Cachorro Obeso – Emagrecimento Saudável

Cachorro Obeso – Emagrecimento Saudável

Cachorro obeso: como identificar o excesso de peso em meu pet e qual o programa de emagrecimento mais eficaz para a perda de peso de forma saudável

Você pode conversar com um de nossos especialistas. Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e agende uma consulta agora mesmo

Embora muitas raças apresentem certa predisposição à obesidade por natureza, a alimentação e sedentarismo são, de longe, os principais fatores para o excesso de peso dos cães. Apesar de muito fofo, o cachorro obeso pode ter uma série de problemas de saúde e é preciso estar atento a condição física do seu amigo.

Existem ainda algumas doenças que podem influenciar no aumento de peso dos pets, como hiperadrenocorticismo (conhecido como Síndrome de Cushing) e diabetes, por exemplo. O cachorro obeso também pode sofrer com fatores psicológicos, principalmente quando há falta de atenção dos donos ou mudanças bruscas de rotina que resultam em depressão e estresse, consequentemente afetando o peso do animal.

Como identificar um cachorro obeso?

A análise do IMC (ìndice de Massa Corporal) pode ser atestada com algumas observações:

  • Cachorro extremamente magro: as costelas e ossos são proeminentes, não existindo nenhuma dobra abdominal, sendo que a perda de massa muscular é aparente;
  • Cachorro magro: área lombar, extremidades ósseas e costelas são visíveis. A cintura é bastante fina e a curva abdominal é aparente;
  • Cachorro no peso ideal: apresenta cintura e curva abdominal marcada, e suas costelas possuem uma camada fina de gordura;
  • Cachorro acima do peso: camada de gordura densa e dificuldade em apalpar suas costelas. As dobras de gordura nas costas e na base do rabo também são visíveis. A cintura marcada não notável;
  • Cachorro obeso: aquele com grande depósito de gordura no tórax e base do rabo; sua espinha dorsal é bastante curvada por causa do peso do abdômen.

Incidência em raças

Apesar das circunstâncias reparáveis, há um grande número de raças que possuem uma predisposição genética à obesidade canina. Entre eles: Beagle, Cocker Spaniel, Dálmata, Dogue Alemão, Labrador, Golden Retriever, Pug, Mastiff, São Bernardo, Shih Tzu, Schnauzer Miniatura, Basset e Dachshund.

Mudança de alimentação correta para cachorros obesos

A alimentação também é fator primordial para uma mudança saudável de hábitos e, nesse ponto, muitos tutores acabam pecando pela desinformação e ajustando uma dieta baseada em rações que não trazem os efeitos desejados a rotina alimentar do cão.

A linha da ração mais adequada para o tratamento de cães obesos são as linhas especiais, como a Premier Obesos, que possuem ingredientes e nutrientes que auxiliam o emagrecimento e queima de gordura em uma ritmo saudável, muito diferente da rações lights, comumente escolhidas para a dieta, que se destinam somente a manutenção do peso do pet e não exatamente em um programa de emagrecimento.

A fisioterapia veterinária como programa eficaz de emagrecimento canino

A Rede Fisio Care Pet se orgulha em dizer que possuí o programa de emagrecimento mais eficaz para cães obesos. Investimos forte em capacitação profissional e em equipamentos de ponta que possibilitam o emagrecimento saudável, sem excessos.

O programa de emagrecimento da Fisio Care Pet conta com métodos profissionais como a hidroterapia veterinária, que se utiliza de esteiras aquáticas a fim de evitar os impactos do solo duro que limitam a condição física do animal obeso, agindo diretamente na sua condição muscular e mental, oferecendo o ambiente perfeito onde os pets possam realizar exercícios e movimentos, antes dificultados pelo excesso de peso, aumentando sua confiança, mobilidade, fortalecendo sua musculatura e articulações, perdendo peso de maneira gradual e saudável.

Além disso, outras técnicas de fisioterapia veterinária como a quiropraxia e acupuntura também são muito utilizadas para o combate de dores e incômodos musculares causados pelo excesso de peso, aliviando-os e preparando o pet para novos desafios.

Quer conhecer o programa ideal de emagrecimento para cachorro obeso? Encontre a unidade Fisio Care mais próxima de você e venha ver como podemos ajudar seu amigo nessa caminhada.

Páginas Sugeridas