de adenosina), normalizando a função celular, acelerando a regeneração celular, promovendo analgesia e controlando a inflamação e outros efeitos.

Após a liberação da energia lumínica nas sessões de laserterapia veterinária, esta é absorvida pelos tecidos transformando-se em energia bioquímica, promovendo desde efeitos biológicos e reações secundárias, como modulação das funções celulares.

De forma organizada, é possível dizer que a laserterapia em cães possui diversas indicações, geralmente relacionadas ao estímulo do metabolismo e a multiplicação celular. Dentre os principais benefícios da laserterapia para a fisiatria veterinária, podemos destacar:..

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/laserterapia-veterinaria/

Microfisioterapia Veterinária

Quando o organismo está em desarmonia, precisamos reequilibrá- lo. A microfisioterapia é uma técnica manual destinada a avaliar o ritmo vital fisiológico de cada tecido, que investiga os traços deixados por essas agressões nos diferentes tecidos do corpo. Por meio de uma palpação sutil, ela busca identificar a causa primária de uma doença ou sintoma. Suas ações vão estimular o processo de eliminação dos

 

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/microfisioterapia/

Quiropraxia Veterinária

Quiropraxia veterinária, como o próprio nome em grego diz, é o “executar com as mãos”, também entendido como um tratamento manual holístico. Foi desenvolvida no século 19 como uma técnica complementar, ou seja, não visa substituir nenhum tratamento convencional.

O Médico Veterinário Quiropraxista avalia sempre a movimentação da coluna vertebral, articulações e a funcionalidade do sistema nervoso do animal. O tratamento de quiropraxia veterinária se baseia em devolver a mobilidade das vértebras que por alguma razão perderam seu movimento natural, assim conseguindo fazer com que a comunicação neuronal (entre cérebro e o corpo) seja reestabelecida.

Quando existe uma diminuição de movimento vertebral ou Complexo de Subluxação Vertebral como é chamada na quiropraxia (mesmo que assintomático), a informação entre o cérebro e o corpo pode não ser processada ou enviada corretamente, desta maneira o poder do corpo de se curar, se movimentar, responder a estímulos, etc. Estará comprometido.

O que é Complexo de Subluxação Vertebral (CSV)?

O CSV é um movimento diminuído ou restrito de duas vértebras, com perda da funcionalidade das mesmas. O sistema nervoso do animal é constituído pelo cérebro, medula espinhal (Sistema Nervoso Central) e…

Leia Mais em:
https://petfisio.com.br/quiropraxia-veterinaria/

Fisioterapia Veterinária

fisioterapia veterinária tem sua origem na própria fisioterapia humana, tendo sua primeira aplicação notável nas técnicas utilizadas para a recuperação de equinos em um primeiro experimento.

Ao passar dos anos, pela necessidade e aptidão, a fisioterapia veterinária ganhou traços independentes, com estudos, desafios e comprovação de sua eficácia no tratamento e reabilitação de diferentes animais.

Benefícios da fisioterapia veterinária na vida dos pets

Desde uma recuperação veloz de uma cirurgia até animais que conseguiram voltar a andar depois de fortes traumas, a fisioterapia animal vêm proporcionando conforto e uma opção eficiente de recuperação, conservando musculatura, evitando novas intervenções cirúrgicas, aumentando expectativa e qualidade de vida.

A fisioterapia veterinária é indicada para quais casos?


Saiba mais em
https://fisiocarepet.com.br/fisioterapia-veterinaria/

Hidroterapia Veterinária

hidroterapia  tem amplo reconhecimento no âmbito de reabilitação muscular, osteoarticular, neurológica e cardiorrespiratória. As propriedades físicas da água como a flutuabilidade e pressão hidrostática, fornecem uma terapia subaquática perfeita na promoção de mobilidade e bem estar!

Quais os benefícios da hidroterapia para cães?

O objetivo central da hidroterapia em cachorros é fazer com que os pets consigam restabelecer o mais rápido possível o seu equilíbrio e qualidade de vida. Por isso, os benefícios da hidroterapia veterinária são tão certeiros no combate de diversas patologias, condições e lesões:

1 – Fortalecimento dos músculos e manutenção;
2 – Alívio da dor, tensão e inchaço;
3 – Aumento gradual da amplitude de movimentos das articula….

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/hidroterapia-para-caes/

Acupuntura veterinária

acupuntura canina é um dos tratamentos alternativos que ganha cada vez mais adeptos na hora de traçar o programa de recuperação mais eficaz para reequilibrar a vida saudável de nossos amigos.

Os diferentes métodos que passam por técnicas de manipulação, massagens, agulhas, eletroestimulação, aplicação de calor, injeção de substâncias e raio laser, fazem da acupuntura canina um meio eficaz de combate aos ciclos de dor, oferecendo uma técnica segura para a recuperação dos pets.

Nesse artigo vamos elencar alguns itens que costumeiramente são perguntados sobre o tratamento e a técnica, tentando clarear os conceitos de quem ainda não conhece muito bem os benefícios e eficiência da acupuntura veterinária.

A acupuntura canina é a mesma da humana?

Sim, a teoria da acupuntura é baseada na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e suas diferentes técnicas possuem as mesmas bases das utilizadas em seres humanos, com variações e peculiaridades quando aplicadas em animais.

A acupuntura veterinária é segura?

Sim, desde que praticada por um médico veterinário capacitado para…

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/acupuntura-canina/

Ozonioterapia veterinária

Ozonioterapia pode ser classificada como um tratamento terapêutico através da utilização do gás ozônio. Após sua aplicação, o gás reage com os tecidos corporais formando substâncias que estimulam todo o sistema antioxidante, promovendo grande liberação de oxigênio às células.

As principais formas de aplicação da ozonioterapia podem ser feitas através de aplicação local (realizada em pontos de acupuntura ou não), por via intramuscular, subcutânea ou intra-articular, insuflação retal e auto-hemoterapia maior ou menor (quando se ozoniza e reaplica o sangue do próprio paciente).

Existem ainda formas menos comuns, como a aplicação

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/ozonioterapia/

Ortopedia veterinária

ortopedia canina é uma das especialidades mais requisitadas na medicina veterinária, sendo capaz de tratar e auxiliar pets com as mais variadas patologias, complicações, fraturas, rupturas, degenerações e outras.

Os acidentes e ocorrências ortopédicas são geradas, na maioria dos casos, em função de acontecimentos corriqueiros como quedas e batidas. Embora não sejam graves ao ponto de tirar vidas, podem gerar alterações permanentes na estrutura corpórea, mobilidade e bem-estar dos pets, exemplificando a necessidade e importância da ortopedia canina.

Quais patologias e complicações a ortopedia canina trata?

As principais patologias diagnosticadas na ortopedia animal são

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/ortopedia-canina/

Neurologia Veterinária

“A neurologia veterinária estuda e analisa todo o sistema nervoso dos pets, desde cérebro, cerebelo, medula espinhal, tronco encefálico e sistema nervoso periférico (desde raízes nervosas, nervos e junções neuromusculares), realizando avaliações profissionais e indicando os tratamentos mais adequados para cada patologia.”

“… As doenças neurológicas em animais podem se manifestar de diferentes maneiras, desde alterações de comportamento, andar sem rumo, compulsivo ou até em círculos, até tendência a quedas, movimentos involuntários dos olhos (nistagmo), crises epilépticas (convulsões), cegueira, tremores, desequilíbrios, fraqueza muscular, atrofia de músculos na cabeça e até mesmo paralisia (de um ou mais membros).”

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/neurologia-veterinaria/

Cadeira de Rodas

“Já existem soluções para tornar a vida de um cão deficiente mais ativa e saudável, mesmo com um problema físico que o impeça de caminhar. A mais comum delas é a cadeira de rodas para cachorro.

cadeira de rodas para cachorro são opções mais aceitas por tutores de animais que já possuem alguma limitação física desde filhotes. Porém, é importante considerarmos sua utilização quando necessária ao longo da vida do pet, e como é possível procurar por tratamentos auxiliares para recuperação de sua qualidade de vida.

Neste artigo vamos conhecer quais são os meios de tratamento para cães com problemas de locomoção, quais as patologias que mais afetam a mobilidade dos pets e como devemos escolher a cadeira de rodas canina.

Patologias e enfermidades que podem afetar a mobilidade dos pets…”

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/cadeira-rodas-para-cachorro/

Implante de Ouro para Displasia Coxofemoral

” A displasia coxofemoral é, sem dúvidas, uma das patologias mais desafiadores para o clínico veterinário. Curas definitivas ainda não são realidade, e o controle dos sintomas como dor e claudicação ainda interferem bastante na qualidade de vida dos pets acometidos pela doença.

Dentro desse panorama, a acupuntura veterinária buscou diferentes vertentes de tratamento para auxiliar de maneira mais eficaz o tratamento da doença, tendo no implante de ouro para displasia coxofemoral uma alternativa altamente indicada para o tratamento eficaz da patologia.

O que é o implante de ouro para displasia coxofemoral?

implante de ouro para displasia canina consiste na implantação de pequenos fragmentos de ouro 18k em pontos específicos de acupuntura e…”

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/implante-ouro-para-displasia-coxofemoral/

Natação para Cães

“A natação para cães é uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos, não só por ser uma atividade de baixo impacto que preserva a musculatura do animal como também por ser excelente no combate de diversas patologias e lesões, desde dor nas articulações, estresse em músculos até tratamentos de fraturas, rupturas, hérnias e muito mais…”

“..Veja alguns benefícios objetivos da esteira aquática para cães:

  • Alivia dor, tensão e inchaços;
  • Melhora os espasmos musculares;
  • Ajuda na circulação sanguínea;
  • Trabalha uma melhor condição física (pulmões e coração);
  • Aumenta a velocidade de recuperação de lesões;
  • Fortalece músculos;
  • Aumenta a amplitude de movimentos das articulações.”

 

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/natacao-para-cachorro/

Shockwave

Nesse artigo, a rede Fisio Care Pet elencou algumas informações essenciais para você compreender o tratamento via Shockwave em cães, os métodos mais utilizados e os efeitos que a aplicação das ondas de choque oferece ao corpo dos pets.

Os principais métodos de geração de ondas de choque

1 – Ondas de pressão radial: o formato de onda radial se refere ao tipo de energia gerado para produzir ondas balísticas, onde um compressor de ar acelera um projétil instalado na probe (peça de mão). Esse projétil colide em alta velocidade com a membrana em contato com o corpo do paciente, promovendo energia em formato radial gerando os efeitos biológicos desejados. Muitos autores não a consideram como uma onda de choque, no entanto, possui efeitos biológicos comprovados e aprovados para o uso em pacientes na medicina animal em muitos países da Europa e nos Estados Unidos. 2 – Ondas focais: são ondas de choque com capacidade de quebrar a barreira do som e gerar o estímulo biológico de forma mais intensa e precisa. Dentro desse método, podemos dividi-lo em: Leia mais em: https://fisiocarepet.com.br/shockwave-caes/

Laserterapia Veterinária

Na medicina veterinária, a laserterapia animal têm encontrado uma variedade de aplicações, sendo que sua eficiência é reconhecida tanto para terapias pós-cirúrgicas como para fins terapêuticos. Neste artigo, a rede Fisio Care Pet separou algumas informações importantes sobre essa terapia, desde as formas de seu mecanismo de ação até seus benefícios práticos. Vejamos:

Mecanismo de ação da laserterapia

O laser é considerado um biomodulador por regular diversos processos biológicos através da reação dos fótons com os receptores celulares de luz. A partir disso existe uma cadeia de reações químicas e fisiológicas que aumentam a produção de ATP (trifosfato de adenosina), normalizando a função celular, acelerando a regeneração celular, promovendo analgesia e controlando a inflamação e outros efeitos.

Após a liberação da energia lumínica nas sessões de laserterapia veterinária, esta é absorvida pelos tecidos transformando-se em energia bioquímica, promovendo desde efeitos biológicos e reações secundárias, como modulação das funções celulares.

De forma organizada, é possível dizer que a laserterapia em cães possui diversas indicações, geralmente relacionadas ao estímulo do metabolismo e a multiplicação celular. Dentre os principais benefícios da laserterapia para a fisiatria veterinária, podemos destacar:

Leia mais em:
https://fisiocarepet.com.br/laserterapia-veterinaria/

Microfisioterapia Veterinária

Quando o organismo está em desarmonia, precisamos reequilibrá- lo. A microfisioterapia é uma técnica manual destinada a avaliar o ritmo vital fisiológico de cada tecido, que investiga os traços deixados por essas agressões nos diferentes tecidos do corpo. Por meio de uma palpação sutil, ela busca identificar a causa primária de uma doença ou sintoma. Suas ações vão estimular o processo de eliminação dos

Leia mais em
https://fisiocarepet.com.br/microfisioterapia/

Quiropraxia Veterinária

Quiropraxia veterinária, como o próprio nome em grego diz, é o “executar com as mãos”, também entendido como um tratamento manual holístico. Foi desenvolvida no século 19 como uma técnica complementar, ou seja, não visa substituir nenhum tratamento convencional.

O Médico Veterinário Quiropraxista avalia sempre a movimentação da coluna vertebral, articulações e a funcionalidade do sistema nervoso do animal. O tratamento de quiropraxia veterinária se baseia em devolver a mobilidade das vértebras que por alguma razão perderam seu movimento natural, assim conseguindo fazer com que a comunicação neuronal (entre cérebro e o corpo) seja reestabelecida.

Quando existe uma diminuição de movimento vertebral ou Complexo de Subluxação Vertebral como é chamada na quiropraxia (mesmo que assintomático), a informação entre o cérebro e o corpo pode não ser processada ou enviada corretamente, desta maneira o poder do corpo de se curar, se movimentar, responder a estímulos, etc. Estará comprometido.

O que é Complexo de Subluxação Vertebral (CSV)?

O CSV é um movimento diminuído ou restrito de duas vértebras, com perda da funcionalidade das mesmas. O sistema nervoso do animal é constituído pelo cérebro, medula espinhal (Sistema Nervoso Central) e…

Leia Mais em:
https://petfisio.com.br/quiropraxia-veterinaria/